Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Extensão e redes sociais

Extensão e redes sociais

Projetos de extensão da UFPB apostam nas redes sociais para dialogar com a comunidade

publicado: 22/07/2020 11h26, última modificação: 22/07/2020 12h01

As redes sociais tornaram-se uma parte importante do nosso cotidiano, inclusive no cenário acadêmico. Segundo dados do IBGE, em 2018, sete em cada dez brasileiros já estavam conectados ao ambiente digital. Acompanhando as demandas da sociedade, a PROEX publicou recentemente a Instrução Normativa Nº02/2020, que incentiva os projetos de extensão da UFPB a usar as ferramentas digitais.

Contudo, mesmo antes da normativa, vários projetos já estavam atuando nas redes sociais. Esse é o caso do projeto Cuidar-se , que criou perfil no Instagram em setembro de 2018 e do projeto Educação Financeira Para Toda a Vida, que desde fevereiro de 2017, mantém uma presença ativa nas redes sociais.

Para compartilhar a experiência destas ações, o projeto Extra Muros/PROEX conversou com as equipes do Cuidar-se e do Educação Financeira. Trazemos agora resultado da conversa: detalhes da elaboração de conteúdos e dicas de como trabalhar as ferramentas de mídia nas ações de Extensão.

O Cuidar-se é um projeto de extensão voltado para o oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares na área de saúde, como a meditação, o reike e a biodança. A ação, vinculada à Coordenação de Educação Popular (COEP), é  fruto do Programa Mais Saúde na Comunidade, que atua na Universidade desde 2012.

Presencialmente, os atendimentos do projeto são realizados na Capela Ecumênica da UFPB e na comunidade São Rafael, em João Pessoa. Estima-se que, por mês, a extensão alcance em torno de dois mil usuários. Para isso, conta com uma equipe de mais de 50 colaboradores, dentre terapeutas voluntários e estudantes de diversos cursos, como Enfermagem, Serviço Social e Gestão Pública.

O alcance de um público vasto também se deve à presença do projeto nas redes sociais. Dailton Lacerda, docente e orientador da extensão, destaca a importância da descoberta de novas formas de cuidar, escutar e adaptar as práticas de saúde ao contexto virtual. “Tem sido importante para os terapeutas e para os usuários. Mesmo à distância, as práticas realizadas servem de apoio à saúde. É um desafio, mas também uma experiência muito rica e de adaptação”.

Uma das responsáveis por essa atuação on-line é Wesklayne Peixoto, estudante do oitavo período de Fisioterapia. A extensionista administra as redes sociais do projeto desde 2018. O perfil do Cuidar-se no Instagram, com mais de 4.000 seguidores, já foi responsável pelo alcance de usuários em vários territórios do país, especialmente nos estados de  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

A estudante iniciou a atividade nas mídias digitais para registrar os atendimentos que aconteciam na UFPB. Com o retorno do público, as postagens passaram a acontecer com maior planejamento, mantendo um cronograma alinhado às propostas da equipe coordenadora e das reuniões quinzenais para levantar temáticas. “É muito importante a presença nas redes sociais. Com ela, a divulgação aumentou bastante. Conseguimos alcançar pessoas que estão sofrendo devido a ansiedade, ao sofrimento mental, a angústia, e com isso ajudá-las”, conta Wesklayne.

O projeto de extensão “Educação Financeira para Toda a Vida”, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, tem a proposta popularizar ensinamentos sobre despesas pessoais para o público, sobretudo as pessoas mais jovens. Com a coordenação do professor Wenner Lucena, o projeto já desenvolveu uma série de ações, que vão desde o ensino de finanças na Escola de Educação Básica da UFPB até a realização da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira.

Atualmente, um dos pontos chaves do projeto está sendo o uso das redes sociais para o ensino de Educação Financeira. Através das plataformas digitais, são disponibilizadas planilhas gratuitas para controle e planejamento de gastos, pesquisas de preços nos supermercados da cidade de João Pessoa e também vídeos educativos na temática de economia.

No Instagram, a extensão desenvolve conteúdo educativo e acessível para todo o público que deseja aprender como ter controle sobre as finanças pessoais. Investindo em postagens diárias, o alcance do projeto já é de mais de 4.000 seguidores, que ajudam no objetivo do projeto de contribuir para uma sociedade mais consciente na área das finanças.

Iris Sousa, estudante do quarto período de Ciências Contábeis, é uma das responsáveis por administrar o perfil do projeto nas redes sociais. Desde 2019 a estudante está nesta função e, com a prática, aprendeu a manejar melhor as ferramentas digitais. “Fui pesquisando e adquirindo conhecimento para criação das publicações e conteúdos”, conta a Iris.

A extensionista destaca também que o sucesso da plataforma é decorrência da colaboração de todos do projeto, que dialogam para buscar temas relevantes que “chamem a atenção do público ao mesmo passo que tragam a identidade do projeto”. Assim, o projeto mantém um planejamento anual de postagens, com datas e área temática para cada publicação.

Para outros projetos que desejam se inserir no contexto das redes sociais e dinamizar as atividades on-line, a dica de Iris é: “Criar um planejamento e ter constância nas publicações. Lembrando que quantidade de publicações é diferente de qualidade! A constância é conseguir manter um planejamento interessante e com temas recorrentes da área do projeto”.

Reportagem de  Ana Lívia Macedo da Costa (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX