Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31998
Tipo: | Tese |
Título: | “Aún mejorando el mundo”: experiências de estudantes venezuelanos/as em escolas paraibanas |
Autor(es): | Gordillo Sánchez, Daniel Guillermo |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | Com aproximadamente oito milhões de migrantes forçados/as ao redor do mundo, o fenômeno migratório venezuelano se destaca como um dos movimentos populacionais mais expressivos e sem precedentes nas Américas, impondo uma série de desafios complexos às sociedades receptoras. Por meio de um arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar, que congrega contribuições dos estudos culturais da educação, dos estudos linguísticos e da antropologia, esta Tese investiga as experiências de quatro jovens migrantes venezuelanos/as que se estabeleceram no estado da Paraíba entre 2018 e 2021, matriculados/as em escolas públicas da região. Trata-se de um estudo etnográfico que foca em dois irmãos de 14 anos cursando o oitavo ano do ensino fundamental em João Pessoa, uma estudante de 15 anos, estudando o nono ano de forma remota na mesma cidade, e uma quarta participante de 16 anos, no último ano do ensino médio no Conde (PB), município da região metropolitana de João Pessoa. O objetivo central da pesquisa é desvendar os significados que esses/as jovens atribuem ao seu processo de adaptação e integração nas escolas públicas paraibanas, explorando os principais obstáculos e desafios educacionais que enfrentam nas instituições escolares. De modo semelhante, a Tese analisa as estratégias que os/as estudantes migrantes empregam para superar barreiras e assegurar oportunidades de escolarização, aprendizagem e socialização. O estudo evidencia que as dificuldades enfrentadas por esses/as jovens estão relacionadas, principalmente, à aprendizagem e ao domínio da língua portuguesa, ao período da pandemia da COVID-19, bem como à sua invisibilização no espaço escolar. Contudo, longe de assumirem uma posição passiva diante das adversidades, foi possível registrar a resiliência, os investimentos, os talentos e a criatividade dos/as jovens venezuelanos/as; estas qualidades não só facilitam a superação de desafios e barreiras cotidianas, dentro e fora do espaço escolar, mas também abrem caminho para o desenvolvimento de propostas educacionais interculturais e decoloniais, visando aprimorar o acolhimento desta população no sistema escolar brasileiro. |
Abstract: | With approximately eight million displaced people worldwide, the Venezuelan migratory
phenomenon stands out as one of the most significant and unprecedented population
movements in the Americas, bringing many complex challenges to host societies.
Through an interdisciplinary theoretical-methodological framework that incorporates
contributions from cultural studies in education, linguistic studies, and anthropology, this
Thesis investigates the experiences of four young Venezuelan students who settled in
Paraíba between 2018 and 2021 and enrolled in public schools in the region. This is an
ethnographic study focusing on two 14-year-old siblings attending the eighth grade in
João Pessoa, a 15-year-old student studying the ninth grade remotely in the same city,
and a fourth participant, 16 years old, in the final year of high school in Conde (PB), a
municipality in the metropolitan region of João Pessoa. The main goal of the research is
to apprehend the meanings these young people attribute to their adaptation and integration
process in the public schools of Paraíba, exploring the main educational obstacles and
challenges they face in these institutions. Similarly, the Thesis examines the strategies
that migrant students employ to overcome barriers and to get opportunities for schooling,
learning, and socialization. The study highlights that the difficulties these young people
faced were mainly related to learning and mastering the Portuguese language, the
COVID-19 pandemic, and their invisibility in the school space. However, far from
adopting a passive position in the face of adversities, it was possible to observe the
resilience, investments, talents, and creativity of the young Venezuelans; these qualities
not only facilitate overcoming daily challenges and barriers, both within and outside the
school space but also show the way for the development of intercultural and decolonial
educational policies, aiming to improve the reception of this population in the Brazilian
school system. RESUMEN. Con aproximadamente ocho millones de migrantes forzados/as alrededor del mundo, el fenómeno migratorio venezolano se destaca como uno de los movimientos poblacionales más expresivos y sin precedentes en las Américas, imponiendo una serie de desafíos complejos a las sociedades receptoras. A través de un marco teórico-metodológico interdisciplinario, que reúne contribuciones de los estudios culturales de la educación, de los estudios lingüísticos y de la antropología, esta Tesis investiga las experiencias de cuatro jóvenes migrantes venezolanos/as que se establecieron en el estado de Paraíba entre 2018 y 2021, matriculados/as en escuelas públicas de la región. Se trata de un estudio etnográfico que se centra en dos hermanos de 14 años cursando el octavo año de enseñanza primaria en João Pessoa, una estudiante de 15 años, estudiando el noveno año de forma remota en la misma ciudad, y una cuarta participante de 16 años, en el último año de enseñanza secundaria en Conde (PB), municipio de la región metropolitana de João Pessoa. El objetivo central de la investigación es revelar los significados que estos/as jóvenes atribuyen a su proceso de adaptación e integración en las escuelas públicas paraibanas, explorando los principales obstáculos y desafíos educativos que enfrentan en las instituciones escolares. Del mismo modo, la Tesis analiza las estrategias que los/as estudiantes migrantes emplean para superar barreras y asegurar oportunidades de escolarización, aprendizaje y socialización. El estudio evidencia que las dificultades enfrentadas por estos/as jóvenes están relacionadas, principalmente, al aprendizaje y al dominio del idioma portugués, al período de la pandemia de COVID-19, así como a su invisibilización en el espacio escolar. Sin embargo, lejos de adoptar una posición pasiva frente a las adversidades, fue posible registrar la resiliencia, los esfuerzos, los talentos y la creatividad de los/as jóvenes venezolanos; estas cualidades no solo facilitan la superación de desafíos y barreras cotidianas, dentro y fuera del espacio escolar, sino que también abren camino para el desarrollo de propuestas educativas interculturales y decoloniales, con el objetivo de mejorar la acogida de esta población en el sistema escolar brasileño. |
Palavras-chave: | Educação - Migração Educação - Estudos culturais Educação intercultural Migrantes venezuelanos/as Education - Migration Education - Cultural studies Intercultural education Venezuelan migrants Educación - Migración Educación - Estudios culturales Educación intercultural Migrantes venezolanos/as |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31998 |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DanielGuillermoGordilloSánchez_Tese.pdf | 18,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
DanielGuillermoGordilloSánchez_Tese_Ficha_SIGAA.pdf | 2,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons