Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28127
Tipo: | Tese |
Título: | Normalistas campinenses: o projeto curricular da escola normal estadual de Campina Grande-PB (1960 - 1971) |
Autor(es): | Sousa, Pamella Tamires Avelino de |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiana Sena da |
Resumo: | A criação da primeira Escola Normal pública de Campina Grande-PB, em 1960, atendeu a uma política de desenvolvimento do Governo Federal, a qual previa que as escolas normais deveriam ser criadas, reestruturadas e reformuladas. Essa iniciativa teve como objetivo expandir o Ensino Normal e profissionalizar mais educadoras para a nação em desenvolvimento. Esta pesquisa pretende analisar o currículo desenvolvido na Escola Normal Estadual de Campina Grande (ENECG), no período de 1960-1971, tendo como início o ano de 1960, quando se dá a criação dessa escola, e, por fim, 1971, tomando como referência a Lei 5.692/71, que reformula o ensino de 1° e 2° graus. A pesquisa de cunho documental analisa, com base no Paradigma Indiciário, as fontes encontradas na coleta de dados, e objetiva – a partir do jornal Diário da Borborema, documentos e fotografias – analisar o currículo desenvolvido na ENECG, sob a perspectiva das categorias de análises da Representação, Currículo e Disciplina. A composição das fontes como jornal, fotografia, documentos oficiais e exames avaliativos delineou a cultura escolar vigente nessa Instituição, nos permitindo concluir que o currículo desenvolvido na ENECG, durante o período de 1960 a 1971, estava pautado nas ideias de responsabilidade moral e cívica das normalistas para desempenharem o papel de mãe, esposa e filha para a educação campinense. |
Abstract: | The creation of the first public Normal School in Campina Grande-PB, in 1960, complied
with a Federal Government development policy, which provided that normal schools should
be created, restructured and reformulated. This initiative aimed to expand Normal Education
and professionalize more female educators for the developing nation. This research intends
to analyze the curriculum developed at the Escola Normal Estadual de Campina
Grande (ENECG), between 1960-1971, starting in 1960, when this school was created, and,
finally, 1971, taking as reference the brazilian law number: 5.692/71, which reformulates
the teaching of 1st and 2nd grades. The documental research analyzes, based on the Evidence
Paradigm, the sources found in the data collection, and aims – from the Diário da
Borborema newspaper, documents and photographs – to analyze the curriculum developed
at ENECG, from the perspective of the analysis categories of Representation, Curriculum
and Discipline. The composition of sources such as newspaper, photography, official
documents and evaluation exams outlined the prevailing school culture in that Institution,
allowing us to conclude that the curriculum developed at ENECG, during the period from
1960 to 1971, was based on the ideas of moral and civic responsibility of the normalists to
play the role of mother, wife and daughter for Campinense education. RESUMEN La creación de la primera Escuela Normal pública en Campina Grande en el estado brasileño conocido como Paraíba, en 1960, cumplió con una política de desarrollo del Gobierno Federal, que dispuso que las escuelas normales debían ser creadas, reestructuradas y reformuladas. Esta iniciativa tenía como objetivo expandir la Educación Normal y profesionalizar más educadoras para la nación en desarrollo. Esta investigación intenta analizar el currículo desarrollado en la Escola Normal Estadual de Campina Grande (ENECG), en el período 1960-1971, empezando en el año 1960, cuando se crea esta escuela, y, finalmente, 1971, con referencia en la ley brasileña 5.692/71, que reformula la enseñanza de 1° y 2° grados. La investigación documental analiza, con base en el Paradigma de la Evidencia, las fuentes encontradas en la recolección de datos, y tiene como objetivo – del periódico Diário da Borborema, documentos y fotografías – analizar el currículo desarrollado en la ENECG, en la perspectiva de las categorías de análisis de la Representación, Currículo y Disciplina. La composición de fuentes como prensa escrita, fotografía, documentos oficiales y exámenes de evaluación esbozaron la cultura escolar imperante en esa Institución, permitiéndonos concluir que el currículo desarrollado en la ENECG, durante el período de 1960 a 1971, se basó en las ideas de la moral y la responsabilidad cívica de las normalistas de actuar en los papeles de madre, esposa e hija para la educación campinense. |
Palavras-chave: | Educação - Escola normal Educação campinense Formação - Professoras História da educação Jornal Currículo Normalistas Representação Escuela normal Periódico Formación de profesores Normalistas Representación Normal School Newspaper Curriculum Teacher Training Normalists Representation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28127 |
Data do documento: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PâmellaTamiresAvelinoDeSousa_Tese.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons