Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > Mostre seu talento

Mostre seu talento

Descobrindo os talentos da UFPB
publicado: 18/05/2018 16h49, última modificação: 29/06/2018 15h40

Descobrindo os talentos da UFPB

A Universidade é um local rico em arte, cultura e criatividade, no entanto, na maioria das vezes, talentos de alunos, professores e funcionários da instituição não são divulgados. Para mudar esse cenário, surge o projeto Mostre seu talento: ações de visibilidade da produção e da arte e cultura na UFPB.

A primeira edição do projeto aconteceria no dia 24 de maio de 2018, com o tema Música, cinema e juventude. O evento, no entanto, foi adiado devido à greve dos caminhoneiros. A previsão é que ele ocorra entre o mês de julho e agosto deste ano. A programação segue como foi prevista: uma apresentação musical, no Centro de Vivência da UFPB, e, no Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC), também na instituição, a exibição de curtas.

Caminho Centro de Vivência/NUDOC

O Mostre seu Talento tem a proposta de difundir as expressões artísticas e culturais das pessoas que fazem a Universidade. Para encontrar quem são os discentes, docentes e técnico-administrativos envolvidos com arte na UFPB, a Coordenação de Extensão Cultural (COEX) realizou, ainda em 2016, o I Censo Artístico Cultural.

Contudo, o Censo não é o único meio para descobrir os talentos da UFPB. Bárbara Duarte, coordenadora do projeto Mostre seu Talento, informou que mantém uma busca ativa nos campi, centros, coordenações e departamentos da instituição para encontrar os artistas e produtores culturais que não foram mapeados pelo Censo.

O projeto Mostre seu Talento é uma possibilidade de enriquecer e valorizar as produções artísticas e culturais dentro da instituição, além de permitir dinamização da rotina dos alunos, professores e funcionários da UFPB, que normalmente estão atarefados e, às vezes, não conseguem ter tempo para divulgar seu talento ou conhecer o de outros. Além dos eventos, o projeto tem como proposta realizar oficinas em parceria com outro projeto, o NAC além das Trincheiras. "Estamos tentando aliar os dois projetos para que existam eventos em que os grupos se apresentem e outras edições com oficinas de capacitação a partir das expressões artísticas e culturais", explicou Bárbara.

* Reportagem de Maria Clara Lima - Bolsista PRAC (2018)