Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Criação de conteúdo na Extensão

Criação de conteúdo na Extensão

publicado: 04/08/2020 14h35, última modificação: 04/08/2020 15h00

COPAC realiza oficina sobre como produzir conteúdo para as redes sociais dos projetos

A pandemia impactou a vida de milhares de pessoas pelo mundo e exigiu novas formas lidar com as demandas pessoais e profissionais. Na Extensão Universitária foi preciso buscar possibilidades para realizar as ações respeitando o distanciamento social e é nesse contexto que as tecnologias da comunicação digital ganham destaque na extensão.

Buscando colaborar com a criação de conteúdos para as ações de extensão, a Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PROEX) organizou cursos sobre o uso das ferramentas digitais  como suporte para a execução dos projetos.

“Esses cursos e oficinas surgem da necessidade de alunos e professores produzirem conteúdos sobre seus projetos, pois assim eles geram informações para a sociedade. Nesse momento de pandemia, tem mais um elemento: muitas vezes até a execução da ação acontece por meios virtuais”, explica a coordenadora da COPAC, Marçonília Arnaud.

Na última sexta-feira (31), encerraram as atividades da oficina “Noções de Produção e Divulgação de Conteúdo para os Projetos de Extensão”, destinada aos bolsistas das extensões. A oficina, que foi teve duas turmas, foi ministrada por Júnior Ribeiro, aluno da graduação de Ciência da Computação e colaborador de diversos projetos de extensão.Curso de mídias COPAC_Imagem: captura enviada por Junior Ribeiro

“O curso surgiu para proporcionar aos discentes que participam de atividades de extensão conhecimentos básicos a respeito da criação de conteúdo, do uso de mídias. Também buscou ajudar na divulgação das ações da melhor maneira possível dentro das redes sociais”, explica Júnior Ribeiro.

Divididos em duas turmas, 190 participantes tiveram a oportunidade de aprender tanto sobre as ferramentas técnicas da produção de conteúdos, quanto sobre a lógica de funcionamento das redes. Com os ensinamentos, os extensionistas estão aptos a criar estratégias para divulgação do conteúdo, conforme o público de cada ação.

Para Luiza Cassali, estudante de Terapia Ocupacional e participante da oficina, a experiência modificou sua relação com a produção de conteúdos. Ela conta que tinha poucos conhecimentos sobre mídias e ressalta o quanto a oficina foi importante. “Percebi que coisas que passavam despercebidas, como a cor dos posts, a escolha das fontes, na verdade chamam muita atenção e criam a identidade do projeto. Também aprendi a usar ferramentas de edição de vídeo, a direcionar o conteúdo para o meu público. O curso foi um divisor de águas para alavancar nossa rede social”, relata a estudante.

Além da exposição do conteúdo, também foi desenvolvido um sistema de tutoria entre os participantes, onde pessoas com mais domínio sobre ferramentas digitais colaboram com extensionistas que precisam de ajuda para desenvolver os conteúdo. Desse modo, fora do horário da oficina, os participantes continuavam aprendendo e tirando dúvidas.

Para continuar oferecendo conhecimento sobre criação de conteúdo, a  COPAC  planeja realizar novos cursos e oficinas. A expectativa é ofertar novas turmas para os extensionistas já em agosto. Para saber das novas turmas e realizar inscrição, basta acompanhar o SIGAA>Extensão>Visualizar cursos e Eventos.

Reportagem de  Grace Vasconcelos (Bolsista PROEX 2020), editada por Comunicação PROEX.