Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COPAC > Economia para todos
conteúdo

Notícias

Economia para todos

Projeto trabalha a dificuldade de entender economia
publicado: 01/06/2018 16h52, última modificação: 01/06/2018 16h56

Observatório econômico: explicando a economia

A Economia possui conceitos complexos e a linguagem para abordar o tema é repleta de termos pouco acessíveis ao público em geral.  Com o intuito de informar sobre os acontecimentos do cenário econômico em termos conhecidos por todos, surgiu em 2009 o projeto Observatório econômico: explicando a economia.

Na mídia, quando as notícias sobre Economia se restringem apenas a emissão de dados e expressões próprias da área econômica, apenas o público que já possui conhecimento sobre o assunto entende o que está sendo tratado. Essa carência foi percebida pela equipe do projeto, que se propôs a divulgar de forma descomplicada os acontecimentos do mundo econômico, decifrando para a sociedade conteúdos que seriam incompreensíveis de outra maneira.

A coordenadora do projeto Rosângela Palhano Ramalho, do Departamento de Economia (DE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) informou que a equipe participou inicialmente dos seminários de formação, realizadas em sete encontros, nas quais bolsista e voluntários adquiriam conhecimentos necessários para fundamentar as atribuições de cada um na ação. Na rotina do grupo são muitas as notícias econômicas discutidas, entretanto, mediante a abundância de conteúdo, a equipe optou por dar enfoque ao conteúdo publicado no jornal Valor Econômico. 

Semanalmente a equipe seleciona matérias para serem examinadas e analisadas. Após o debate no grupo, é elaborado um texto em linguagem acessível sobre a conjuntura econômica .A divulgação do conteúdo produzido é feita através do blog PROGEB, na coluna do Jornal Contraponto Análise & Conjuntura Econômica, no Facebook e Youtube. Além disso, é difundido em lista de e-mail, palestras, seminários, minicursos e debates.

O observatório econômico integra o Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (PROGEB), um projeto do Departamento de Economia do CCSA da UFPB que se propõe a estudar os mais diferentes aspectos da economia brasileira. O PROGEB Inclui ainda mais quatro grupos, o Laboratório de Economia Política (LEP), o Grupo de Análise de Conjuntura (GAC), o Grupo de Produção de Informática (GPI), e o Seminário Permanente (SP). 

As análises publicadas pelo projeto estão sendo arquivadas e constituem um acervo que pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha interesse em pesquisar sobre o tema. Tendo em vista que não há mais espaço físico para suportar a grande quantidade de conteúdos produzidos, surgiu a necessidade de armazenar também virtualmente, garantindo uma maior acessibilidade para os interessados.

Com a estratégia de falar de um assunto denso utilizando uma linguagem acessível, o projeto tem a atuação marcada pelo impacto social e, também por isso, já foi premiado várias vezes com o Elo Cidadão, premiação conferida anualmente no Encontro de Extensão realizado pela UFPB. Para Daniella Gonçalo, estudante de Ciências Econômicas e bolsista do projeto, o acesso as análises da conjuntura econômica fornece informações para que o cidadão compreenda melhor a realidade em que vive "Compreender o contexto geral no qual faz parte, ajuda a fazer uma análise da sua situação econômica pessoal", disse a estudante.

O projeto tem um alcance bastante amplo, como relatou Jandesson Antero, estudante de Ciências Econômicas, que começou a ler as análises de conjuntura antes mesmo de iniciar a sua graduação e acabou transformando-se em voluntário do projeto. Para ele, é necessário falar sobre economia de uma maneira que o leitor consiga compreender "Informações sendo difundidas mostram o que afeta o cidadão".

Ter a informação ao seu alcance e não ter condições de relacionar os acontecimentos da economia com os fatos do dia a dia atrapalha a leitura de realidade. Disponibilizar análises econômicas em linguagem acessível se faz necessário para que o cidadão esteja ciente das condições em que enfrenta o atual cenário econômico.

Para conhecer mais sobre o projeto e suas produções visite:

Blog: https://progeb.blogspot.com.br/

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYXW-hoR791clhmX_HdHEiA

Página no Facebook: https://www.facebook.com/PROGEB

 

registrado em: