Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Farmácia-Escola da UFPB

Farmácia-Escola da UFPB

publicado: 03/06/2020 17h30, última modificação: 30/06/2020 15h33

Com as atividades presenciais suspensas, o atendimento está sendo nas plataformas virtuais

Ao proporcionar atendimento farmacêutico e acesso a medicamentos para população de baixa renda, a Farmácia-Escola realiza prestação de serviços à comunidade e, ao mesmos tempo, contribui com a formação acadêmica dos estudantes da UFPB.

Além dos serviços de acompanhamento e educação sobre o uso de medicamentos, a Farmácia-Escola está oferecendo durante a pandemia um plantão para fazer esclarecimentos sobre medicamentos e condições de saúde relacionados com a COVID-19.

Como as atividades presenciais da UFPB estão suspensas, os atendimentos que antes aconteciam pessoalmente estão sendo realizados nas plataformas online. Atualmente a Farmácia acompanha cerca de 300 pacientes, com em média 25 atendimentos por semana.

Para realizar os atendimentos virtuais, a equipe da Farmácia entrou em contato com as pessoas que utilizam os serviços. Na conversa com cada um dos usuários, a equipe fez uma sondagem para averiguar a situação geral de saúde destes e também para combinar qual seria a plataforma de comunicação para a realização das consultas individualizadas. “Nós prestamos um serviço de acompanhamento do paciente, com base nas suas necessidades”, explica Walleri Reis, coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico.

Atendimento_Farmácia-EscolaUFPB2

Walleri Reis, Coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico atendendo paciente da Farmácia-Escola por meio de vídeo chamada. Reprodução do Instagram @cuidadofarmaceuticoufpb

O serviço de oferta de medicamentos, que também é realizado pela Farmácia,  está sendo feito com cautela para evitar contágio das pessoas envolvidas. “Para os pacientes que tenham necessidade eminente de medicamentos, a gente combina o horário e solicita que ele venha buscar, mas só permitimos a entrada de um paciente por vez”, pontua Walleri.

Paciente da Farmácia há três meses, Marli Ramalho fala sobre o atendimento virtual e humanizado que vem recebendo. “Sempre que preciso tem alguém que me escuta e me entende e isso é muito importante. São humanos e nos tratam com carinho e atenção”, aponta a vendedora que antes do atendimento online estava apreensiva por não saber como seria o acompanhamento da farmácia por causa da quarentena.

Conteúdo nas redes sociais

Nas redes sociais a Farmácia-Escola está desenvolvendo um trabalho de cuidados com a saúde mental “Estamos tentando manter um fluxo contínuo de informações, para ajudar como podemos. Temos uma live toda terça, às 19h.” informa Walleri sobre a live e os conteúdos informativos disponibilizados na rede social Instagram.

Para ampliar ainda mais a comunicação, neste período também foi lançado o podcast intitulado Clínica sem Arrudeio, que tem a proposta de abordar com simplicidade os cuidados farmacêuticos que as pessoas necessitam. O podcast está disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer e já tem dois conteúdos sobre saúde mental na quarentena e hipertensão.

A Farmácia-escola fica localizada no Centro de Vivência da UFPB, campus I, em João Pessoa. Usuários e novos pacientes podem procurar o serviço pelos telefones (83) 98775-7292, (83) 99642-0881 e (83) 98677-3230, pelo e-mail equipecuidados@gmail.com ou pelo instagram @cuidadofarmaceuticoufpb.

Reportagem de  Michelly Santos (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX