Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33280
Tipo: Tese
Título: Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé : educação do campo e territorialização da agroecologia
Autor(es): Almeida, João Paulo Guerreiro de
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: A Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé, localizada na comunidade Olho D’água dos Currais, município de Tabuleiro do Norte-Ceará, é uma das oito EFAs desse estado. Sua atuação é ampla e se expande para além das dinâmicas municipais, por se tratar de uma escola engajada e articulada a instituições, coletivos e movimentos sociais ligados à resistência em defesa da Agroecologia. Além da oferta de um Curso Técnico Agropecuária, a EFA Jaguaribana, por meio de sua Associação, desenvolve projetos agroecológicos junto a camponeses da região jaguaribana. Nesta pesquisa, vinculada à linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, perseguimos a seguinte questão: Como a EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, por meio de diversas frentes de atuação, constroi estratégias comunitárias de resistência ao Agronegócio, na perspectiva da Educação do Campo e da Educação Popular, com vistas à territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe? Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a atuação educativa e comunitária da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, no que respeita às estratégias de formação da população do campo para a convivência com o semiárido cearense, ao passo em que interroga suas possíveis contribuições à organização e à participação sociopolítica camponesa, construída por meio da territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos análise de referenciais pertinentes à Educação do Campo (Silva, 2020; Molina, 2010; Caldart, 2008; Carvalho, 2006), à Pedagogia da Alternância (Gimonet, 2007; Begnami, 2003 e 2019) e à Agroecologia (Caporal, 2011; Caporal e Costabeber, 2004; Machado e Machado Filho, 2017; Guhur e Silva, 2022), seguidos das suas interfaces com a Educação Popular. Os documentos institucionais da Escola e da Associação, tais como o Projeto Político Pedagógico e Memórias Institucionais e não institucionais não institucionais (fotografias, boletins, cards e outros) também foram consultados, a fim de compreender a sua identidade e sistematizar as principais atividades desenvolvidas. Na pesquisa de campo, realizamos observações in loco, na própria EFA Jaguaribana e em comunidades camponesas onde são desenvolvidos os projetos agroecológicos, visando perceber as estratégias e contribuições dessa instituição de ensino para a organização e a participação sociopolítica camponesa. Nestes momentos, também foram entrevistados os diversos sujeitos que compõem a EFA Jaguaribana, como forma de conhecer as suas dinâmicas de atuação e o processo de territorialização da Agroecologia no Vale do Jaguaribe. A partir dessa pesquisa, identificamos que tal atuação voltada ao desenvolvimento dos territórios camponeses e à transição agroecológica promove a territorialização da Agroecologia, a qual é precedida por uma inserção comunitária e por processos educativo-políticos, atravessados pela Educação Popular e pela Educação do Campo, consequentemente, formas de educação libertadora que impulsionam à organização e à participação popular. Concluímos que a EFA Jaguaribana, por meio de suas ações, ratifica a função social de uma escola do campo, diminuindo a distância escola-comunidade, mediante a sua expansão às comunidades camponesas com o Curso Técnico e com os Projetos desenvolvidos, numa perspectiva agroecológica. Não obstante, essa dinâmica de inserção nos territórios camponeses implica numa forma de ampliar as possibilidades de atuação/formação na Pedagogia da Alternância, conferindo características e demandas particulares do semiárido e do Vale do Jaguaribe.
Abstract: The Agricultural Family School Jaguaribana Zé Maria do Tomé, located in the Olho D'água dos Currais community, municipality of Tabuleiro do Norte-Ceará, is one of the eight EFAs in that state, whose operations are broad and expand beyond municipal dynamics, by It is a school engaged and articulated with institutions, collectives and social movements linked to resistance in defense of Agroecology. In addition to offering an Agricultural Technical Course, EFA Jaguaribana, through its Association, develops agroecological projects with peasants in the Jaguaribana region. In this research, linked to the Popular Education line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Paraíba, we pursue the following question: How does EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, through the various fronts of action, build community strategies of resistance to Agribusiness, from the perspective of Rural Education and Popular Education, with a view to the territorialization of Agroecology in Vale do Jaguaribe? In this sense, the objective of this work was to analyze the educational and community activities of the Agricultural Family School Jaguaribana Zé Maria do Tomé, with regard to strategies for training the rural population to live in the semi-arid region of Ceará, while interrogates its possible contributions to the organization and sociopolitical participation of peasants, built through the territorialization of Agroecology in Vale do Jaguaribe. To develop the research, we analyzed references relevant to Rural Education (Silva, 2020; Molina, 2010; Caldart, 2008; Carvalho, 2006), Alternation Pedagogy (Gimonet, 2007; Begnami, 2003 and 2019) and Agroecology (Caporal, 2011; Caporal and Costabeber, 2004; Machado and Machado Filho, 2017; Guhur and Silva, 2022), followed by its interfaces with Popular Education. The institutional documents of the School and the Association, such as the Pedagogical Political Project and Institutional and non-institutional Memoirs (photographs, bulletins, cards and others) were also consulted, in order to understand their identity and systematize the main activities carried out. In field research, we carried out on-site observations, at EFA Jaguaribana itself and in peasant communities where agroecological projects are developed, aiming to understand the strategies and contributions of this educational institution to the organization and socio-political participation of peasants. At these moments, the various subjects who make up EFA Jaguaribana were also interviewed, as a way of understanding their operating dynamics and the process of territorialization of Agroecology in Vale do Jaguaribe. From this research, we identified that such action aimed at the development of peasant territories and the agroecological transition promotes the territorialization of Agroecology, which is preceded by community insertion and educational-political processes, crossed by Popular Education and Rural Education, consequently, forms of liberating education that encourage organization and popular participation. We conclude that EFA Jaguaribana, through its actions, ratifies the social function of a rural school, reducing the school-community distance, through its expansion to peasant communities with the Technical Course and the Projects developed, from an agroecological perspective. Nevertheless, this dynamic of insertion in peasant territories implies a way of expanding the possibilities of action/training in the Pedagogy of Alternation, conferring particular characteristics and demands of the semi-arid region and the Vale do Jaguaribe.
