Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > I Encontro de Bolsistas do PROBEX

I Encontro de Bolsistas do PROBEX

publicado: 22/03/2018 19h15, última modificação: 04/05/2018 18h40

Para capacitar bolsistas envolvidos em projetos de extensão do Edital PROBEX 2018, foi realizado hoje (22 de março) I Encontro de Discentes Bolsistas do PROBEX. Como a comunidade de bolsistas atinge aproximadamente 600 discentes desempenhando atividades de extensão universitária, a equipe da Coordenação de Programa de Ação Comunitária - COPAC/PRAC adotou a estratégia de capacitar os discentes ainda no início da execução dos projetos.

O Encontro foi promovido para informa-los sobre suas competências como bolsista do PROBEX, sobre conceito e diretrizes da extensão universitária, bem como informações sobre o SIGAA – MÓDULO EXTENSÃO, a fim de capacitá-los para auxiliar as coordenações dos projetos na gestão da equipe executora e de participantes.

As informações passadas no evento terão impacto direto da elaboração correta dos Planos de Trabalho dos bolsistas e voluntários, o que constitui uma exigência da PRAC, a fim de atingir uma gestão da extensão de forma integrada no SIGAA. Para contemplar todos os bolsistas foram realizadas duas reuniões; uma pela manhã, que aconteceu no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e outra no período da tarde, no auditório da Reitoria (Universidade Federal da Paraíba).Encontro discentes PROBEX1

Nos dois turnos, a equipe da COPAC/PRAC, responsável pela gestão do PROBEX, deu informações sobre submissão do Plano de Trabalho, sobre os certificados e cadastros realizados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPB, que são as dúvidas mais frequentes dos bolsistas.

No Encontro, foi discutido ainda o Encontro de Extensão (ENEX), evento que a PRAC realiza anualmente, integrando o Encontro Unificado da UFPB (Ensino, Pesquisa e Extensão). A participação dos bolsistas no ENEX é obrigatória. Também foi posto em pauta a importância da participação destes bolsistas no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que acontecerá no período de 26 a 29 de junho do corrente ano na Universidade Federal do Rio Grande Norte – UFRN, na cidade de Natal – RN.

A UFPB sempre se faz presente nestes eventos, haja vista ser referência nacional em extensão universitária. A COPAC/PRAC ratificou a importância a participação dos Extensionistas da UFPB neste Congresso, por meio da submissão de trabalhos acerca de experiências extensionistas vivenciadas nos diversos projetos de extensão desenvolvidos nos últimos anos. Informou ainda que o período de submissão dos trabalhos vai até 02 de abril (2018).

A coordenadora Marçonilia Arnoud, da Coordenação de Programa de Ação Comunitária (COPAC), informou que o propósito destas reuniões foi aproximar os extensionistas dos procedimentos de gestão das atividades obrigatórias, previstas no Edital PROBEX, seja por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seja nas Assessorias de Extensão de cada Centro de Ensino e nas atividades próprias dos projetos de extensão dos quais participam.

Encontro discentes PROBEX2Essa aproximação se faz necessária para dirimir dúvidas dos discentes, tendo em vista que na finalização dos relatórios do PROBEX de 2017 muitos problemas impossibilitaram e/ou dificultaram a participação destes nos projetos vigentes em 2018, e para sanar estes problemas, os atuais bolsistas poderão contribuir nas alterações que se fazem necessárias, nos projetos e relatórios do ano de 2017 que precisam ser concluídos e estão com pendências nos registros dos encargos dos discentes.

Conforme relatou Adriano Rennan, que atualmente é bolsista da  COPAC e já foi bolsista da Assessoria de Extensão  (CCSA),  informar os discentes é uma rica estratégia, pois eles podem atuar junto aos coordenadores e solucionar muitas pendências e ainda evitar que erros de registros só sejam percebidos na etapa final de execução, o relatório final.

O bolsista Marwin da Silva Alcântara do projeto Fortalecimento do Empreendimento Econômico Solidário Ecolanches: melhoria na solução de planejamento e controle da produção (pcp), do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, contou que o Encontro de Discentes Bolsistas do PROBEX proporcionou aos alunos o conhecimento sobre seus direitos e deveres como extensionistas, além de esclarecer questões que ficam confusas em relação aos projetos e ao Edital.

Com esse encontro, a COPAC espera melhorar fluxo de informações dentro das equipes de execução dos projetos para com isso garantir que todos os procedimentos orientados pelo Edital sejam cumpridos plenamente. A Capacitação dos bolsistas pode contribuir com o sucesso das ações PROBEX 2018, considerando a habilidade que estes possuem para lidar com as novas tecnologias.