Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de esclarecimento sobre bolsas do PPGQ
conteúdo

Notícias

Nota de esclarecimento sobre bolsas do PPGQ

publicado: 13/04/2020 15h38, última modificação: 13/04/2020 15h39

A Comissão de Bolsas do PPGQ informa aos discentes do Programa o quantitativo de bolsas disponibilizado pelos órgãos de fomento para 2020 e implantação das mesmas:

  • Para 2020.1 foram disponibilizadas 7 bolsas de mestrado (5 do CNPq e 2 da Capes) e 7 bolsas de doutorado (1 CNPq e 6 da Capes), além de 5 bolsas do Projeto “Formação Estratégica de Doutores” (CNPq). As bolsas foram implantadas obedecendo a ordem de classificação das Chamadas Internas de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2020.1 do PPGQ e 2ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 do PPGQ, divulgadas anteriormente no site do PPGQ/UFPB, a saber:
  • A Chamada Interna de Bolsas de Mestrado 2020.1 teve 14 homologações com posterior 5 desistências, restando 9 candidatos às cotas de bolsas. Até o presente foram implantadas 7 bolsas e 2 discentes estão na espera (JOÃO GOMES SOARES NETO e RAFAEL C. SANTOS DE MELO);
  • A 1ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 teve 5 homologações com 1 desistência, restando 4 candidatos às cotas de bolsas. Foram implantadas 1 bolsa do CNPq (Cota institucional do PPGQ/UFPB) e 3 bolsas das cotas do Projeto Formação Estratégica de Doutores (CNPq), não restando nenhum discente participante desta 1ª Chamada do doutorado na fila de espera;
  • A 2ª Chamada Interna de Bolsas de Doutorado 2020.1 do PPGQ homologou 7 inscrições. Dos inscritos seis foram contemplados com bolsas da Capes, restando apenas um discente na fila de espera (JOSÉ GUTEMBERGUE DE MENDONÇA);
  • As bolsas do “Projeto Formação Estratégica de Doutores” não participam das Chamadas de Bolsas do PPGQ, sendo destinada a discentes orientandos dos professores participantes do Projeto: Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos, Dr. Sherlan Guimarães Lemos, Dr. Wallace Fragoso, Dr. Ary da Silva Maia, Dra. Maria Gardênnia da Fonseca e Dra. Ana Paula Guedes, sendo, portanto, de competência dos mesmos a seleção e indicação dos bolsistas para atender as demandas específicas deste projeto; o projeto institucional está internamente no PPGQ sob os cuidados da Profa. Iêda M. G. dos Santos.

A título de esclarecimento, a Comissão de Bolsas informa aos discentes do PPGQ:

  1. A solicitação de implantação as cotas de bolsas disponibilizadas pelas agências de fomentos foram prontamente encaminhadas pela Comissão de Bolsas, respeitando sempre a ordem das Chamadas Internas de Bolsas do Programa. A implantação das bolsas é de competência do PPGQ apenas no caso das bolsas CNPq ainda associadas diretamente ao PPGQ; a implantação de todas as bolsas CAPES e bolsas CNPq do projeto institucional de Áreas Estratégicas são de competência da PRPG.
  2. A Comissão de Bolsas conta com a participação de um representante discente (doutoranda Laís Chantelle de Lima, LACOM) que constitui um canal entre os demais discentes e a Comissão de Bolsas.
  3. Embora a informação que recebemos até o momento da CAPES sobre as bolsas disponibilizadas no SCBA em abril seja de que "os alunos beneficiados com essas bolsas poderão receber, ainda no mês de abril, o pagamento retroativo a março de 2020" (Ofício Circular 6/2020-CGSI/DPB/CAPES), as bolsas da Capes implantadas no dia 6 de abril estão com a vigência de 04/2020 a 03/2022 (mestrado) e de 04/2020 a 03/2024 (doutorado); a PRPG informou ao PPGQ que o sistema SCBA da CAPES não disponibilizou a possibilidade de implantação a partir de 03/2020; nem a PRPG nem o PPGQ tem, portanto, como precisar se a Capes pagará retroativo.
  4. O pagamento das bolsas de pesquisa é de responsabilidade das agências de fomento concessoras das mesmas, portanto, a Comissão não responde por nenhum atraso no pagamento das mesmas. Contudo, se coloca à disposição dos discentes do PPGQ/UFPB para ajudá-los no que for possível.
  5. Ao entrar em contato com a Presidente da Comissão de Bolsa do PPGQ, Profa. Antônia Lúcia de Souza, ou representante discente na Comissão, por favor realizar a identificação do bolsista, agência de fomento em questão e apresentar uma descrição clara do problema (incluindo captura de telas se for necessário).

Cordialmente,

Profa. Antônia Lúcia de Souza
Presidente da Comissão de Bolsas do PPGQ