Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > Cordel em Roda

Cordel em Roda

Extensionistas divulgam a Literatura de Cordel
publicado: 29/08/2018 18h01, última modificação: 03/09/2018 14h13

Extensionistas divulgam a Literatura de Cordel em roda de leitura na Estação Ciência

O projeto de extensão da UFPB, "Folhetos de cordel: pluralidade de linguagens" realiza mensalmente "Cordel em roda", no Núcleo de Pesquisa Popular (NUPPO), com a finalidade de divulgar a prática de leitura de folhetos de cordel e despertar na comunidade o interesse pela poética dos cordelistas. Esse ano, a proposta está voltada para a leitura e discussão de folhetos do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, em homenagem ao centenário de sua morte.

Na última quinta-feira,  23 de agosto, as bolsistas Yasmin Andrade e Sofia Fidélis do projeto de extensão da UFPB "Folhetos de cordel: pluralidade de linguagens" estiveram na Estação Cabo Branco, a convite da coordenadora do projeto Roda de Leitura, para divulgar através de performance a Literatura de Cordel entre alunos do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa. A performance foi registrada pela TV Cidade de João Pessoa e está disponível na página da TV numa rede social.

A próximo "cordel em roda" acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de agosto, às 14h30, no NUPPO, com a leitura do cordel "A batalha de Oliveiros com Ferrabrás", de Leandro Gomes de Barros. A equipe do projeto, coordenado pelas professoras Luciana Calado Deplagne e Alyere Silva Farias, iniciou a roda de leitura em Julho com o romance “Juvenal e o Dragão” e, posteriormente, serão realizadas as leituras dos cordéis “História da Donzela Teodora” (26/09), “O Nascimento de Antonio Silvino” (31/10) e “Os sofrimentos de Alzira” (28/11), finalizando o ano com a “Jornada Leandro Gomes de Barros”, programada para o dia 05 de dezembro de 2018.

Os encontros contam com a participação de professores e professoras da rede pública de João Pessoa e estudantes da UFPB e são abertos ao público em geral.

Para outras informações sobre o projeto, pode-se entrar em contato com NUPPO, pelo número: 83 3216-7069.

* Texto de Luciana Deplagne (coordenadora do NUPPO) e Yasmin Andrade (graduanda em Letras, bolsista do projeto de extensão "Folheto de cordel: pluralidade de linguagens").