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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29717
Tipo: Tese
Título: Juventudes na batalha : experiências educativas do/no Slam da Paz
Autor(es): Canuto, Priscila Santos
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: As juventudes da/na periferia encontram, em geral, nas ruas e em outros espaços públicos os cenários propícios para produzir e expressar seus movimentos culturais. Nesse contexto, especificamente na Praça da Paz, em João Pessoa/Paraíba, emergem expressões do movimento Hip-Hop denominadas de Batalha e Slam da Paz. A partir da observação e da experiência em algumas dessas Batalhas são mostradas pistas sobre a relação entre Hip-Hop, Slam e potências educativas. Pensar no Slam da Paz como um espaço e movimento que educa é o objeto desta pesquisa e foi na pluralidade do Slam e em sua contingência no movimento da Batalha da Paz que se estabeleceu a questão central: Quais potências educativas são produzidas e acionadas por jovens do movimento Hip-Hop da Paraíba no Slam da Paz? Partindo desta questão, este trabalho tem como objetivo geral: compreender como as potências educativas são mobilizadas, produzidas e acionadas nas batalhas de rimas do Slam da Paz na perspectiva das organizadoras do movimento. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, ancora-se no campo Estudos Culturais da Educação. Trata-se de uma análise cultural, inspirada na poetnografia, cujo material empírico foi produzido a partir do acompanhamento das Batalhas e Slam da Paz em espaço virtual e de entrevistas semiestruturadas com conversação online junto às organizadoras da Batalha e Slam da Paz. A pesquisa evidenciou a potência educativa acionada, construída e compartilhada nas Batalhas e Slam da Paz, bem como os atravessamentos de gênero e suas estratégias de superação no contexto estudado.
Abstract: RESUMEN Los jóvenes de/en la periferia generalmente encuentran en las calles y en otros espacios públicos los escenarios propicios para producir y expresar sus movimientos culturales. En ese contexto, específicamente en la Praça da Paz, en João Pessoa/Paraíba, emergen expresiones del movimiento Hip-Hop llamadas Batalha y Slam da Paz. A partir de la observación y la experiencia en algunas de estas Batallas, se muestran pistas sobre la relación entre el Hip-Hop, el Slam y los poderes educativos. Pensar el Slam da Paz como espacio y movimiento que educa es objeto de esta investigación y fue en la pluralidad del Slam y su contingencia en el movimiento Batalha da Paz que se planteó la pregunta central: ¿Qué poderes educativos se producen y activado por jóvenes del movimiento Hip-Hop de Paraíba en el Golpe de la Paz? Partiendo de esa interrogante, este trabajo tiene como objetivo general: comprender cómo los poderes educativos son movilizados, producidos y activados en las batallas rítmicas del Slam da Paz en la perspectiva de los organizadores del movimiento. Esta investigación cualitativa está anclada en el campo de los Estudios Culturales en Educación. Se trata de un análisis cultural, inspirado en la poesía, cuyo material empírico fue producido a partir del seguimiento de Batalhas e Slam da Paz en el espacio virtual y de entrevistas semiestructuradas con conversación online con los organizadores de Batalhas e Slam da Paz. La investigación evidenció el poder educativo activado, construido y compartido en las Batallas y Golpes de Paz, así como los cruces de género y sus estrategias de superación en el contexto estudiado.
ABSTRACT Youths from/in the periphery generally find in the streets and in other public spaces the propitious scenarios to produce and express their cultural movements. In this context, specifically in Praça da Paz, in João Pessoa/Paraíba, expressions of the Hip-Hop movement called Batalha and Slam da Paz emerge. From observation and experience in some of these Battles, clues are shown about the relationship between Hip-Hop, Slam and educational powers. Thinking about the Slam da Paz as a space and movement that educates is the object of this research and it was in the plurality of the Slam and its contingency in the Batalha da Paz movement that the central question was established: What educational powers are produced and activated by young people from the Hip-Hop movement from Paraíba in the Slam of Peace? Based on this question, this work has the general objective: to understand how the educational powers are mobilized, produced and activated in the rhyming battles of the Slam da Paz from the perspective of the organizers of the movement. This qualitative research is anchored in the field of Cultural Studies in Education. It is a cultural analysis, inspired by poetnography, whose empirical material was produced from the monitoring of Batalhas e Slam da Paz in virtual space and from semi-structured interviews with online conversation with the organizers of Batalha e Slam da Paz. The research evidenced the educational power activated, built and shared in the Battles and Slam of Peace, as well as the crossings of gender and their overcoming strategies in the studied context.
Palavras-chave: Educação - Juventudes
Hip-Hop - Movimentos culturais
Slam da Paz - Espaço de expressão
Cultura - Jovens
Estudos culturais da educação
Educación - Juventud
Juventud
Hip-Hop - Movimientos culturales
Slam da Paz - Espacio de expresión
Cultura - Jóvenes
Estudios culturales de la educación
Education - Youth
Hip-Hop - Cultural movements
Slam da Paz - Space for expression
Culture - Young People
Cultural studies of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29717
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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