Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32578
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação formativa na concepção docente : a negação da avaliação classificatória e a reprodução da lógica capitalista |
Autor(es): | Alixandre, Maria Aparecida Rosa de Andrade |
Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
Resumo: | O presente estudo trata da Avaliação Formativa que tem influenciado a concepção, as práticas, as políticas e os processos de formação na Educação Básica, embora a avaliação da aprendizagem seja um fenômeno repleto de contradições e negações. A tese defendida é a de que a Avaliação Formativa, orientada pela lógica capitalista, nega o discurso de negação da Avaliação Classificatória. Para responder aos problemas oriundos da prática social, definimos, como caminho epistemológico, o Materialismo Histórico e Dialético, que possibilita apreender a essência do fenômeno investigado em sua existência real e efetiva, ou seja, em sua concretude, analisando suas contradições na prática social e em sua relação com outros fenômenos. Para analisar como se materializa a avaliação na concepção docente, realizamos uma análise a partir de duas abordagens: a macroestrutural, no que se refere à historicidade da avaliação e sua relação com a estrutura social, e a microestrutural, no que tange à concepção de professores sobre Avaliação Formativa. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas do município de João Pessoa, Paraíba, com seis professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. As entrevistas realizadas evidenciam a negação e as contradições da Avaliação Classificatória o destaque da Avaliação Formativa na concepção docente. Contudo, essa a rejeição à Avaliação Classificatória não implica na sua ausência na prática pedagógica dos professores. A pesquisa possibilita apontar que tanto a Avaliação Classificatória (Pedagogia Tradicional) como a Avaliação Formativa (Pedagogia Nova), ainda que desenvolvidas em momentos históricos diferentes, estão voltadas para o fortalecimento e a manutenção do sistema capitalista. Assim, se a educação estiver a serviço da burguesia, continua reproduzindo os princípios dessa estrutura social. Para tanto, a Avaliação Formativa apresenta-se como elemento de uma educação transformadora, mas não se trata de uma mudança revolucionária, pautada na formação de sujeitos críticos, capazes de transformar a sociedade. Mas, sim, de mundanças ainda que contraditórias, voltadas para a manutenção da classe burguesa e do sistema capitalista. Por fim, o trabalho apresenta a Avaliação Dinâmica proposta pela Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa à Avaliação Classificatória e à Avaliação Formativa, posto que essa Pedagogia nega e incopora elementos da Avaliação Classificatória e da Avaliação Formativa. |
Abstract: | The present study deals with Formative Assessment, which has influenced the conception, practices, policies and training processes in Basic Education, although learning assessment is a phenomenon full of contradictions and denials. The thesis defended is that Formative Assessment, guided by capitalist logic, denies the discourse of denial of Classification Assessment. To respond to problems arising from social practice, we define, as an epistemological path, Historical and Dialectical Materialism, which makes it possible to grasp the essence of the phenomenon investigated in its real and effective existence, that is, in its concreteness, analyzing its contradictions in social practice and in its relationship with other phenomena. To analyze how assessment materializes in the teaching conception, we carried out an analysis based on two approaches: the macrostructural, with regard to the historicity of assessment and its relationship with the social structure, and the microstructural, with regard to the conception of teachers on Formative Assessment. The empirical research was carried out in three schools in the city of João Pessoa, Paraíba, with six teachers from the 5th year of Elementary School. The interviews carried out highlight the denial and contradictions of Classification Assessment and the prominence of Formative Assessment in the teaching conception. However, this rejection of Classification Assessment does not imply its absence in teachers' pedagogical practice. The research makes it possible to point out that both Classificatory Assessment (Traditional Pedagogy) and Formative Assessment (New Pedagogy), although developed at different historical moments, are aimed at strengthening and maintaining the capitalist system. Thus, if education is at the service of the bourgeoisie, it continues to reproduce the principles of this social structure. To this end, Formative Assessment presents itself as an element of transformative education, but it is not a revolutionary change, based on the formation of critical subjects, capable of transforming society. But, yes, changes, albeit contradictory, aimed at maintaining the bourgeois class and the capitalist system. Finally, the work presents the Dynamic Assessment proposed by Historical-Critical Pedagogy as an alternative to Classificatory Assessment and Formative Assessment, since this Pedagogy denies and incorporates elements of Classificatory Assessment and Formative Assessment. RESUMEN El presente estudio aborda la Evaluación Formativa, la cual ha influido en la concepción, prácticas, políticas y procesos de formación en la Educación Básica, aunque la evaluación de los aprendizajes es un fenómeno lleno de contradicciones y negaciones. La tesis defendida es que la Evaluación Formativa, guiada por la lógica capitalista, niega el discurso de negación de la Evaluación de Clasificación. Para responder a los problemas derivados de la práctica social, definimos, como camino epistemológico, el Materialismo Histórico y Dialéctico, que permite captar la esencia del fenómeno investigado en su existencia real y efectiva, es decir, en su concreción, analizando su contradicciones en la práctica social y en su relación con otros fenómenos. Para analizar cómo se materializa la evaluación en la concepción de la enseñanza, realizamos un análisis basado en dos enfoques: el macroestructural, en lo que respecta a la historicidad de la evaluación y su relación con la estructura social, y el microestructural, en lo que respecta a la concepción de los docentes sobre Evaluación formativa. La investigación empírica se realizó en tres escuelas de la ciudad de João Pessoa, Paraíba, con seis profesores del 5º año de la Educación Primaria. Las entrevistas realizadas resaltan la negación y las contradicciones de la Evaluación Clasificatoria y el protagonismo de la Evaluación Formativa en la concepción de la enseñanza. Sin embargo, este rechazo a la Evaluación de Clasificación no implica su ausencia en la práctica pedagógica docente. La investigación permite señalar que tanto la Evaluación Clasificatoria (Pedagogía Tradicional) como la Evaluación Formativa (Nueva Pedagogía), aunque desarrolladas en diferentes momentos históricos, tienen como objetivo fortalecer y mantener el sistema capitalista. Así, si la educación está al servicio de la burguesía, sigue reproduciendo los principios de esta estructura social. Para ello, la Evaluación Formativa se presenta como un elemento de educación transformadora, pero no es un cambio revolucionario, basado en la formación de sujetos críticos, capaces de transformar la sociedad. Pero sí, cambios, aunque contradictorios, encaminados a mantener la clase burguesa y el sistema capitalista. Finalmente, el trabajo presenta la Evaluación Dinámica propuesta por la Pedagogía Histórico-Crítica como una alternativa a la Evaluación Clasificatoria y la Evaluación Formativa, ya que esta Pedagogía niega e incorpora elementos de la Evaluación Clasificatoria y la Evaluación Formativa. |
Palavras-chave: | Avaliação formativa - Concepção de professores Avaliação formativa - Educação básica Avaliação classificatória - Pedagogia Avaliação dinâmica - Pedagogia Teachers' conception Classification Assessment Formative Assessment Dynamic Assessment Concepción docente Clasificación Evaluación Evaluación formativa Evaluación dinámica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32578 |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaAparecidaRosaDeAndradeAlixandre_Tese.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons