Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para ingresso de alunos especiais no semestre 2021.1
conteúdo

Notícias

Inscrições para ingresso de alunos especiais no semestre 2021.1

publicado: 17/02/2021 12h42, última modificação: 19/02/2021 16h07

Informamos a todos os interessados que o período de inscrições para alunos especiais no semestre 2021.1 começará amanhã, dia 18/02/2021 e terminará dia 22/02/2021. A seguir constam as principais informações sobre a figura do aluno especial e o procedimento adotado.

Por que ser aluno especial?

Trata-se de uma oportunidade única para você que tem interesse de iniciar o mestrado em Engenharia de Produção e quer adiantar algumas disciplinas isoladas no semestre 2021.1. O contato com a temática e com os estudos avançados típicos da pós-graduação stricto sensu permitirá ao aluno especial descobrir e firmar os primeiros passos na direção da pesquisa que pretende empreender no mestrado. Além disso, será possível, nos moldes da regulamentação aplicável ao curso e a depender da quantidade de créditos cursados e da disponibilidade do nosso Programa de Pós-graduação, diminuir o tempo necessário para concluir o mestrado.
 
Após consulta prévia aos docentes do PPGEPS, a Coordenação informa que apenas as seguintes disciplinas poderão aceitar alunos especiais no semestre 2021.1:

  • SPPGEPS0015 - Fundamentos da Sustentabilidade Corporativa - 45H/3CR (Prof.ª Sandra Morioka);
  • SPPGEPS0020 - Fundamentos de Ergonomia - 45H/3CR (Prof.ª Maria Christine Werba).

Quem pode ser aluno especial?

Ressaltamos que as vagas para alunos especiais são destinadas aos candidatos que se encaixam nos critérios elencados no nosso regulamento e que se propõem a iniciar estudos antecipadamente, de forma dedicada e comprometida com o ensino-aprendizagem no intuito de posteriormente se candidatar a uma vaga de aluno regular através do processo seletivo anual.

As regras aplicáveis constam no Regulamento Geral da pós-graduação da UFPB e principalmente no Regulamento Geral do PPGEPS, que se encontram na seção Regulamentação do nosso site. Em resumo, pode ser aluno especial aquele que atender aos critérios do artigo 31 ou do artigo 32 do Regulamento do PPGEPS:

Art. 31. Poderão, a juízo do colegiado do PPGEPS, ser admitidos para matrícula em disciplinas, na condição de alunos especiais, estudantes de graduação da UFPB, desde que sejam encaminhados por orientadores credenciados em programa de pós-graduação da instituição e que estejam participando de atividades vinculadas a programas acadêmicos.

Art. 32. Poderão, a juízo do colegiado do PPGEPS, ser admitidos para matrícula em disciplinas, na condição de alunos especiais, graduados que participem de grupos de pesquisa, desde que sejam encaminhados por líderes/orientadores credenciados em programa de pós-graduação da UFPB.

É possível, portanto, a matrícula como aluno especial de concluintes da graduação e de graduados, desde que atendam aos requisitos dos artigos 31 e 32, respectivamente. Entretanto, é preciso, ainda, que a disciplina a cuja matrícula o candidato aspira seja ofertada no semestre de ingresso pelo Programa, que o docente responsável por ela aceite a matrícula de alunos especiais para a referida turma e que o Colegiado do PPGEPS aprove o ingresso do aluno especial.

Procedimento

O procedimento iniciará com as inscrições, passando pela análise pela Coordenação do PPGEPS e pelo Colegiado do Programa a fim de se cumprir a previsão do artigo 30, caput e §2º do nosso Regulamento. Abaixo segue um resumo com as datas mais importantes:

  • Inscrições: do dia 18/02/2021 às 07h a 22/02/2021 às 23:59h (impreterivelmente);
  • Tramitação dos processos de inscrições admitidas, com manifestação de relator e decisão colegiada em reunião: até 03/03/2021;
  • Matrículas: dias 04/03/2021 a 05/03/2021, realizadas pela Coordenação;
  • Início das aulas: 08/03/2021.

Inscrições

As inscrições serão realizadas através de mensagem de e-mail para o endereço vpal@academico.ufpb.br com o assunto específico "INSCRIÇÃO ALUNO ESPECIAL 2021.1" em caixa alta, no prazo acima indicado (das 07h do dia 18/02/2021 às 23:59h do dia 22/02/2021), contendo o seguinte, de acordo com as instruções abaixo:

  1. No corpo da mensagem a indicação do nome completo, número do CPF e de outro documento de identificação com foto requerendo inscrição (ex: requeiro inscrição como aluno(a) especial no semestre 2021.1 do PPGEPS, nos termos da documentação em anexo);
  2. Nos anexos da mensagem, os seguintes documentos:
  • Formulário de requerimento de admissão de aluno especial devidamente preenchido, contendo as assinaturas do interessado e do docente que o indicar (o docente precisa ser credenciado a um programa de pós-graduação da UFPB);

  • Digitalização dos documentos pessoais:
    - documento de identificação com fotografia (RG e CPF ou RG contendo o número do CPF);
    - documento de quitação com o serviço militar (se o interessado for do sexo masculino);
    - documento eleitoral (título) e comprovante de quitação eleitoral;
  • Documentação comprobatória:
    * Se graduando:
    - comprovante de matrícula em curso de graduação em nível superior (do semestre atual);
    - histórico escolar atual;
    - comprovante de participação em atividades vinculadas a programas acadêmicos (são considerados como tal programas registrados nos respectivos órgãos responsáveis da UFPB, voltados ao ensino, pesquisa e extensão, não incluídos estágios de qualquer natureza);
    - digitalização de comprovante de residência atual (datado de até novembro de 2020).
    * Se graduado:
    - diploma de graduação em curso de  nível superior ou certificado de conclusão de curso (se o processo de expedição do diploma ainda estiver tramitando);
    - comprovante de participação em grupo de pesquisa;
    - digitalização de comprovante de residência atual (datado de até novembro de 2020).

Ressaltamos que não aceitaremos inscrições nem complementação de informações, documentos etc. após o período indicado. Além disso, a inscrição ou o preenchimento dos requisitos não constituem, em hipótese alguma, direito ou expectativa de direito ao ingresso como aluno especial.