Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Professor Pedro Nunes Filho representa UFPB no prêmio INTERCOM - Luiz Beltrão 2020
conteúdo

Notícias

Professor Pedro Nunes Filho representa UFPB no prêmio INTERCOM - Luiz Beltrão 2020

Em reconhecimento pela exemplar carreira acadêmica, o pesquisador foi indicado na categoria Maturidade Acadêmica

publicado: 15/07/2020 13h05, última modificação: 14/03/2023 11h50

Recomendado pela Universidade Federal da Paraíba e por vinte e três outras  instâncias acadêmicas, o docente Pedro Nunes Filho foi indicado à categoria Maturidade Acadêmica do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2020. Em seus mais de 40 anos de contribuição acadêmica, o Profº Dr. Pedro Nunes é reconhecido nacional e internacionalmente por sua competência, articulação  com centros de pesquisa, produções artísticas e intelectuais em áreas das Ciências da Comunicação, Semiótica e Cinema e Audiovisual. O grande diferencial de sua vida acadêmica foi a construção de um perfil híbrido, teórico-aplicado, que conjuga reflexões avançadas, fruto da adoção de metodologias inovadoras e realização de vídeos, filmes, projetos multimídia, iniciativas itinerantes, mostras audiovisuais, propostas colaborativas dentre outras. Por sua atuação marcante na UFPB e articulações com universidades brasileiras e estrangeiras, a UFPB aprovou o título de Professor Emérito, honraria mais importante outorgada a um professor da Casa.

Atuante como professor titular no Departamento de Comunicação da UFPB,   o candidato ao Premio INTERCOM - Maturidade Acadêmica, coleciona em seu extenso currículo formação e vivência acadêmica em universidades como a PUC -SP, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas e Universidad Autónoma de Barcelona   - onde concluiu o seu Pós-doutorado em Comunicação Digital  e atuou como professor convidado, dentre outras. Tem na sua carreira acadêmica 16 livros ( +2 no prelo), autorais e coletâneas, que mobilizaram pesquisadores nacionais e estrangeiros. Destaque para dois livros autorais - (2019) “As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico” (1996) – e duas coletâneas:  o livro-dossiê “IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil” (2019) e “AUDIOVISUALIDADES, Desejo & Sexualidades: olhares transversais” ( 2012).

Na carta de recomendação produzida pela Reitoria da UFPB, a reitora Margareth Diniz, acentua as qualificações do candidato ao Prêmio INTERCOM – Maturidade Acadêmica: “O professor dispõe de uma vasta produção intelectual nas áreas de comunicação, jornalismo, semiótica, cinema e audiovisual em forma de livros autorais, coletâneas, artigos científicos e produção audiovisual”. Ressalte-se, ainda, 17 produções no  campo do audiovisual que recebem a sua assinatura destacando-se o filme “Closes” (1982), o vídeo experimental “Cortejo de Vida” (1992), a série de interprogramas “Grafite: Visualidades Urbanas” (2008) e dois documentários didáticos (longas-metragens) “Escola sem PREconceitos” e “Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade”(2015), realizados com o apoio do Ministério da Educação do Brasil.

Pedro Nunes, com seu folego acadêmico projetivo, atuou como idealizador e coordenador da Mostra de Cinema Independente (na fase final da Ditadura Militar) e foi responsável por cinco edições da Mostra Matizes da Sexualidade conjugada com Simpósios internacionais, palestras, comunicações e produções bibliográficas.     Foi, ainda, o responsável pela criação e estruturação da Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, vinculado ao Programa  de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Destacou-se por seu envolvimento em projetos de extensão com ampla inserção social a exemplo de “Presença da UFAL em Penedinho” (4 anos), “Ações de  educomunicação ambiental no manguezal de Bayeux _(Presença da UFPB em Bayeux | 02 anos )” além de ser o criador e presidente do Projeto Xiquexique , Organização Não Governamental em Catolé do Rocha, tendo projetos aprovados pelo Ministério da Cultura do  Brasil e financiamentos internacionais da ONG Word Vision ( Austrália e Canadá), com o desenvolvimento, por 17 anos, de ações socioeducativas relacionadas com a cidadania, cultura, meio ambiente, direitos humanos e comunicação Comunitária, nas zonas rural e urbana do município de Catolé do Rocha – Paraíba.

O professor Pedro Nunes Filho tornou-se um hábil interlocutor para UFPB e UFAL face o seu trânsito e reconhecimento por parte de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Liderou projetos conjugando, pesquisa e extensão, ensino e pesquisa  e ensino e extensão sempre mobilizando um quantitativo significativo  de discentes e docentes. Notabilizou-se pelo seu rigor acadêmico, criticidade, capacidade de mobilização, desenvolvimento de projetos transdiciplinares em rede, conduta ética junto aos seus pares, atitudes colaborativas e afetuosidade.

Além de sua respeitável carreira acadêmica, o referido docente é reconhecido pelo bom relacionamento com outros profissionais, servidores  e alunos, como pode ser destacado na fala do Reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo: “Professor generoso, pesquisador competente, líder capaz e artista honorário, o Prof. Pedro Nunes Filho é do BEM, cativa seus estudantes e colegas, deixando sua marca por onde passa”!

Isso é o que também enfatiza o Professor   Danilo Silva Barata – Diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: “Acreditamos que o protagonismo e liderança do professor foram um farol nas pesquisas no campo da comunicação, especialmente referenciada nos 16 livros publicados pelo professor e nos inúmeros artigos e capítulos de livros que nortearam os estudos e pesquisas em todo território nacional”.

A RECOMENDAÇÃO do Prof. Pedro Nunes Filho ao Prêmio INTERCOM 2020 - Maturidade Acadêmica foi encampada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB e pelo Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora, Faculdade de Comunicação da UnB e, prontamente abraçada com manifestações, por escrito, encaminhadas pela Associação Internacional de Semiótica e Comunicação - CISECO, Associação Parabana de Cinema – APC, Reitores da UFPB e UFAL, três Programas de Pós-Graduação em Comunicação (UFRN, UFMA e UFPB), Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Extensão (UFPB e UFAL), Direções de Centro (UFPB, UFAL, UFRB), Chefias de Departamento (UFRN, UFPB, UFS), TV Universitária (UFRN), Grupos e Núcleos de Pesquisa ( UNB, UFRB, UEPB, UFSCAr) e Periódicos Acadêmicos (UFSCAr , UFPB).

O prêmio Luiz Beltrão, concedido pela INTERCOM, foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. Este ano será a 23ª edição do prêmio, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será organizado pela Universidade Federal da Bahia, de 01 a 10 de dezembro, em formato virtual, devido à pandemia do Covid-19. Esta será a primeira vez na história que o congresso acontecerá integralmente em formato virtual, tendo em vista a inviabilidade da reunião presencial que habitualmente acolhe milhares pesquisadores, estudantes e convidados do Brasil e exterior.

O currículo completo do professor Pedro Nunes Filho  pode ser encontrado na página do Lattes, no endereço: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783241E7

Parte significativa de sua  produção intelectual  e trajetória acadêmica de Pedro Nuens Filho pode  ser localizada em: https://pedronunesfilho.wordpress.com/

As Cartas e Moções de Apoio podem ser consultadas aqui.

Lista de Instâncias Acadêmicas e Entidades Apoiadoras

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

  • Gabinete da Reitoria da UFPB, Magnífica Reitora Profa. Dr. Margareth Diniz;
  • Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPB;
  • Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA / UFPB);
  • Departamento de Comunicação (DECOM / UFPB);
  • Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ/UFPB);
  • Revista Latino-Americana de Jornalismo – Âncora (UFPB);

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

  • Gabinete da Reitoria da UFAL, Magnifíco Reitor Prof. Dr. Josealdo Tonholo ;
  • Pró-reitoria de Extensão da UFAL;
  • Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da UFAL;

CENTRO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA E COMUNICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

  • Departamento de Comunicação Social da UFRN;
  • Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia - UFRN;
  •  TVU da UFRN;
  •  Superintendência de Comunicação da UFRN;

UNIVERSIDADE FEDERAL RECÔNCAVO DA BAHIA

  • Centro De Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB);
  • Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios (Link Livre – UFRB/CNPq);

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

  • Departamento de Comunicação Social (DCOS-UFS);

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

  • Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (UFMA);

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

  • Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (UFSCar);
  • Revista GEMInIS (UFSCar);

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

  • Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (NEPLIS), do Laboratório de Áudio (LabAudio) da Faculdade de Comunicação da UnB.

