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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32585
Tipo: Tese
Título: "A emancipação da medicina paraibana" : tessituras constitutivas da Faculdade de Medicina da Paraíba (1950-1974)
Autor(es): Neves, Vanusa Nascimento Sabino
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: As determinações que estimulam a curiosidade investigativa estão relacionadas à possibilidade de a historiografia das instituições educativas transcender os parâmetros institucionais e lançar luz sobre diferentes dimensões dos fenômenos educativos. O estudo teve por objetivo central compreender as configurações que moldaram a Faculdade de Medicina da Paraíba, mediante a reconstituição de sua trajetória histórica no período de 1950 a 1974. Trata-se de uma pesquisa histórica educacional, circunscrita ao campo das instituições educativas. Amparadas pela Nova História Cultural (Burke, 1992, 2005; Certeau, 1982; Chartier, 2002) e de acordo com a noção de documento monumento (Le Goff, 1990), eloquentes fontes, sendo as principais leis, atas, relatórios, livros de registros institucionais, assentamentos de alunos, enunciados jornalísticos, acervos audiovisuais e escritos memorialísticos (Espínola, 1980; Nóbrega, 1980a, 1980b, 1981, 1983), foram acessadas e trianguladas (Triviños, 1987). O alicerce teórico-conceitual dialogou com conceitos de configuração social (Elias, 1980, 1994), campo (Bourdieu, 1983, 1989, 1996) e cultura escolar (Julia, 2001). Historiadores da Educação (Sanfelice, 2006, 2008, 2012; Saviani, 2004, 2008, 2010, 2013, 2017), filósofos (Chauí, 2003), sociólogos (Fernandes, 1975, 1986) e outros estudiosos (Cunha, 2002, 2003, 2017; Nóvoa, 2019, 2009) também embasaram as concepções do estudo. Os discursos publicitários foram interpretados com apoio em Bakhtin (1997, 2006) e os pronunciamentos na inauguração da Faculdade de Medicina da Paraíba com base na análise de conteúdo (Bardin, 2016). Defendeu-se a tese de que a Faculdade de Medicina da Paraíba foi criada para atender aos interesses das elites paraibanas, ampliar a formação médica e preencher as lacunas na atenção à saúde da população paraibana, que era muito precária. Em sua configuração social, tal instituição foi atravessada por uma trama de disputas e realizações entre as elites, sob o olhar atento dos jornais daquela época. A operação historiográfica partiu do contexto nacional e focalizou na Paraíba, levando em conta as imbricações com os marcos normativos e administrativos que influenciaram a formação incumbida à Faculdade de Medicina da Paraíba. Dentre os resultados, evidenciou-se que a implementação do ensino superior na Paraíba, em termos de direcionamento para as elites, correspondeu ao padrão nacional. A Faculdade de Medicina da Paraíba resultou do esforço de uma congregação médica, com apoio do poder público e de outros intelectuais envolvidos com outros campos do ensino superior no estado, a exemplo da Engenharia. De natureza jurídica privada, via de regra, era inacessível aos jovens de baixa posição social. Nem mesmo a sua agregação à Universidade da Paraíba, em 1955, tornou essa formação pública. A federalização, em 1960, foi o grande divisor, porque possibilitou a profissionalização docente em nível superior, ampliou o acesso dos alunos e os liberou do custeio estudantil, mas a educação universitária ainda permaneceu pouco permeável às camadas sociais menos favorecidas, já que a aprovação nos concursos de admissão exigia uma base prévia, a qual os jovens das classes vulneráveis não possuíam. Em um processo gradativo de emancipação, as configurações da Faculdade de Medicina da Paraíba foram acompanhadas atentamente pela imprensa periódica, propiciando representações que certificavam a capacidade didática institucional e aumentava o capital simbólico dos agentes a tal instituição vinculados. Centenas de médicos formados pela Faculdade de Medicina da Paraíba inovaram na atenção médico-sanitária, no entanto a participação feminina foi diminuta, reproduzindo o sistema histórico de privilégios e/ou de inferioridades.
Abstract: The determinations that foster investigative curiosity are related to the possibility for the historiography of educational institutions to transcend institutional parameters and shed light on different dimensions of educational phenomena. The study aimed to understand the configurations that shaped the Faculty of Medicine of Paraíba by reconstructing its historical trajectory from 1950 to 1974. It is an educational historical research confined to the field of educational institutions. Supported by the new cultural history (Burke, 1992, 2005; Certeau, 1982; Chartier, 2002) and according to the notion of the document as a monument (Le Goff, 1990), eloquent sources, mainly laws, minutes, reports, institutional records, student records, journalistic statements, audiovisual archives, and memoirs (Espínola, 1980; Nóbrega, 1980a, 1980b, 1981, 1983), were accessed and triangulated (Triviñs, 1987). The theoretical-conceptual foundation engaged with concepts of social configuration (Elias, 1980, 1994), field (Bourdieu, 1983, 1989, 1996), and school culture (Julia, 2001). Historians of education (Sanfelice, 2006, 2008, 2012; Saviani, 2004, 2008, 2010, 2013, 2017), philosophers (Chauí, 2003), sociologists (Fernandes, 1975, 1986), and other scholars (Cunha, 2002, 2003, 2017; Nóvoa, 2019, 2009) also informed the study's conceptions. Advertising discourses were interpreted with support from Bakhtin (1997, 2006), and speeches at the inauguration of the Faculty of Medicine of Paraíba were analyzed using content analysis (Bardin, 2016). The thesis was defended that the Faculty of Medicine of Paraíba was created to serve the interests of the Paraíba elites, expand medical education, and fill gaps in healthcare for the precarious Paraíba population. In its social configuration, this institution was crossed by a web of disputes and achievements among the elites, under the watchful eye of the newspapers of that time. The historiographical operation started from the national context and focused on Paraíba, taking into account the interconnections with the normative and administrative frameworks that influenced the formation entrusted to the Faculty of Medicine of Paraíba. Among the results, it was evident that the implementation of higher education in Paraíba, in terms of direction towards the elites, corresponded to the national pattern. The Faculty of Medicine of Paraíba resulted from the efforts of a medical congregation, with support from the government and other intellectuals involved in other fields of higher education in the state, such as Engineering. Of private legal nature, it was generally inaccessible to young people of low social standing. Even its aggregation to the University of Paraíba in 1955 did not make this education public. Federalization in 1960 was the great divider because it enabled professional teaching at the higher level, expanded student access, and relieved them of student expenses, but university education still remained largely inaccessible to less privileged social classes, as admission exam approval required a prior foundation which young people from vulnerable classes did not possess. In a gradual process of emancipation, the configurations of the Faculty of Medicine of Paraíba were closely monitored by the periodic press, providing representations that certified institutional didactic capacity and increased the symbolic capital of the agents linked to such institution. Hundreds of doctors graduated from the Faculty of Medicine of Paraíba innovated in medical-sanitary care. However, female participation was minimal, reproducing the historical system of privileges and/or inferiorities.
RESUMEN Las determinaciones que fomentan la curiosidad investigativa están relacionadas con la posibilidad de que la historiografía de las instituciones educativas trascienda los parámetros institucionales y arroje luz sobre diferentes dimensiones de los fenómenos educativos. El estudio tuvo como objetivo entender las configuraciones que moldearon la Facultad de Medicina de Paraíba mediante la reconstrucción de su trayectoria histórica desde 1950 hasta 1974. Se trata de una investigación histórica educativa, circunscrita al campo de las instituciones educativas. Con apoyo en la Nueva Historia Cultural (Burke, 1992, 2005; Certeau, 1982; Chartier, 2002) y de acuerdo con la noción de documento-monumento (Le Goff, 1990), se accedieron y triangulizaron fuentes elocuentes, siendo las principales leyes, actas, informes, libros de registros institucionales, registros de estudiantes, declaraciones periodísticas, archivos audiovisuales y escritos memorísticos (Espínola, 1980; Nóbrega, 1980a, 1980b, 1981, 1983). El fundamento teórico-conceptual dialogó con conceptos de configuración social (Elias, 1980, 1994), campo (Bourdieu, 1983, 1989, 1996) y cultura escolar (Julia, 2001). Historiadores de la educación (Sanfelice, 2006, 2008, 2012; Saviani, 2004, 2008, 2010, 2013, 2017), filósofos (Chauí, 2003), sociólogos (Fernandes, 1975, 1986) y otros estudiosos (Cunha, 2002, 2003, 2017; Nóvoa, 2019, 2009) también fundamentaron las concepciones del estudio. Los discursos publicitarios se interpretaron con el apoyo de Bakhtin (1997, 2006) y los discursos en la inauguración de la Facultad de Medicina de Paraíba se analizaron mediante el análisis de contenido (Bardin, 2016). Se defendió la tesis de que la Facultad de Medicina de Paraíba fue creada para atender a los intereses de las élites paraibanas, ampliar la formación médica y cubrir las lagunas en la atención médica de la población paraibana, que era muy precaria. En su configuración social, esta institución estuvo marcada por una red de disputas y logros entre las élites, bajo la atenta mirada de los periódicos de la época. La operación historiográfica partió del contexto nacional y se centró en Paraíba, teniendo en cuenta las interconexiones con los marcos normativos y administrativos que influyeron en la formación encomendada a la Facultad de Medicina de Paraíba. Entre los resultados, se evidenció que la implementación de la educación superior en Paraíba, en términos de orientación hacia las élites, correspondía al patrón nacional. La Facultad de Medicina de Paraíba surgió de los esfuerzos de una congregación médica, con el apoyo del gobierno y otros intelectuales involucrados en otros campos de la educación superior en el estado, como la Ingeniería. De naturaleza jurídica privada, generalmente era inaccesible para los jóvenes de bajos recursos. Incluso su agregación a la Universidad de Paraíba en 1955 no convirtió esta educación en pública. La federalización en 1960 fue el gran divisor porque permitió la enseñanza profesional en el nivel superior, amplió el acceso de los estudiantes y los liberó de los gastos estudiantiles, pero la educación universitaria aún permaneció en gran medida inaccesible para las clases sociales menos privilegiadas, ya que la aprobación en los exámenes de admisión requería una base previa que los jóvenes de clases vulnerables no tenían. En un proceso gradual de emancipación, las configuraciones de la Facultad de Medicina de Paraíba fueron seguidas de cerca por la prensa periódica, proporcionando representaciones que certificaban la capacidad didáctica institucional y aumentaban el capital simbólico de los agentes vinculados a dicha institución. Cientos de médicos graduados en la Facultad de Medicina de Paraíba innovaron en la atención médico-sanitaria, sin embargo la participación femenina fue mínima, reproduciendo el sistema histórico de privilegios y/o inferioridades.
Palavras-chave: História da Educação
Instituições educativas - História
Ensino superior
Educação médica
History of Education
History of educational institutions
Higher education
Medical education
Historia de la Educación
Historia de las instituciones educativas
Educación superior
Educación médica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32585
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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