Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > A extensão que eu faço

A extensão que eu faço

Extensão e as ferramentas de comunicação digital

publicado: 20/07/2020 14h55, última modificação: 22/07/2020 21h21
Divulgação do Programa A extensão que eu faço. Imagem: Arte de Emerson Lopes

COPAC promove evento on-line para falar sobre as ferramentas de mídia na Extensão Universitária

Para a extensão Universitária, o período de excepcionalidade que estamos vivendo gerou a necessidade de ampliar as formas de conexão com a comunidade. A área da comunicação passou a ter lugar central nas rotinas de quem atua compartilhando saberes e dialogando com as demandas da sociedade. Observando a dinâmica gerada pela pandemia de COVID-19, a Pró-reitoria de Extensão resolveu falar sobre esta temática.

Com o objetivo de disseminar possibilidades da comunicação para promover o encontro, ainda que virtual, entre a extensão da UFPB e a comunidade extensionista, a Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PROEX) realizará transmissões ao vivo (lives) abordando aspectos práticos das ferramentas de comunicação. A proposta é falar sobre redes sociais, formatos de mídia e demais elementos que podem ser utilizadas pelas equipes extensionistas para dialogar com a sociedade.

A primeira transmissão, que acontecerá próximo dia 22 (quarta-feira) no Youtube, às 19h, no canal Portal PROEX UFPB, será sobre Tecnologias Educacionais e Comunicação Institucional estratégica. Os profissionais convidados para tratar da temática serão Marcus Alves, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia e a professora Lebiam Tamar Gomes da Silva, Mestre e Doutora em Educação, com a mediação de Emerson Lopes, Educomunicador.

As transmissões ao vivo são parte do Programa “A extensão que eu faço”, uma proposta estratégica COPAC/PROEX para ampliar a divulgação das trajetórias dos projetos de extensão, que, em consonância com os princípios e diretrizes nacionais da prática extensionista, atuam de acordo com as demandas da sociedade em que a Universidade está inserida.

Na fase inicial do programa “A extensão que eu faço”, a PROEX realizará quatro transmissões para dialogar sobre o compartilhamento das ações de extensão nas ferramentas digitais. O segundo momento será protagonizado pelas equipes de extensionistas, que serão convidadas para falar sobre suas experiências de comunicação.

UFPB, uma Universidade nacionalmente reconhecida pela sua extensão

A Extensão da UFPB é uma referência nacional na execução de ações. Entre 2017 e 2020, foram realizadas 5.342 ações de extensão, que envolveram 13.944 discentes, 9.592 docentes, 2.489 técnico- administrativos. O público externo, principal foco das ações, é superior a 20.000, segundo dados de relatórios do SIGAA, SigProj e SigEventos.

Em termos de território, as ações alcançam todas cidades do estado da Paraíba, algumas do estado de Pernambuco e demais estados brasileiros. Foram realizadas até ações internacionais, como na Guatemala e na Itália, mediante termo de cooperação técnico científico. Esse alcance é importante porque a extensão atua com a popularização do conhecimento nas mais variadas áreas, com destaque para cursos de formação que contribuem diretamente na melhoria do ensino público e na prestação dos serviços de saúde.

As ações de extensão são baseadas na contribuição recíproca entre a Universidade e a sociedade. Ao mesmo tempo em que estudantes, docentes e técnicos atuam dando formas práticas aos conhecimentos, a comunidade responde oferecendo demandas e fazendo surgir novas ações. Nesse processo, que é educativo, cultural e científico, a Universidade cumpre mais que a função formativa de profissionais. É na extensão universitária que o diálogo com a comunidade acontece.

Assim, é para ampliar o espaço de diálogo entre a Extensão e a comunidade que o Programa “A extensão que eu faço” surge. As transmissões buscam aumentar a visibilidade das ações, bem como compartilhar as experiências da comunidade extensionista que já estão sendo realizadas.

Para acompanhar o programa #Aextensãoqueeufaço, basta anotar as datas e acessar os canais, conforme programação abaixo. Também é possível fazer contato pelo email secretariacopac@proex.ufpb.br para demonstrar interesse em compartilhar suas experiências extensionistas nas próximas lives.

Data/horário

Temática/Convidada/convidado

Canal

22 de julho (quarta-feira), 19h.

Tecnologias Educacionais e Comunicação Institucional estratégica

Marcus Alves, Mestre em Comunicação e Lebiam Tamar Gomes da SilvaMestre e Doutora em Educação.

►Youtube - Canal Portal PROEX UFPB

27 de julho (segunda-feira), 10h.

Podcasts Universitários: Formatos e narrativas

Norma Maria Meireles (CCTA, UFPB), Patrícia (CCTA, UFPB), Giovana Mesquita (UFPE), Bruno Balacó (Podcast Papocom) e Luan Chagas (UFMT).

►Youtube - Canal Jornalismo UFPB

03 de agosto (segunda-feira), 19h30.

Evento: Colóquio Telejornalismo em Transformação: da cobertura da Covid-19 na TV à produção de Conteúdo para smartphone

Fabiana  Siqueira, Coordenadora do curso de Jornalismo da UFPB e Katy Marinho, Mestre em Indústria Criativas pela Unicap – Pe.

►Youtube - Canal Jornalismo UFPB

12 de agosto (quarta-feira), 19h.

Compartilhando conhecimento acerca do uso das Tecnologias nas atividades acadêmicas

Danielle Rousy, Doutora em Inteligência Artificial Aplicada e Danielle Karla Vieira e Silva, Mestre em Ciências da Computação.

►Youtube - Canal Portal PROEX UFPB