ACADEMIA PARAIBANA DE CINEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

  • Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR /UEPB);

Curriculo Resumido – Lattes

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado - Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003), onde atuou como professor convidado. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa sanduíche na UAB - Espanha (1996). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Especialização em Metodologia da Comunicação UFMG \ CIESPAL (1982). Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. Possui experiência na área de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Processos Midiáticos Audiovisuais, atuando nos seguintes temas: Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo e Cidadania, Tecnologias Audiovisuais, Processos Digitais [ fotografia, cinema e vídeo] e Comunicação Comunitária. Atua no desenvolvimento de projetos multimídia, narrativas fluidas e estudos que versam sobre as encenações da sexualidade no contexto das mídias audiovisuais. Realizador de filmes, vídeos e projetos multimídia com repercussões no Brasil e exterior. Destaque para o filme "Closes" (1982), o vídeo experimental "Cortejo de Vida" (1992), a série de interprogramas "Grafite: Visualidades Urbanas" (2008) e dois vídeos didáticos que são referência para pesquisadores, educadores e profissionais das áreas de Educação, Comunicação e Direitos Humanos: "Escola sem PREconceitos" (2012) e "Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade" (2015), ambos produzidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero da UFPB, com apoio financeiro do Ministério da Educação, via Editais Públicos. A carreira acadêmica é pontuada por 16 livros autorais e coletâneas que mobilizaram pesquisadores nacionais e estrangeiros. Destaque para dois livros autorais - "Democracia Fraturada"(2019); "As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico" (1996) - e o livro-dossiê "IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil" (2019). Coordenou projetos de extensão e experiências comunitárias de longa duração. Com esse perfil teórico-aplicado, desenvolveu projetos com metodologias inovadoras que entrelaçaram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Baseado nessas ações transformadoras projetadas em diferentes espaços que ultrapassaram a sala de aula. Professor EMÈRITO da UFPB tendo em conta "a sua incansável dedicação aos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, principalmente no âmbito da UFPB  além de interlocução com universidades brasileiras".

Pedro NUNES Filho  | Principais Livros e Coordenação de Dossiês

LIVROS PUBLICADOS

Ano

 Autor

Organizador 

De GADANHO a CLOSES: cinema Super-8, memória & resistência cultural na Paraíba


2020

 


Pedro NUNES | João de LIMA [ No PRELO]

Saudades do Futuro: Etnografia noticiosa do cotidiano político no Brasil
[ Era Temer e fragmentos do governo Messias Bolsonaro]


2020


Pedro NUNES

 

-[ No PRELO]

Democracia Fraturada:  a derrubada de Dima Rousseff, a prisão de Lula e o jornalismo no Brasil


2019

Pedro NUNES

 

-

IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL


2019

-


Pedro NUNES


ESCUTAS sobre o JORNALISMO


2018

-

Pedro NUNES
Joana BELARMINO
Fernando FIRMINO

 PROJETO XIQUEXIQUE: MEMÓRIAS Compartilhadas

2017

-

Pedro NUNES

 Rotinas do JORNALISMO no CINEMA

2017

-

Pedro NUNES

 JORNALISMO, Participação e Cidadania

 

2017

-

Pedro NUNES
Joana BELARMINO
David CAMPOS

JORNALISMO em ambientes Multiplataforma


2016

-


Pedro NUNES

Travessias Acadêmicas | Memorial  Professor Titular da UFPB


2016

Pedro NUNES

-

Protestos.com.br : Fluxo livre de informações e coberturas jornalísticas das manifestações de Rua e redes sociais 

2016

 

Pedro NUNES
Claudio PAIVA
Emília BARRETO

Matizes da Sexualidade no Cinema

2012

-

Pedro NUNES
Gloria RABAY

Audiovisualidades, Desejo e Sexualidades

2012

-


Pedro NUNES

 Mídias Digitais e Interatividade

2009

-

Pedro NUNES

As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico


1996

Pedro NUNES

 

Cinema & Poética


1992

Pedro NUNES

 

DOSSIÊS

Revista Latino-americana de Jornalismo | ÂNCORA

Dossiê

 

Ano

 

Editor
 

 

Coordenador do Dossiê

JORNALISMO, MÍDIA e PODER: o processo de impeachment e o contexto pós-Dilma

 

2018.2

 Joana BELARMINO

Pedro NUNES

[ Editor Convidado]

JORNALISMO de Esportes

2017.1

Pedro NUNES

Edônio Alves

[ Editor Convidado]

JORNALISMO, Mobilidades e TRANSMIDIAÇÕES

2016.2

Pedro NUNES

Fernando Firmino[ Editor Convidado]

JORNALISMO em ambientes Multiplataforma: Conceitos e Experiências

2016.1

Pedro NUNES

Pedro NUNES

JORNALISMO, Participação e Cidadania  [Tomo 2]


2015.2

Pedro NUNES

Pedro NUNES

JORNALISMO, Participação e Cidadania  [Tomo 1]

2015.1

Pedro NUNES

Pedro NUNES

Desafios e complexidades do JORNALISMO DIGITAL

2014.2

Pedro NUNES

Pedro NUNES

 

 

 

 

 

Pedro NUNES Filho  | Principais Vídeos e Filmes  

Filmes  | Vídeos

Ano

 Diretor

Natureza

Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade


2016

 
Pedro NUNES

Documentário
Didático | NIPAM - UFPB

Escola sem PREconceitos


2012


Pedro NUNES

Documentário
Didático | NIPAM - UFPB

Shiko | Graffiti - Visualidades Urbanas

 


2008


Pedro NUNES

Documentário Experimental
Polo Multimídia - UFPB

Giga Brow | Graffiti -Visualidades Urbanas


2008

Pedro NUNES

Documentário Experimental
Polo Multimídia - UFPB

Múmia  | Graffiti -Visualidades Urbanas


2008

Pedro NUNES

Documentário Experimental
Polo Multimídia - UFPB

Slide Show | Graffiti - Visualidades Urbanas

2008

Pedro NUNES

Documentário Experimental
Polo Multimídia - UFPB

Chico Santo

 

2006

Pedro NUNES

Videoclip Documental
DECOS | PROEX | UFAL

SERtão Cultural

2006

Pedro NUNES

Documentário
DECOS | PROEX | UFAL

Vozes do Penedinho


2005

Pedro NUNES

Documentário
DECOS | PROEX | UFAL

Making Of | Vozes do Penedinho

2005

Pedro NUNES
Allan NOGUEIRA

Documentário
DECOS | PROEX | UFAL

Cortejo de Vida

[ VídeoPOEMA em Português e Coreano ]


1992


Pedro NUNES

Experimental
PUC-SP  | O Imaginário é TV

 

Passos, Espaços, Corpo e Linguagens

 

1989


Pedro NUNES
Claudio  DUARTE

Experimental
Nosso Bolso Produçõe Artísticas  | O Imaginário é TV


Closes


1982


Pedro NUNES

Documentário
Oficina de Comunicação | UFPB

Contrapontos

1981

Pedro NUNES

 


Registro


 1980


 Pedro NUNES

Documentário
DCE | UFPB

 

O Povo de Capim de Cheiro

 

1980

 Pedro NUNES

Documentário
Centro de Educação | UFPB

Experimento

1980

 Pedro NUNES

 Experimental

TVU UFRN

Gadanho


1979

Pedro NUNES | João de LIMA

Documentário
Bolsa Arte\PROEX - UFPB

 

 

Contatos
Pedro Nunes Filho 83 988296254 ( WattsApp)
                   tecnovisualidades@yahoo.com.br

Zulmira Nóbrega | Coordenadora do PPJ-UFPB  | 83 96845985 ( WattsApp)

Assessoria de Jornalismo  - PPJ -UFPB