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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26770
Tipo: | Tese |
Título: | O saber pedagógico feminista das mulheres praticantes de yoga no movimento Hare Krishna - Uma pedagogia Vaishnavi de consciência, luta e coletividade |
Autor(es): | Santos, Otávio Augusto Chaves Rubino dos |
Primeiro Orientador: | Carlos, Erenildo João |
Resumo: | A presente tese intitulada “O saber das mulheres praticantes de yoga no movimento Hare Krishna - uma pedagogia Vaishnavi de consciência, luta e coletividade” e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE - UFPB) - na linha de pesquisa dos Estudos Culturais da Educação (ECE) - se estrutura a partir do conceito de saber, tendo, neste, a ideia chave seguida na pesquisa. O objeto de investigação se refere ao saber pedagógico feminista Vaishnavi no movimento Hare Krishna. Em síntese, o termo Vaishnavi se relaciona às mulheres praticantes de yoga. A tese defendida é que os saberes Vaishnavis no movimento Hare Krishna apresentam uma singularidade pedagógica feminista transformadora das relações desiguais de gênero. O objetivo geral foi de analisar e descrever a ordem do discurso do saber pedagógico feminista Vaishnavi no movimento Hare Krishna. A abordagem teórico-metodológica se refere a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), abordagem pela qual Foucault nos dá, em suas primeiras obras, as condições básicas para se pesquisar em uma perspectiva de análise do discurso arqueológica. Pesquiso sobre o saber Vaishnavi a partir das especificidades da AAD. É uma pesquisa sobre o que pode ser dito, ou o interdito em si, por essas mulheres em determinada ordem do discurso. Como considerações finais posso afirmar que evidenciei que existe uma pedagogia Vaishnavi que possui singularidades próprias como a tomada de consciência, a luta e a coletividade. São saberes que acionam enunciados relacionados a questões comunitárias, de empoderamento recíproco, de construção de pontes e comunidades de amor, de relações de coração para coração que conectam esperanças comuns. Essa pedagogia é formada por uma coletividade de saberes. Esses novos conceitos são os principais achados dessa pesquisa. Concluindo, destaco que há, nessa tese, dois tipos de resultados de pesquisa. O primeiro se refere aos achados a partir da análise e descrição das fontes. O segundo é o achado do ponto de vista da teoria da arqueologia: uma reflexão feita sobre a arqueologia enquanto um modo de vida (arqueologia do viver). |
Abstract: | The present thesis entitled “The knowledge of the women who practice yoga in the Hare
Krishna movement - a Vaishnavi pedagogy of conscience, fight and collectivity” and
defended in the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba
(PPGE - UFPB) - in the line of research of Cultural Studies of Education (ECE) - is
structured from the concept of knowledge, having, in this, the key idea followed in the
research. The object of investigation refers to the Vaishnavi feminist pedagogical
knowledge in the Hare Krishna movement”. In summary, the term Vaishnavi refers to
women who practice yoga. The thesis defended is that the Vaishnavis knowledge in the
Hare Krishna movement presents a feminist pedagogical singularity that transforms
unequal gender relations. The general objective was to analyze and describe the discourse
order of the feminist pedagogical knowledge of the Vaishnavis of the Hare Krishna
movement. The theoretical-methodological approach is Archaeological Analysis of the
Discourse (AAD), an approach by which Foucault gives us, in his first works, the basic
conditions for researching from archaeological analysis of the discourse perspective. I
research the Vaishnavis knowledge from the specificities of AAD. It is research on what
can be said, or the interdict itself, by these women in a certain order of discourse. As final
considerations, I can say that I showed that there is a Vaishnavi pedagogy that has its own
singularities such as awareness, struggle and collectivity. It is knowledge that trigger
enunciations related to community issues, reciprocal empowerment, building bridges and
communities of love, heart-to-heart relationships that connect common hopes. This
pedagogy is formed by a collective of knowledge. These new concepts are the main
findings of this research. In conclusion, I emphasize that there are, in this thesis, two types
of research results. The first refers to the findings from the analysis and description of the
sources. The second is the finding from the point of view of archeology theory: a
reflection on archeology as a way of life (archeology of living). RESUMEN La presente tesis titulada “El saber de las mujeres practicantes de yoga en el movimiento Hare Krishna - una pedagogía Vaishnavi de conciencia, de lucha y de colectividad” y defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba (PPGE - UFPB) - en la línea de Estudios Culturales en Educación (ECE) - se estructura a partir del concepto de saber, teniendo, en este, la idea central seguida en la investigación. El objeto de investigación se refiere al saber pedagógico feminista Vaishnavi en el movimiento Hare Krishna. En resumen, el término Vaishnavi se relaciona con las mujeres que practican yoga. La tesis defendida es que los saberes Vaishnavis en el movimiento Hare Krishna presentan una singularidad pedagógica feminista que transforma las relaciones desiguales de género. El objetivo general fue analizar y describir el orden discursivo del saber pedagógico feminista Vaishnavi en el movimiento Hare Krishna. El enfoque teórico-metodológico se refiere a la Análisis Arqueológica del Discurso (AAD), enfoque a través del cual Foucault nos brinda, en sus primeros trabajos, las condiciones básicas para investigar desde la perspectiva del análisis del discurso arqueológica. Investigo sobre el sobre el saber Vaishnavi basado en las especificidades de la AAD. Es una investigación sobre lo que se puede decir, o el interdicto en sí mismo, por parte de estas mujeres en una cierta orden del discurso. Como consideraciones finales, puedo decir que mostré que existe una pedagogía Vaishnavi que tiene sus propias singularidades como la conciencia, la lucha y la colectividad. Son saberes que disparan enunciados relacionadas con aspectos comunitarios, el empoderamiento recíproco, la construcción de puentes y comunidades de amor, relaciones de corazón a corazón que conectan esperanzas comunes. Esta pedagogía está formada por un colectivo de saberes. Estos nuevos conceptos son los principales hallazgos de esta investigación. En conclusión, destaco que existen, en esta tesis, dos tipos de resultados de investigación. El primero se refiere a los hallazgos del análisis y descripción de las fuentes. El segundo es el hallazgo desde el punto de vista de la teoría de la arqueología: una reflexión sobre la arqueología como forma de vida (arqueología de vivir). |
Palavras-chave: | Análise Arqueológica do Discurso Pedagogias feministas Estudos culturais da educação Arqueologia do viver Análisis Arqueológica del Discurso Estudios culturales de la educación Arqueología del vivir Archaeological Analysis of the Discourse Feminist Pedagogies Cultural Studies of Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26770 |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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