Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Medica-cão
conteúdo

Notícias

Medica-cão

Extensão aborda os perigos administração de medicamentos em animais domésticos sem orientação profissional
publicado: 14/07/2020 17h48, última modificação: 15/07/2020 11h24
Exibir carrossel de imagens Equipe do projeto Medica-cão (2019) realizando atividade em uma sala de aula na cidade de Areia - PB - Imagem cedida pela equipe.

Equipe do projeto Medica-cão (2019) realizando atividade em uma sala de aula na cidade de Areia - PB - Imagem cedida pela equipe.

Extensão aborda os perigos administração de medicamentos em animais domésticos sem orientação profissional

Para combater o uso incorreto de medicamentos em animais domésticos, o projeto Medica-cão do Departamento de Medicina Veterinária, no campus II, em Areia, atua criando e divulgando informações sobre métodos seguros para lidar com questões domésticas da saúde em cães e gatos

Focado na população que não tem acesso aos espaços comerciais de veterinária, o projeto há seis anos realiza intervenções em escolas na cidade de Areia para informar sobre os riscos do tratamento animal sem orientação adequada, como as intoxicações que podem acontecer em decorrência de superdosagem, por exemplo.

A equipe realiza oficinas para os estudantes, que atuam multiplicando o conteúdo que aprendem. “A gente entende que os estudantes aceitam as informações e são multiplicadores das ideias.” Explica Danielly Santos, estudante de medicina veterinária e extensionista do projeto.

Atividade do projeto Medica-cão: Imagem cedida pela equipe (2019)Para a coordenadora da ação, a professora Anne Evelyne, a atividades nas escolas é essencial para alertar sobre “os perigos da intoxicação por fármacos, das consequências de administrar medicamento humano para o animal e dos riscos de aplicar injeções anti-cio”.  

Já a extensionista Danielly tem na ação a oportunidade de ampliar a formação acadêmica. “A integração da Universidade com a comunidade proporciona tanto o aprendizado sobre a comunicação com as mais diversas pessoas, como também o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos.” 

Como outros projetos, o Medica-cão precisou modificar as atividades devido à pandemia da Covid-19. Atualmente, o projeto está  usando as redes sociais para divulgar informações sobre a administração de medicamentos em animais e também para fazer esclarecimento sobre outros cuidados veterinários.  

 Instagram @projetomedicacao e Facebook Medica Cao.

 

Reportagem de  Michelly Santos (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX