Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Memória João Pessoa

Memória João Pessoa

Projeto de extensão realiza educação patrimonial da cidade

publicado: 05/08/2020 12h58, última modificação: 05/08/2020 13h00

Projeto de extensão realiza educação patrimonial da cidade

Na semana de aniversário da cidade de João Pessoa, a extensão traz um dos projetos que atuam na manutenção e preservação da memória da cidade dentro e fora do Campus. A ação "Memória João Pessoa - informatizando a história do nosso patrimônio", vinculada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, busca fornecer elementos para que a população consiga valorizar e preservar o patrimônio cultural pessoense.

Esse trabalho é realizado pela equipe do projeto, composta pela coordenadora, um estudante bolsista, cinco voluntários e dois colaboradores que são ex-integrantes da equipe e continuam atuando. De acordo com a coordenadora, a professora Maria Berthilde, o objetivo do projeto é proporcionar, para a população em geral, informação sobre patrimônio edificado ou urbano da cidade de João Pessoa, gerando com o conhecimento um vínculo entre a cidade e sua população.

O projeto atua em várias vertentes. Uma delas é na realização de oficinas sobre educação patrimonial em escolas.  São trabalhados conceitos ou títulos, como a categorização de patrimônio, monumento,  tombamento e o que é centro histórico. "É uma forma de trabalhar conscientizando desde a infância", explicou a coordenadora. Por causa da pandemia, as oficinas não estão sendo realizadas, mas em 2019 foram realizadas em média 40 oficinas no ano.

Oficina realizada na escola_ Imagem cedida pelo proejto_2019Uma dessas oficinas aconteceu na Escola Olivina Olivia. A professora Mainara Duarte, que leciona História na Instituição, foi a responsável por levar o projeto da UFPB para os alunos em 2018 e 2019. O Memória João Pessoa coincidiu com a ideia do projeto que a docente apresentaria para o Mestre da Educação e para o Gira Mundo Finlândia 2018, que era relacionado ao patrimônio histórico do centro de João Pessoa e da história do prédio da Escola Olivina e do Liceu Paraibano.

Mainara explicou que foi de extrema importância a oficina porque os conceitos aplicados na oficina já vinham sendo trabalhados em sala de aula, mas na oficina eram aplicados de forma prática.  "Quando mostra o antes e o depois dos locais, os estudantes conhecem a história local e constroem uma identidade social por essa região (centro histórico)" e completou "Me deparei com estudantes maravilhados com alguns prédios de João Pessoa e as histórias que há na cidade".

Complementando o trabalho do projeto, os alunos de Mainara tiveram aula de campo nos prédios que foram apresentados pelos estudantes da extensão durante a oficina. "O projeto traz protagonismo para os estudantes no projeto sobre memória e patrimônio. É essencial a permanência disso: não só o diálogo entre a Universidade e as escolas públicas, mas a troca de experiências. Casou muito bem e só tivemos resultados positivos", ressaltou a professora.

Tamara Souza foi uma das alunas de Mainara que participou da oficina na escola. A aluna definiu a experiência como gratificante. "Conheci histórias de pessoas que entrevistamos e passei a admirar mais o lugar em que nasci. Percebi que por trás de nomes, lugares, ruas e esquinas têm história", explicou a estudante.

Educação Patrimonial nas telas

Outra vertente do projeto acontece na página da ação, que apresenta diversas possibilidades para os visitantes. São imagens, conceitos trabalhos no projeto, informações históricas, vídeos com relatos de vivências das pessoas na cidade. Entre outras opções, é possível navegar pelo patrimônio histórico de João Pessoa e encontrar informações sobre construções do Centro da cidade, tanto públicos quanto privados.

Reprodução de tela (http://www.memoriajoaopessoa.com.br/ver-acervopatrimonial.php?c=tipologia_Montagem)Também há espaço para o aprendizado lúdico. O site disponibiliza vários jogos, como por exemplo um jogo da memória que exige muita atenção do jogador: para acertar o par de imagens é preciso combinar a imagem atual do prédio e com a imagem antiga. O jogo um nível que vai além: o par é formado pela combinação prédio com objetos que façam referência a esse prédio.

Outra forma de atuação do projeto é na divulgação através do Instagram e do Twitter, com as famosas "threads", que do inglês significa "linhas" e são uma série de tweets contando uma mesma história. O exemplo é uma "thread" que refuta a ideia de que João Pessoa como a segunda cidade mais verde do mundo.

Com as atividades presenciais suspensas, a forma de acompanhar a extensão é acessar o  site e os perfis nas  redes sociais @memoriajp (Instagram) e no  @memoriajpa (Twitter).

Reportagem de Larissa Maia (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX.