Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)

I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)

publicado: 26/07/2019 16h10, última modificação: 26/07/2019 16h36

O projeto de extensão Educação Financeira para toda a vida promoverá, no ano de 2019, a I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). A ação é idealizada pela ação em parceria com outras Universidades e Instituições, Federais e Estaduais.

O evento faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove, de acordo com o decreto 7.397/2010, a educação financeira. “A proposta é fortalecer a cidadania no Brasil, impulsionando às políticas de inclusão social no país”, afirmou o coordenador da extensão, Wenner Glaucio Lucena.

As inscrições se encerraram no dia 20 de Junho e foram feitas pelo site do projeto de forma gratuita, podendo ser individual ou por escola. Ao todo, nesta primeira edição da Olimpíada, foram feitas 40 mil inscrições de 21 estados.

As provas serão divididas em 3 fases: a primeira será realizada nas escolas participantes no dia 20 de agosto; a segunda fase, em cada Estado, acontecerá nas Universidades no dia 05 de outubro e terceira e última fase, a Nacional, na UFPB em 09 de novembro. Os vencedores das etapas estaduais e da nacional serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

De acordo com o coordenador da extensão, a UFPB é pioneira na educação financeira na Paraíba. Além das ações do projeto com pesquisas mensais e aulas sobre finanças para alunos do ensino básico, a ação também está realizará a III Olimpíada Paraibana de Educação Financeira, a precursora da Olimpíada Nacional. As duas Olimpíadas acontecem em paralelo, porém, só os que obtiverem as melhores pontuações em cada Estado seguem para a etapa Nacional.

Registro da II Olimpíada Paraibana de Educação Financeira realizado em 2018