Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > UFPB promove Festival de Filmes do Brejo em Serra da Raiz
conteúdo

Notícias

UFPB promove Festival de Filmes do Brejo em Serra da Raiz

O I Copaoba, realizado em parceria com a prefeitura, apresenta curtas resultantes do Projeto ViAção Paraíba da Coex/Prac
publicado: 06/12/2018 12h56, última modificação: 10/12/2018 11h33
I Copaoba

I Copaoba

Por Rita Ferreira.
Colaborou Ana Cláudia Papes.

Serra da Raiz, localizada a 138 quilômetros de João Pessoa, sediará o I Copaoba - Festival de Filmes do Brejo, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Serão exibidos 13 curtas-metragens, dez dos quais foram produzidos por moradores da região que participaram, ao longo de 2018, das oficinas do Projeto ViAção Paraíba da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Esses novos cineastas concorrem na mostra competitiva pelo Troféu Iniguaçu, que premiará os três melhores filmes. Veja os títulos e resenhas aqui. Já os outros três curtas foram produzidos pelos consagrados cineastas Bruno Soares, Ismael Moura e Ramon Batista, que serão os jurados da competição.

O festival também oferecerá as oficinas “Atuação para o Cinema” (ministrada por Cely Farias), “Maquiagem e Efeitos Especiais para Cinema” (Ismael Moura), “Customização de Roupas” (Romero Sousa), “Dança - Forrobodó para Estudantes/Idosos” (Yasmin Kellen e Luana Cristina) e “Dança-Teatro: Integrando Saberes” (Diana Barbosa). As inscrições podem ser efetuadas neste link. Além disso, haverá debates sobre os curtas, atividades culturais e passeio ecológico. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O I Copaoba é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da UFPB, a Prefeitura de Serra da Raiz e o Fórum de Turismo das Cidades do Brejo, com apoio das prefeituras das dez cidades participantes da competição. Mais informações estão disponíveis na página web do festival.

  

Interiorização do cinema

A iniciativa de promover um evento que reunisse trabalhos de participantes das oficinas do ViAção Paraíba foi do cineasta Torquato Joel, gestor do projeto, que é vinculado à Coordenação de Extensão Cultural (Coex/Prac/UFPB). A realização desse primeiro festival conta com a participação da Rede Paraíba em Movimento (RPM), também associada à Prac/UFPB.

O projeto ViAção Paraíba - Interiorização do Cinema foi criado há 12 anos e conta com a atuação voluntária de cineastas e de alunos dos cursos de Cinema, de Mídias Digitais e de Rádio e TV da UFPB. Oferece, por meio de minicursos gratuitos, noções sobre as linguagens do cinema, do vídeo e da televisão para membros de comunidades do interior do Estado. A ideia é incentivar a criação de produtos cinematográficos locais. Anualmente, a equipe do ViAção organiza mostras dos filmes dos beneficiados do projeto e debates sobre o processo de realização com a participação desses produtores.

Neste ano, as oficinas de audiovisual contemplaram as seguintes cidades do Brejo Paraibano: Areia, Serra da Raiz, Borborema, Alagoa Nova, Bananeiras, Serraria, Belém, Alagoinha, Alagoa Grande e Solânea. Dessas localidades, provêm os filmes que concorrerão no I Copaoba. Veja a programação completa a seguir.

  

P R O G R A M A Ç Ã O

Sexta, 14 de dezembro

17h00 - Feira de Artesanato e Gastronomia

Local: Largo da Matriz

 

19h00 - Abertura Oficial

Apresentação Cultural

Pronunciamentos

Mostra de Filmes

Local: Ginásio da Escola Estadual Padre Emídio Fernandes

 

21h30 - Grupo Sanfony Fest

Rubacão Jazz

Local: Praça de Eventos

 

Sábado, 15 de dezembro

5h00 - Alvorada

 

7h00 - Repente na Feira

Local: Feira livre do Município

 

8h00-11h00 e das 13h00-16h00 - Oficinas

Local: Escola Estadual Padre Emídio Fernandes

 

16h30 - Apresentação do Quinteto de Cordas da UFPB

Local: Igreja Matriz

 

19h00 - Desfile - Apresentação da Oficina de Customização em Moda

Mostra de Filmes

Premiação Troféu Iniguaçu

 

21h00 - Sarau Poético com Suzy Lopes

 

22h00 - Atrações Musicais

 

Domingo, 16 de dezembro

8h00 - Trilha Ecológica - Loca da Nega

 

12h00 - Encerramento