Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Horta, Gastronomia e Lixo Zero

Horta, Gastronomia e Lixo Zero

publicado: 30/06/2020 15h44, última modificação: 30/06/2020 16h19

Projeto de extensão incentiva cuidado de resíduos orgânicos em casa

O projeto de extensão Horta, Gastronomia e Lixo Zero surgiu de uma preocupação com os resíduos orgânicos gerados pelas atividades do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da UFPB (CTDR), onde são realizados os cursos de Gastronomia, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira,  Tecnologia em Alimentos. Para tratar adequadamente os resíduos produzidos nas rotinas dos curso e da cantina do Centro,  o professor Vitor Vasconcelos, do Departamento de Gastronomia, propôs uma ação de extensão.

A proposta era realizar os processos de compostagem - conjunto de técnicas para estimular a decomposição de matérias orgânicas – para tratar os resíduos que geram problemas ambientais quando tratados como lixo. Devido a pandemia causada pela Covid-19, as ações presenciais não puderam ser realizadas e a equipe acabou transformando a limitação em uma oportunidade para aumentar o alcance da ideia.

Desde abril a equipe do projeto está atuando nas redes sociais com a produção de conteúdo educativo. “Iniciamos com o tema compostagem, falando sobre a temática, os benefícios, como iniciar, quais são os nutrientes indispensáveis à vida vegetal e sua importância.” Explica Flora Fernandes que é extensionista na ação.  Ela pontua ainda que o projeto é importante para a própria formação acadêmica, já que discute sobre o ciclo dos alimentos, um conceito importante para quem, como ela, cursa Gastronomia.

Além da produção dos conteúdos para as redes sociais, a ação realizando o curso “Compostagem e hortas em pequenos espaços”, que tem como proposta ensinar as etapas do processo da compostagem gerando a diminuição dos resíduos orgânicos no lixo comum. O curso, que foi disponibilizado como atividade remota pelo calendário suplementar da UFPB para estudantes da Universidade e para o publico em geral, tem 116 pessoas matriculadas.

O que é compostagem _ Reprodução Instagram projeto

O que é compostagem _ Reprodução Instagram projeto1

O que é compostagem _ Reprodução Instagram projeto2

O que é compostagem _ Reprodução Instagram projeto3

Postagens do projeto sobre Compostagem - Reprodução do conteúdo publicado no perfil da ação no Instagram (@hortagastronomiaufpb)

Quarentena e as formas de repensar o consumo

Para o coordenador do projeto, Vitor Hugo, o tempo de isolamento social está sendo oportuno para as pessoas repensarem o consumo, desperdício e o descarte de matéria orgânica.  “As pessoas estão tendo a consciência no sentido de saber que o lixo orgânico que nós produzimos, em média, é de 50% e que a gente poder fazer o tratamento adequado dentro de casa.”

Ele reforça que aprender sobre o descarte adequado de matéria orgânica é importante tanto para a pessoa, quanto para o meio ambiente e para quem trabalha com coleta de resíduos. O material que antes iria para o lixão ou aterro sanitário, ganha um novo destino e é transformando em adubo e pode ser utilizado em diversos lugares, como em hortas caseiras.

No período de atividades remotas o projeto, com os conteúdos publicados no Instagram, atua estimulando a população a observar o ciclo da natureza em relação aos alimentos, analisar de que forma eles são plantados, como são consumidos e, principalmente, como a matéria orgânica que não é mais utilizada volta para o meio ambiente.

A instalação de uma composteira para tratar os resíduos do CTDR, que é um dos objetivos iniciais da ação, ainda está nos planos e de ser realizada quando as atividades presenciais forem retomadas.   Por enquanto, dá para  aprender um pouco sobre compostagem e tratamento de resíduos acompanhando o perfil @hortagastronomiaufpb, no Instagram.

Reportagem de  Michelly Santos (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX