Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > PRAC/COEX REALIZA I SEMANA CULTURAL EM AREIA

PRAC/COEX REALIZA I SEMANA CULTURAL EM AREIA

publicado: 28/01/2016 11h38, última modificação: 28/01/2016 11h38

cartaz Areia

O portal do Brasil
cartaz Areia

Cartaz da I Semana Cultural

Começou dia (19) a I Semana Cultural do Theatro Minerva na cidade de Areia, Paraíba. O evento vai até o dia 24 de maio e tem como objetivo comemorar os 172 anos do pintor, romancista e poeta Pedro Américo.

Na I Semana Cultural do Theatro Minerva acontecerão palestras, mesas redondas, oficinas, exposições, mostra de cinema, sarau poético e diversas apresentações culturais. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser realizadas na Assessoria de Comunicação do CCA/UFPB, localizada no Prédio Central. Essas oficinas resultarão em um produto a ser exposto ainda nesta semana cultural.O evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Coordenação de Extensão Cultural desta instituição. Conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Areia e do Centro de Ciências Agrárias da UFPB.

- Sobre Pedro Américo

Pedro Américo foi um dos mais célebres pintores, romancistas e poetas brasileiros. Nasceu na cidade de Areia, Paraíba e desde cedo já demonstrava inclinação para as artes. Ainda rapaz participou de uma expedição com Naturalistas, recebendo apoio do Governo para estudar na Academia Imperial de Belas Artes.

A sua produção artística sofre influências do Neoclassicismo, Romantismo e Realismo, sendo também uma das grandes expressões do Academismo no Brasil. Suas obras Batalha de Avaí, Fala do Trono, Independência ou Morte! e Tiradentes esquartejado são exemplos de imagens que ainda estão vivas em nosso imaginário devido as suas propagações nos livros escolares do Brasil. Além de pintor, deixou importantes textos em História, Filosofia, Belas Artes e também escreveu romances e poesias.

cartaz folder areia

Folder do Evento