RESUMEN La Escuela Familiar Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé, ubicada en la comunidad Olho D'água dos Currais, municipio de Tabuleiro do Norte-Ceará, es una de las ocho EFA de ese estado, cuyas operaciones son amplias y se expanden más allá de la dinámica municipal, al Es una escuela comprometida y articulada con instituciones, colectivos y movimientos sociales vinculados a la resistencia en defensa de la Agroecología. Además de ofrecer un Curso Técnico Agrícola, EFA Jaguaribana, a través de su Asociación, desarrolla proyectos agroecológicos con campesinos de la región Jaguaribana. En esta investigación, vinculada a la línea de Educación Popular del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba, perseguimos la siguiente pregunta: ¿Cómo EFA Jaguaribana Zé Maria do Tomé, a través de los diversos frentes de acción, construye estrategias comunitarias de resistencia a los Agronegocios, desde la perspectiva de la Educación Rural y la Educación Popular, con miras a la territorialización de la Agroecología en Vale do Jaguaribe? En este sentido, el objetivo de este trabajo fue analizar las actividades educativas y comunitarias de la Escuela Familiar Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, en lo que respecta a estrategias de capacitación de la población rural para vivir en la región semiárida de Ceará, al tiempo que interroga sus posibles contribuciones a la organización y participación sociopolítica de los campesinos, construidas a través de la territorialización de la Agroecología en Vale do Jaguaribe. Para desarrollar la investigación, analizamos referentes relevantes para la Educación Rural (Silva, 2020; Molina, 2010; Caldart, 2008; Carvalho, 2006), la Pedagogía de la Alternancia (Gimonet, 2007; Begnami, 2003 y 2019) y la Agroecología (Caporal, 2011; Caporal y Costabeber, 2004; Machado y Machado Filho, 2017; Guhur y Silva, 2022), seguido de sus interfaces con la Educación Popular. También se consultaron los documentos institucionales del Colegio y de la Asociación, como el Proyecto Político Pedagógico y las Memorias institucionales y no institucionales (fotografías, boletines, fichas y otros), con el fin de conocer su identidad y sistematizar las principales actividades realizadas. En la investigación de campo, realizamos observaciones in situ, en la propia EFA Jaguaribana y en comunidades campesinas donde se desarrollan proyectos agroecológicos, con el objetivo de comprender las estrategias y aportes de esta institución educativa a la organización y participación sociopolítica de los campesinos. En esos momentos, también fueron entrevistados los distintos sujetos que integran EFA Jaguaribana, como una forma de comprender sus dinámicas operativas y el proceso de territorialización de la Agroecología en el Vale do Jaguaribe. A partir de esta investigación, identificamos que dicha acción encaminada al desarrollo de los territorios campesinos y la transición agroecológica promueve la territorialización de la Agroecología, la cual es precedida por procesos de inserción comunitaria y educativo-político, atravesados por la Educación Popular y la Educación Rural, en consecuencia, formas de educación liberadora que fomente la organización y la participación popular. Concluimos que EFA Jaguaribana, a través de sus acciones, ratifica la función social de una escuela rural, reduciendo la distancia escuela-comunidad, a través de su expansión a comunidades campesinas con el Curso Técnico y los Proyectos desarrollados, desde una perspectiva agroecológica. Sin embargo, esta dinámica de inserción en territorios campesinos implica una forma de ampliar las posibilidades de acción/formación en la Pedagogía de la Alternancia, confiriendo características y demandas particulares de la región semiárida y del Vale do Jaguaribe.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação popular
Pedagogia da alternância
Territorialização da agroecologia
Comunidade camponesa
Educación Popular
Educación Rural
Pedagogía de la Alternancia
Territorialización de la Agroecología
Comunidad Camponesa
Popular Education
Rural Education
Alternation Pedagogy
Territorialization of Agroecology
Peasant Community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33280
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoPauloGuerreiroDeAlmeida_Tese.pdf6,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons