Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > AfeTO na rua

AfeTO na rua

Projeto de extensão realiza encontro virtual para dialogar sobre direitos da população em situação de rua e em vulnerabilidade social

publicado: 13/08/2020 15h06, última modificação: 13/08/2020 15h06

Inicia no próximo dia 17 (segunda-feira) o I webnário  AfeTO, que terá como tema a população em situação de rua - garantia de direitos, acesso à assistência social, a saúde e a espiritualidade. O evento, realizado pelo projeto de extensão AfeTO  em alusão ao dia nacional de luta da população em situação de rua, busca através do diálogo com a sociedade ampliar a discussão sobre a temática.

O AfeTO, extensão do departamento de Terapia Ocupacional  (Centro de Ciências da Saúde da UFPB), é um exemplo de como as atividades de ensino, pesquisa e extensão funcionam em conjunto para atuar em diversas realidades.

Coordenado pela docente Berla Moraes, o projeto de extensão surgiu de uma pesquisa sobre desenvolvimento humano e as ocupações da vida adulta, que resultou na elaboração de uma extensão voltada para a população em situação de rua. “O projeto AfeTO na rua tem como esperança promover o processo de desenvolvimento humano abordando a amorosidade, felicidade, espiritualidade e a terapia ocupacional, para organização da vida cotidiana e elaboração de projetos de vida das pessoas em situação de rua", afirma a coordenadora.

Em virtude da pandemia de COVID-19, o projeto não está em condições de desenvolver plenamente o planejamento inicial da ação, que era aproximar a população que frequenta o projeto social Banho de Água Viva dos serviços públicos e de práticas espirituais. Contudo, se não é possível o contato próximo com o público-alvo do projeto, há condições promover diálogo sobre as condições da população de rua.

Como afirma a coordenadora da ação, é neste sentido que a equipe do projeto está organizando o webnário. “Pensamos em alcançar além da comunidade universitária, a gestão, os movimentos sociais, dentre outros atores interessados na temática. Gostaríamos de ter mais alcance da população em situação de rua, mas o momento atual dificulta uma possível transmissão e/ou organização para que eles também possam ter acesso aos dias do evento que será totalmente on-line.”

Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e fazer a inscrição no evento, que será realizado on-line na plataforma Google Meet, nos dias 17, 18 e 19 de agosto.

Post de divulgação do webnário_Disponibilizado pela equipe1Programação

17 de agosto de 2020 – Tema: Rede de serviços da assistência social à população em situação de rua de João Pessoa: do Ruartes às casas de acolhida (antes e depois da pandemia).

18 de agosto de 2020 - Tema: O acesso à saúde e a rede de solidariedade à população em situação de rua de João Pessoa: Abordagem do Consultório na Rua e dos projetos sociais.

19 de agosto de 2020 - Tema: Garantia de direitos e projetos científicos voltados para à população em situação de rua de João Pessoa: Ministério Público + Universidade.