Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > Do NAC para a vida
conteúdo

Notícias

Do NAC para a vida

2º Mostre Seu Talento ocorreu em meio aos 40 anos do Núcleo
publicado: 28/09/2018 18h14, última modificação: 01/10/2018 14h18

A manhã da última quinta-feira (27/09) foi especial e simbólica para os interessados em arte contemporânea, em João Pessoa, na Paraíba. Especial porque ocorreu a 2ª Edição do Projeto Mostre Seu Talento. E simbólica pelo fato de o evento ter acontecido no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), que completou 40 anos de existência no dia 18 de setembro de 2018. O NAC é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB).

 O evento ocorreu em parceria com a Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda que levou 40 alunos do 1º e do 2º ano para participarem da programação do projeto de extensão universitária Mostre Seu Talento. A ação consiste em dar visibilidade as produções artísticas e culturais realizadas por discentes, docentes e técnicos administrativos da instituição.  Em um primeiro momento, os estudantes foram apresentados à história do casarão palacete, a sede do NAC, na rua das Trincheiras, pelo coordenador do Núcleo, Valdir Santos e pela bolsista Larissa Vasconcelos.  

Após a apresentação, iniciaram as atividades com os oficineiros. A turma foi dividida. Um parte participou da oficina de Fotografia Fixa Básica, ministrada pelo fotógrafo e graduando em comunicação em Mídias Digitais da UFPB, Yebá Ngoamãn. A oficina teve como objetivo a abordagem de técnicas fotográficas. A outra parte atuou junto a oficina de Stêncil, lecionada pelo mestre e graduado em Comunicação na UFPB, Eddie Frevo. 

O estudante Yebá Ngoamãn ministra oficina de fotografia no projeto Mostre seu Talento. Foto: Fábio Hermano

 Para Frevo, ministrar uma oficina no contexto dos 40 anos do NAC foi uma espécie de retorno ao que aprendeu nesse espaço. “Participei de duas oficinas quando era estudante, a de Grafite  e a de Tipografia, em 2010. É de suma importância dividir experiências com os estudantes que podem descobrir as mais diversas formas de fazer arte. A oficina teve como objetivo desenvolver algumas habilidades simples de desenho, pensar outras formas de leituras e reprodução de imagens”, afirmou. 

 Por último, os alunos foram convidados a conferir os talentos do grupo Artesanato Furioso, que tem desenvolvido concertos envolvendo música experimental. O grupo é formado por docentes e discentes da graduação e pós-graduação em música da UFPB. A primeira performance foi a denominada “Mergulho no Abismo dos Cristais”, do professor Valério Fiel da Costa. A segunda foi a Whypatterns, que consiste em peças de música experimental e também estudos e sons de improvisação livre com o uso de sons eletrônicos de guitarra e de baixo. A última foi a “Políticos from Fell", do estudante Vitor Çó, que objetiva transformar a fala ou um discurso de um político em um som ruidoso. “A performance é uma obra aberta que sai da partitura tradicional  e que não é possível classificar”, explicou o estudante.  

Grupo Artesanato Furioso se apresenta nas dependências do NAC da UFPB. Foto: Fábio Hermano

 Para a coordenadora do projeto, Bárbara Duarte, o dia foi especial para o NAC, pois, mesmo com a reforma inacabada, retoma sua matriz principal de ensino e formação artística com o público de jovens estudantes de escolas da região. “Apesar de todas as dificuldades encontradas para a realização dessa produção, o que fortalece o trabalho é saber da contribuição realizada para Extensão Universitária, tanto no empenho, aprendizado e participação dos bolsistas, quanto pelo retorno para os participantes, jovens que tiveram o seu contato mais prático com o fazer artístico pela primeira vez, que enviaram mensagens agradecendo o dia prazeroso e a produção artística desenvolvidas em suas casas e na escola com o material produzido no NAC. Reforçaram pra nós com suas palavras: Do NAC para vida”, disse.

 O evento contou com a presença do pró-reitor de extensão e assuntos comunitários Orlando Villar e do coordenador de extensão, Antônio Gualberto.  As oficinas tiveram carga horária de quatro horas e o estudantes receberam um certificado de participação.