Notícias
Farmácia-Escola da UFPB
Com as atividades presenciais suspensas, o atendimento está sendo nas plataformas virtuais
Ao proporcionar atendimento farmacêutico e acesso a medicamentos para população de baixa renda, a Farmácia-Escola realiza prestação de serviços à comunidade e, ao mesmos tempo, contribui com a formação acadêmica dos estudantes da UFPB.
Além dos serviços de acompanhamento e educação sobre o uso de medicamentos, a Farmácia-Escola está oferecendo durante a pandemia um plantão para fazer esclarecimentos sobre medicamentos e condições de saúde relacionados com a COVID-19.
Como as atividades presenciais da UFPB estão suspensas, os atendimentos que antes aconteciam pessoalmente estão sendo realizados nas plataformas online. Atualmente a Farmácia acompanha cerca de 300 pacientes, com em média 25 atendimentos por semana.
Para realizar os atendimentos virtuais, a equipe da Farmácia entrou em contato com as pessoas que utilizam os serviços. Na conversa com cada um dos usuários, a equipe fez uma sondagem para averiguar a situação geral de saúde destes e também para combinar qual seria a plataforma de comunicação para a realização das consultas individualizadas. “Nós prestamos um serviço de acompanhamento do paciente, com base nas suas necessidades”, explica Walleri Reis, coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico.
Walleri Reis, Coordenadora do Ambulatório de Cuidado Farmacêutico atendendo paciente da Farmácia-Escola por meio de vídeo chamada. Reprodução do Instagram @cuidadofarmaceuticoufpb |
O serviço de oferta de medicamentos, que também é realizado pela Farmácia, está sendo feito com cautela para evitar contágio das pessoas envolvidas. “Para os pacientes que tenham necessidade eminente de medicamentos, a gente combina o horário e solicita que ele venha buscar, mas só permitimos a entrada de um paciente por vez”, pontua Walleri.
Paciente da Farmácia há três meses, Marli Ramalho fala sobre o atendimento virtual e humanizado que vem recebendo. “Sempre que preciso tem alguém que me escuta e me entende e isso é muito importante. São humanos e nos tratam com carinho e atenção”, aponta a vendedora que antes do atendimento online estava apreensiva por não saber como seria o acompanhamento da farmácia por causa da quarentena.
Conteúdo nas redes sociais
Nas redes sociais a Farmácia-Escola está desenvolvendo um trabalho de cuidados com a saúde mental “Estamos tentando manter um fluxo contínuo de informações, para ajudar como podemos. Temos uma live toda terça, às 19h.” informa Walleri sobre a live e os conteúdos informativos disponibilizados na rede social Instagram.
Para ampliar ainda mais a comunicação, neste período também foi lançado o podcast intitulado Clínica sem Arrudeio, que tem a proposta de abordar com simplicidade os cuidados farmacêuticos que as pessoas necessitam. O podcast está disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer e já tem dois conteúdos sobre saúde mental na quarentena e hipertensão.
A Farmácia-escola fica localizada no Centro de Vivência da UFPB, campus I, em João Pessoa. Usuários e novos pacientes podem procurar o serviço pelos telefones (83) 98775-7292, (83) 99642-0881 e (83) 98677-3230, pelo e-mail equipecuidados@gmail.com ou pelo instagram @cuidadofarmaceuticoufpb.
Reportagem de Michelly Santos (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX