Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Saúde é a área temática do segundo dia do ENEX

Saúde é a área temática do segundo dia do ENEX

publicado: 24/10/2017 19h19, última modificação: 25/10/2017 20h04

ENEX 2017: Trabalhos sobre Saúde

O segundo dia de tertúlias do XVIII Encontro de Extensão (ENEX) começou na manhã de hoje (24/10), no Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB. A saúde foi a área temática dos 318 trabalhos apresentados.

Na apresentação de um desses projetos, o Vamos conversar: saúde mental em destaque, os discentes relataram sua experiência de atuação numa temática tão atual: a importância de se falar sobre saúde mental dentro da comunidade universitária.

Em outra Tertúlia, a representante do projeto do Departamento de Fisioterapia Yoga e bem estar contou das ações que o projeto desempenha na UFPB. Luana Brandão, aluna do curso de Fisioterapia, relatou a importância do projeto em sua formação: “Participar do projeto foi importante pois pude aprender mais sobre alguns músculos e como os trabalhar para ter uma melhor qualidade de vida”.

O projeto Formação de multiplicadores para ações de prevenção em intoxicações, que atua no Centro de Assistência Toxicológica da UFPB também foi apresentado durante a tertúlia. O projeto orienta alunos do curso de Farmácia sobre a abordagem correta no diagnóstico de intoxicações por serpentes, escorpiões e aranhas, além de ajudar na divulgação dos cuidados que devem ser tomados pela população ao sofrer o processo de intoxicação.

Outro destaque da manhã foi o projeto Gestão de risco em doenças cardiovasculares: educar para prevenir, que atua junto aos profissionais da Unidade de Saúde da Família Viver Bem, no bairro 13 de Maio.

Das apresentações ocorridas no período da tarde, destacamos o projeto Promovendo a conscientização acerca da psoríase e a melhora na qualidade de vida de seus portadores. Ele tem como finalidade orientar pacientes sobre a psoríase – doença de pele que provoca lesões avermelhadas – para assim possibilitar uma melhora na qualidade de vida deles.

Vimos ainda o projeto de extensão Dó Ré “me faz comer”: nova concepção de saúde aplicada na promoção do consumo alimentar saudável com crianças de um hospital oncológico em João Pessoa – PB foi, ele proporciona as crianças do Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa uma conscientização sobre uma boa alimentação de forma lúdica. A bolsista do projeto Ângela Vilar destacou a importância de participar do Encontro de Extensão: “O ENEX é interessante para a gente compartilhar com as outras pessoas sobre o nosso projeto e também saber de outros, pois aqui na Universidade é muito fechado isso e é necessário correr bem atrás para saber que existem essa diversidade de projetos”.