Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > DESCOMPLICA TCC

DESCOMPLICA TCC

Projeto de extensão simplifica o aprendizado das normas de elaboração de trabalhos acadêmicos

publicado: 31/08/2020 12h36, última modificação: 31/08/2020 12h36

Ramon Nascimento é jornalista formado pela UFPB e atual doutorando em Estudos da Mídia da UFRN. Desde março, por causa da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, mas a tese de Ramon continua sendo produzida. Por estar em casa e sem aula, o estudante passou a ver mais vídeos sobre seu objeto de pesquisa, contudo na hora de usar o conteúdo no trabalho acadêmico surgiu uma dúvida.

“Tive a oportunidade de assistir seminários, aulas, palestras de pessoas que eu conhecia por livros, mas como referenciá-los? Como transcrever um vídeo de Youtube para o papel - para o seu trabalho acadêmico - e como referenciar, já que a gente tem uma quantidade enorme desses conteúdos?”, contou Ramon.

Essa dúvida levou Ramon a entrar em contato, após ver uma reportagem sobre a ação, com o “Descomplica TCC”, um projeto de extensão do Departamento de Ciências da Informação que oferece aos estudantes informações simplificadas sobre as normas e procedimentos da elaboração de trabalhos acadêmicos.

A ação surgiu em 2017 durante a semana acadêmica dos cursos de arquivologia e biblioteconomia, quando foi ofertada como uma oficina. A professora Alzira Karla, que  coordena o projeto, explicou que a aceitação da oficina despertou para a necessidade de criar uma ação para atender outros estudantes que muitas vezes enfrentam dificuldades na hora de elaborar trabalhos acadêmicos.

Até 2019, a ação ofereceu 93 oficinas presenciais em 18 instituições de diversas cidades paraibanas. Em 2020 o projeto continuou as atividades por meio de oficinas online: de maio à agosto foram 16 lives.  As oficinas abordam as diversas fases da elaboração de trabalhos acadêmicos (planejamento, estrutura,escrita científica  normalização padrão ABNT, e apresentação - defesa - dos trabalhos).

Descomplicando a vida acadêmica

Apesar de o nome ser Descomplica TCC - em referência ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação, o projeto colabora com estudantes em outros níveis de pesquisa, acadêmica, como mestrado e doutorado, por exemplo, pois as normas de elaboração de trabalhos científicos utilizadas são as mesmas em todos os níveis.Oficina  sobre projeto de pesquisa com alunos de Ciências Contábeis da UFPB_Imagem disponível no Instagram do projeto

Da mesma forma que Ramon teve ajuda para fazer as referências para o trabalho de doutorado, Amanda Araújo, estudante do sétimo período da graduação em  Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, teve auxílio em momento de pesquisa. A estudante participou de uma oficina do projeto sobre por onde começar o TCC, como se organizar da melhor forma.

“Ajudou bastante, pois foi justamente na época em que eu estava montando meu projeto de pesquisa”, enfatiza Amanda. Ela explicou que participou de duas oficinas do projeto, que  trouxeram direcionamento sobre métodos que deveria seguir para conseguir excelência na realização do trabalho de conclusão de curso.

Além dos estudantes beneficiados com as “descomplicações”, o projeto tem ainda colaborado com os estudantes que fazem parte da equipe de extensionistas. Uma dessas pessoas é Febrânia Vieira, aluna do terceiro período de biblioteconomia e bolsista da ação.

“O projeto me ajuda tanto no sentido acadêmico, ao ampliar meu conhecimento sobre pesquisa, escrita científica, normalização de trabalhos acadêmicos, quanto no sentido profissional, pois permite um conhecimento melhor do meu curso e das possibilidades que me esperam”. A bolsista destaca que além da superação pessoal, como vencer a timidez e melhorar a comunicação, também aprendeu a utilizar melhor as redes sociais, softwares, aplicativos e ferramentas disponíveis e que foram fundamentais para esse período de distanciamento social.

Como Febrânia, outros dez discentes participam da extensão. Junto com docentes e técnicos, eles compõem uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas como, Biblioteconomia, Arquivologia, Direito, Enfermagem, Letras e Pedagogia.

Descomplica TCC durante a pandemia da COVID-19

Para a bolsista do projeto, o momento excepcional de distanciamento social fez que ela percebesse o valor do projeto de extensão para a sociedade. “Esse breve período me fez ver a importância da extensão universitária, pois esse é o meio pelo qual chegamos até a sociedade e aplicamos o que pesquisamos e aprendemos na Instituição”.

Transmissão ao vivo realizada pela ação_Imagem: captura de tela

Ramon, que teve a dúvida solucionada evidenciou a importância da extensão. “Têm ajudado e acho que isso democratiza a pesquisa e a ciência. Tira o conhecimento de nichos acadêmicos e leva para a sociedade via plataforma. Qualquer pessoa pode seguir e tirar dúvida, mesmo que não seja da UFPB e isso democratiza o acesso”, ressaltou o doutorando.

Quem está em fase começando algum trabalho acadêmico e está tendo dificuldades com as normas da ABNT pode, mesmo com o distanciamento social, contar com o suporte do Descomplica TCC. A ação continua realizando transmissões ao vivo e ajudando estudantes, para saber a programação, basta acessar o perfil do projeto no Instagram.

O projeto também começou uma série de postagens chamada "Top 10" dando as 10 dicas relacionadas a temas da ABNT e está produzindo conteúdo para o YouTube. Nas próximas semanas lançará o podcast do Descomplica.

► Outras informações sobre o projeto - SIGAA

Reportagem de Larissa Maia (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX.