Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > PRAC/COEX REALIZA LABORATÓRIO DE CINEMA PARA JOVENS PARAIBANOS

PRAC/COEX REALIZA LABORATÓRIO DE CINEMA PARA JOVENS PARAIBANOS

publicado: 28/01/2016 11h50, última modificação: 28/01/2016 11h50

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), torna pública a abertura das inscrições para o projeto Jabre (Laboratório de Cinema para Jovens Paraibanos), que visa incentivar a produção de 15 propostas a serem trabalhadas para roteiros, teoria do cinema e fotografia de curtas-metragens.

As inscrições para o V Jabre (Laboratório de Cinema para Jovens Paraibanos) vão até o dia 20 de junho. Para se inscrever basta entrar no site do projeto (link: https://laboratoriojabre.wordpress.com), clicar na aba “inscrições”, escrever um argumento destinado à produção de curta-metragem com no mínimo 40 linhas e depois escrever a relevância do tema proposto. Estão abertas 15 vagas distribuídas da seguinte forma:

– 10 (dez) vagas para jovens de cidades com menos de 100 (cem) mil habitantes;
– 5 (cinco) vagas para jovens de cidades acima de 100 (cem) mil habitantes.

Nesta quinta edição, o Jabre acontecerá de 9 a 12 de julho, no Hotel das Alturas, na cidade de São José de Piranhas, sertão da Paraíba.

O PROJETO:

Grupo do JABRE

O projeto Jabre é coordenado pelo jornalista Torquato Joel, pela professora da UFPB, Virgínia Gualberto, e pelo fotógrafo Saullo Dannylck. O principal objetivo é estimular jovens, em especial do interior paraibano, a produzir curtas-metragens, de modo a descentralizar a produção que acontece apenas em algumas cidades da Paraíba.

Nas quatro edições anteriores, o projeto possibilitou o acesso de jovens de mais de 25 cidades da Paraíba a conteúdos no que se refere à produção cinematográfica. Alguns dos roteiros criados a partir desse Laboratório foram transformados em filme – parte deles através da premiação do próprio projeto- sendo inclusive premiados em importantes festivais do Brasil.
O V Jabre é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, através da PRAC/COEX e da Azougue Filmes, tendo como apoio o Projeto Cinestésico.