Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Laboratório de Robótica Educacional

Laboratório de Robótica Educacional

Extensão utiliza a robótica como ferramenta de ensino para alunos de graduação e educação básica

publicado: 21/08/2020 14h09, última modificação: 24/08/2020 12h42
Exibir carrossel de imagens Aulas de robótica do projeto_Acervo da equipe

Aulas de robótica do projeto_Acervo da equipe

Inovações tecnológicas nas salas de aula funcionam como recurso extra para atrair a atenção dos estudantes. É neste cenário que surge o projeto de extensão Laboratório de Robótica Educacional, que promove um espaço de pesquisa e aplicação do conhecimento tecnológico no ambiente escolar.

Vinculada ao Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (LEPPI) do Centro de Educação (CE/UFPB), a extensão surgiu  de uma demanda dos discentes da Universidade, sobretudo do curso de Pedagogia, que cursavam a disciplina de Educação e Tecnologia e desejavam expandir o conhecimento na área.

Criada em 2019,  sob a coordenação da docente Lebiam Silva, a extensão é realizada em parceria com a Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS).  Através da articulação com a escola parceira, os extensionistas recebem formação profissional para atuar no planejamento e na execução de atividades didáticas tendo a robótica como temática.

A realização das atividades no primeiro ano de atuação do projeto aconteceu com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do EEBAS, que tiveram aulas semanais no LEPPI, no Campus I, em João Pessoa. As aulas de Robótica Educacional foram divididas em quatro momentos: apresentação do tema, montagem de protótipos robóticos, programação e testes dos robôs com realização de desafios propostos pela equipe do projeto.

Alunos durante a aula de programação de robótica da turma do 5ºano da EEBAS_Acervo da equipe

Interessante destacar que os conteúdos sobre pensamento computacional estão previstos nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, como explica a coordenadora Lebiam Silva, “a robótica educacional oferece contribuições para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças”.

A contribuição das aulas de robótica no desenvolvimento pedagógico dos estudantes é destacada pela professora Arilane Florentino, que, na época, ministrava as aulas na EEBAS. Para os alunos que estavam na faixa etária entre 9 e 11 anos, foi um momento único de explorar habilidades individuais e também aprender sobre atividade em grupo. “As crianças desenvolveram habilidades de programação, de crítica ambiental, de trabalho em equipe. Isso fortaleceu muito a união da turma e cristalizou a ideia de necessidade do trabalho colaborativo”, conta Arilane.

A robótica na vivência da extensão

Os benefícios do projeto também têm reflexo na vivência dos extensionistas. Atualmente, a equipe é formada por 16 discentes e colaboradores de diversas áreas, como Pedagogia, Engenharia de Produção e Matemática Computacional.

Para a coordenadora da ação, a experiência permite que os discentes aprofundem conhecimentos, aprendam a trabalhar em equipe e em contextos reais do exercício da profissão de professor.  “A equipe do projeto têm sido beneficiada com uma formação acadêmica ampla, interdisciplinar e vinculada à realidade do campo de atuação profissional”, explica Lebiam Silva.

A estudante de Pedagogia e bolsista do projeto, Valéria Lima, acrescenta que a extensão vai muito além do ato de ensinar, já que proporciona também o contato com o planejamento de aulas, que são orientadas pelas diretrizes curriculares e têm supervisão dos coordenadores. “Buscamos as melhores estratégias possíveis para o melhor entendimento das crianças, como formas de organizar as equipes, lidar com a frustração delas e mediação de conflitos”, aponta a estudante.

Aulas de robótica da turma do 5ºano da EEBAS_Acervo da equipe_

Para Wagner Garcia, estudante de Engenharia da Computação, o projeto permite colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua graduação. Mais que isso, para o estudante, a extensão traz a oportunidade de compartilhar ensinamentos: “Podemos incentivar [o surgimento de] uma cultura digital melhor estruturada, levando a tecnologia para crianças e assim fazendo com que elas tenham contato desde a infância e incentivar o desejo pelo estudo da tecnologia”.

Em virtude da pandemia de Covid-19, as ações presenciais da extensão foram suspensas. A equipe passou a trabalhar na produção de um e-book com planos de aula e orientações didáticas voltadas ao ensino de Robótica Educacional para os professores da Educação Básica. O projeto também prevê a realização de um curso on-line para a formação de professores na área da robótica.

As adaptações estão mantendo as atividades do projeto em execução As atividades teóricas, durante o isolamento social, têm permitido que os extensionistas possam conhecer outras áreas da robótica e também novas técnicas pedagógicas. As reuniões da equipe continuam acontecendo de maneira remota e as atividades de pesquisa, estudo e produção de materiais estão sendo registradas virtualmente.

É possível acompanhar a produção do Laboratório de Robótica Educacional na página no Instagram [https://www.instagram.com/leppi.robotica/] e conhecer outros aspectos projeto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) .

Reportagem de  Ana Lívia Macedo da Costa (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX