Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Resultado Final do PROBEX 2020

Resultado Final do PROBEX 2020

publicado: 20/03/2020 16h24, última modificação: 08/04/2020 15h54
Síntese da situação das propostas submetidas ao Edital PROBEX 2020

COPAC/PROEX divulga o resultado da 2071 avaliações dos projetos de Extensão submetidos

Cumprindo as determinações do Edital PROBEX 2020, a Coordenação de Programa de Ação Comunitária (COPAC/PROEX) divulga hoje (sexta-feira, 20) o resultado final do processo de avaliação de propostas. Foram aprovadas 678 ações, oriundas dos 16 centros de ensino da UFPB e de unidades administrativas, sendo 597 com bolsas para estudantes extensionistas e 80 aprovados sem bolsa.

Observa-se que continua crescendo o interesse da comunidade universitária pela extensão, uma vez que as submissões aumentaram em 8,25% em relação a 2019, quando 703 propostas foram submetidas. Este ano foram 761 propostas cadastradas. Houve também aumento na quantidade de bolsas, passamos de 600 em 2019 para 667 em 2020. A maior parte destas, 597, foi destinada aos projetos conforme a classificação obtida durante o período de avaliação. As ações  com a situação “aprovada com recursos” já podem planejar a seleção de um estudante bolsista.

Conforme prevê o Edital PROBEX 2020, 30 bolsas serão destinadas para as atividades sob a responsabilidade das Assessorias de Extensão, estas atuam durante todo o ano favorecendo as articulações dos projetos extensionistas. Há ainda um conjunto de 40 bolsas destinado para os projetos designados como ações permanentes da PROEX.

Próximas etapas do cronograma do Edital PROBEX 2020

Mesmo que o momento seja de recolhimento domiciliar em virtude da epidemia de Coronavírus, o PROBEX 2020 mantém o cronograma de atividades. Contudo,  a realização destas etapas será feita EXCLUSIVAMENTE por meio das ferramentas digitais. A COPAC destaca que a comunidade extensionista pode dar andamento aos procedimentos de seleção de bolsistas utilizando canais virtuais e salienta que boa parte das etapas já era feita remotamente com o uso do SIGAA.

Para estudantes com interesse em participar das ações, a recomendação é manifestar interesse no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Basta seguir o tutorial e aguardar o contado da pessoa responsável pela coordenação do projeto. É válido ainda enviar um email para a coordenação do projeto, assim o estudante garante um canal a mais de contado com a proposta que tem interesse.

Entretanto, para que estudantes possam manifestar interesse no período entre 23 de março e 1 de abril, é necessário que a coordenação de cada projeto o coloque “em execução”. Com a divulgação do resultado, a coordenação pode, a partir de amanhã (21), acessar o SIGAA e realizar os procedimentos para mudar a situação da proposta. Somente assim o projeto se torna disponível para que estudantes manifestem interesse. A coordenação tem até 23 de março para realizar este procedimento.

Proponentes de ações que foram aprovadas sem bolsa podem desenvolver o projeto e selecionar discentes voluntários. Para tanto, basta acessar o SIGAA, até 30 de abril, e colocar a proposta “em execução”. Estas ações passam a ser regidas pelo Edital de Fluxo Contínuo de Ações de extensão (FLUEX 2020).

Ao final, agradecemos a toda comunidade acadêmica envolvida com extensão: proponentes, Assessores de Extensão, servidores da PROEX pela dedicação e esforço nas etapas de submissão, avaliação e reconsideração das propostas. Ao CTA e a Magnifica Reitora e ao nosso Pró-reitor de Extensão por acatarem a modalidade de trabalho “home office”, em detrimento desse momento de pandemia.

Permaneceremos dando continuidade ao trabalho, aguardando a seleção dos bolsistas de cada projeto “aprovado com recursos”, a fim de cadastrá-los do Módulo “Bolsas” do SIPAC.

Resultado Final PROBEX 2020 (Aprovado com recursos, aprovado sem recursos e reprovadas)
Projetos das Assessorias/ Ações permanentes
Resultado final dos pedidos de reconsideração
Propostas desclassificadas