Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Mostre Seu Talento

Mostre Seu Talento

publicado: 08/06/2020 17h56, última modificação: 08/06/2020 17h56

Uma das características da Extensão Universitária é a promoção de atividades de formação cultural. Na Pró-reitoria de Extensão da UFPB, o projeto Mostre Seu Talento, vinculado à Coordenação de Extensão Cultural, cria espaço para que os artistas da instituição para valorizar o trabalho artístico de estudantes, servidores-docentes e técnico-administrativos.

O projeto surgiu como uma continuidade do Censo de Arte e Cultura da UFPB, realizado no ano de 2016, que fez um levantamento da população de artistas na Instituição. Desde 2018 o projeto Mostre Seu Talento vem organizando eventos e atuando na integração da comunidade de artistas para assim dar visibilidade às iniciativas de arte e cultura.

Segundo a produtora cultural Barbara Duarte, coordenadora do projeto, é constante a pesquisa para conhecer novos artistas. “Visitamos os Centros de Ensino, os cursos, os departamentos e fazemos pesquisa nas redes sociais. Assim, visualizamos quem são os artistas com um histórico de atuação e ao mesmo tempo os que estão começando a produzir. Vamos tentando formar um apanhado dos que estão realizando atividades na UFPB, tentando encaixá-los na programação”, explica a produtora.

A primeira edição “Música, Cultura e Cidadania” foi realizada no Centro de Vivências do Campus I, em João Pessoa, com a apresentação dos músicos e estudantes da UFPB Gabriel Carulla e Aline Mebiah. Com uma caixa de som e mesa para discotecagem, os alunos cantaram raps e fizeram improvisos para o público da UFPB. Paralelamente era realizada uma mostra de filmes e debate com alunos do curso de Cinema.

Carulla, estudante de Jornalismo, já divulgava seu trabalho artístico nas redes sociais e na cena de slams e batalhas de MCs da cidade, mas não havia sido reconhecido dentro da Universidade. O estudante destacou que o projeto é importante por dar visibilidade aos artistas universitários em um cenário em que as políticas públicas atuam em outra direção.“É um ato de resistência”, defende o músico ao recordar a apresentação.

Logo Mostre Seu Talento_primeira apresentação
Artistas presentes na primeira edição do Mostre Seu Talento - Imagem cedida pela equipe

No segundo ano do projeto, foi realizada a ação “Ocupa NAC”, que  marcou a comemoração dos 40 anos do Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB. Na ocasião, diversas atividades foram realizadas no espaço localizado no Centro de João Pessoa, dentre elas uma oficina de stêncil para alunos de escolas da rede municipal e estadual da Paraíba. O artista Eddie Frevo, na época discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, foi o responsável por ministrar o minicurso.

Frevo avalia que a extensão é capaz de contribuir tanto para a comunidade que a recebe quanto para o estudante que pode ter contato com outras áreas de conhecimento. “Acredito que quanto mais os artistas se encontram para mostrar o que tem feito, mais coisas surgem a partir da troca de ideias e de conteúdos. O projeto é um ótimo espaço para que os artistas da UFPB possam expor suas práticas artísticas e também possam ajudar na formação de novos artistas que tenham vínculo com a instituição ou não”, conta o artista.Oficina de stencil_Imagem cedida pelo projeto

Jofran Jeronimo, estudante do curso de Teatro e bolsista do projeto, tem uma visão similar da cultura na extensão. Para ele, que também artista e produtor cultural, esse é um espaço para vivenciar experiências culturais junto com a comunidade. “Vivencio os movimentos sociais da cultura na Universidade, suas lutas e resistências. Então, poder contribuir de alguma forma para dar visibilidade às pessoas, trabalhos e pensamentos é muito gratificante”, destaca o bolsista.

A impossibilidade de realizar atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19 fez com que, no ano de 2020, a extensão precisasse se readaptar. Para isso, adotou uma presença mais ativa nas redes sociais e passou a realizar transmissões on-line para diálogo com os artistas. “Esse formato faz com que a gente ofereça um espaço de acolhimento para as pessoas que estão isoladas, já que a arte e a cultura têm esse papel de promover a qualidade de vida para as pessoas, de funcionar como um bálsamo nesse momento de tantas incertezas”, expõe a coordenadora Barbara Duarte.

O Mostre Seu Talento é um espaço de vivências artísticas na Universidade. Para conhecer as atividades do projeto, basta acompanhar os conteúdos publicados nas redes sociais para saber quando serão as próximas apresentações. Já os artistas interessados em participar da ação podem encaminhar as obras, os projetos ou as propostas culturais para o e-mail: ufpbmostreseutalento@gmail.com.

Conteúdo: reportagem de  Ana Livia Macedo, editada por Comunicação PROEX