Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Dissertação - Thiago Tolentino Muniz
conteúdo

Notícias

Defesa de Dissertação - Thiago Tolentino Muniz

publicado: 20/04/2023 12h08, última modificação: 26/04/2023 20h38

A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.

Identificação

  • DISCENTE: THIAGO TOLENTINO MUNIZ
  • DATA: 28/04/2023
  • HORA: 18:00
  • LOCAL: Sala CTF 102
  • TÍTULO: RISCOS DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS: UM ESTUDO SOB ÓTICA DOS STAKEHOLDERS DO NOVO POLO TURÍSTICO CABO BRANCO.
  • PALAVRAS-CHAVE: Riscos de Sustentabilidade; Stakeholders; Percepção; Projetos.
  • PÁGINAS: 90
  • GRANDE ÁREA: Engenharias
  • ÁREA: Engenharia de Produção

Resumo

Os estudos atuais relacionados à sustentabilidade apresentam tendência de crescimento. No meio corporativo, as discussões da incorporação das ideias de gestão do projeto e sustentabilidade vêm ganhando novos direcionamentos, especialmente nas temáticas que envolvem os riscos e a sustentabilidade em projetos de grande porte. Nesse sentido, este estudo, busca confrontar os riscos considerados de sustentabilidade, com uma análise original das percepções de stakeholders em um projeto real. Para isto, apresentamos como objetivo geral analisar as percepções de riscos de sustentabilidade em projetos sob ótica dos stakeholders. E cinco objetivos específicos, i) levantar as principais características da literatura sobre riscos de sustentabilidade em projetos, considerando os stakeholders envolvidos, ii) identificar categorias de riscos de sustentabilidade em projetos, iii) investigar a percepção de probabilidade, impacto, urgência e tendência destes junto a stakeholders de um projeto de grande porte, iv) classificar percepções individuais e influências dos stakeholders ante categorias de riscos de sustentabilidade e v) expor as convergências e divergências de percepção entre eles. Para alcance desses objetivos foi construída uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso de um projeto de grande porte denominado Novo Polo Turístico Cabo Branco. Como resultado, foi possível identificar características gerais da literatura sobre riscos de sustentabilidade, reunindo e unificando diversos riscos dispersos em quatro categorias (socioambientais, políticas, de requisitos ambientais e de qualidade e estratégico organizacionais). Também com base na Revisão Sistemática, foi possível construir uma nova definição para o constructo riscos de sustentabilidade. Do estudo de caso, foi possível extrair uma análise inédita entre convergência e divergências de percepção dos stakeholders do projeto em relação aos riscos de sustentabilidade. Os resultados gerais da pesquisa sugerem que os stakeholders externos apresentam mais convergências que divergências entre percepções em relação aos riscos. Também foi possível observar que os índices de criticidade dos riscos de sustentabilidade socioambientais e de requisitos ambientais e de qualidade se apresentaram consideravelmente maiores que os políticos, o que deve despertar uma maior atenção dos gestores dos projetos de grande porte em relação a estas categorias.

Membros da Banca Examinadora

  • Presidente - SANDRA NAOMI MORIOKA - UFPB
  • Interno -  LUCIANO COSTA SANTOS - UFPB
  • Externo - GESINALDO ATAÍDE CÂNDIDO - UFCG