Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31370
Tipo: | Tese |
Título: | Gênese da educação profissional feminina no Ceará: o colégio de economia doméstica rural no município de Iguatu (1955-1983) |
Autor(es): | Lima, Maria Luciene Ferreira |
Primeiro Orientador: | Machado, Charliton José dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma retrospectiva histórica do Colégio de Economia Doméstica Rural de Iguatu Ceará, com foco na gestão de Elze Alves Lima Verde Montenegro, primeira orientadora dos cursos que deram origem à instituição. Fundada em 1955, a instituição iniciou suas atividades voltadas para a educação profissional feminina. O estudo se situa no campo da História da Educação, em especial a história de instituições escolares e o ensino agrícola, ancorada na pertinente contribuição dos estudos historiográficos da História Cultural e da História Política, fundamentados no uso da memória. Buscamos, portanto, a reconstrução de uma memória a partir da práxis social de um sujeito fundamentado em autores como Bourdieu (2002, 2004, 2008) e Sirinelli (2003). Trabalhou-se com os conceitos de memória, representação e apropriação, educação agrícola, educação profissional, educação integral e as categorias de gênero, rural e urbano. Para a análise das fontes, aplicou-se a vertente historiográfica do Paradigma Indiciário (Ginzburg, 1989; 2008), aporte teórico utilizado no sentido de ajudar a preencher algumas lacunas deixadas pelas memórias expressas em nossos arquivos. Dentro do nosso recorte temporal, a escola pesquisada passa por quatro as fases: 1) (1955-1963) - Implantação - Primeiros cursos de Extensão em Economia Doméstica, regidos pelas diretrizes da Reforma Capanema e administrado pelo Ministério da Agricultura; 2) (1963-1967) - Construção da sede própria e início do funcionamento dos Cursos Técnico em Economia Doméstica, desdobramento da LDB de 1961; 3) (1967-1971) – As escolas agrícolas passam para o Ministério da Educação; 4) (1971-1983) – O Colégio de Economia Doméstica Rural “Elza Barreto” segue federalizado e se transforma em Escola Agrotécnica Federal. A tese a ser defendida é que os Cursos de Extensão em Economia Rural Doméstica, instalados na época, foram pensados não apenas para preparar as moças para a administração familiar, mas também, como uma alternativa de educação integral para a formação de recursos humanos aptos a atuar na defesa de interesses territoriais. Não bastava apenas ensinar a ler, escrever e contar, era preciso investir na formação moral e cívica dos sujeitos, de forma que estes se sentissem parte importante da sua localidade e corresponsáveis pelo desenvolvimento econômico, social e cultural de sua comunidade e, assim, evitar o êxodo rural. Era a educação o recurso social utilizado para preparar pessoas aptas a utilizar seus conhecimentos e as tecnologias a serviço de sua localidade e/ou região. |
Abstract: | This research aimed to provide a historical retrospective of the College of Rural Home Economics of Iguatu Ceará (Colégio de Economia Doméstica Rural de Iguatu Ceará), focusing on management Elze Alves Lima Verde Montenegro, the first supervisor that gave rise to the institution. Founded in 1955, the institution began its activities focused on female professional education. The study is situated in the field of History of Education, especially the history of school institutions and agricultural education, anchored in the pertinent contribution of historiographic studies of Cultural History and Political History, based on the use of memory. We seek, therefore, to reconstruct a memory based on the social praxis of a subject based on authors such as Bourdieu (2002, 2004, 2008) and Sirinelli (2003). We work with the concepts of memory, representation and appropriation, agricultural education, professional education, integral education and the categories of gender, rural and urban. To analyze the sources, we used the historiographical aspect of the Indicial Paradigm (Ginzburg, 1989; 2008), a theoretical contribution used to help fill in some gaps left by the memories expressed in our archives. Within our time frame, the researched school goes through four phases: 1) (1955-1963) - Implementation - First Extension courses in Home Economics, governed by the guidelines of the Capanema Reform and administered by the Ministry of Agriculture; 2) (1963-1967) - Construction of its own headquarters and start of operation of the Technical Courses in Home Economics, an offshoot of the LDB of 1961; 3) (1967-1971) – Agricultural schools are transferred to the Ministry of Education; 4) (1971-1983) – The “Elza Barreto” Rural Home Economics College remains federalized and becomes the Federal Agrotechnical School. The thesis we intend to defend is that the Extension Courses in Domestic Rural Economics, installed at the time, were designed not only to prepare girls for family management, but also as an alternative to comprehensive education for the training of human resources capable to act in defense of territorial interests. It was not enough to just teach how to read, write and count, it was necessary to invest in the moral and civic training of the subjects, so that they felt an important part of their locality and co-responsible for the economic, social and cultural development of their community and, thus, avoid the rural exodus. Education was the social resource used to prepare people capable of using their knowledge and technologies to serve their locality and/or region. RESUMEN. Esta encuesta tuvo como objetivo hacer una retrospectiva histórica de la Facultad de Economía del Hogar Rural de Iguatu Ceará (Colégio de Economia Doméstica Rural de Iguatu Ceará), guiada por la gestión de Elze Alves Lima Verde Montenegro, primera supervisora de los cursos que dieron origen a la institución. Fundada en 1955, la institución inició sus actividades enfocadas a la educación profesional femenina. El estudio se ubica en el campo de la Historia de la Educación, especialmente la historia de las instituciones escolares y la educación agrícola, anclado en el aporte pertinente de los estudios historiográficos de la Historia Cultural y la Historia Política, basados en el uso de la memoria. Buscamos, por tanto, reconstruir una memoria a partir de la praxis social de un sujeto a partir de autores como Bourdieu (2002, 2004, 2008) y Sirinelli (2003). Trabajamos con los conceptos de memoria, representación y apropiación, educación agrícola, educación profesional, educación integral y las categorías de género, rural y urbano. Para analizar las fuentes utilizamos la vertiente historiográfica del Paradigma Indicial (Ginzburg, 1989; 2008), aporte teórico que sirve para ayudar a llenar algunos vacíos que dejan las memorias expresadas en nuestros archivos. En nuestro marco temporal, la escuela investigada pasa por cuatro fases: 1) (1955-1963) - Implantação - Primeiros cursos de Extensão em Economia Doméstica, regidos pelas diretrizes da Reforma apanema e administrado pelo Ministério da Agricultura; 2) (1963-1967) - Construção da sede própria e início do funcionamento dos Cursos Técnico em Economia Doméstica, esdobramento da LDB de 1961; 3) (1967-1971) – Las escuelas agrícolas se transfieren al Ministerio de Educación; 4) (1971-1983) – La Facultad de Economía del Hogar Rural Elza Barreto permanece federalizada y pasa a ser Escuela Agrotécnica Federal. La tesis que pretendemos defender es que los Cursos de Extensión en Economía Rural Doméstica, instalados en su momento, fueron diseñados no sólo para preparar a las chicas para la gestión familiar, sino también como una alternativa de educación integral para la formación de recursos humanos capaces de actuar en defensa de los intereses territoriales. No bastaba sólo con enseñar a leer, escribir y contar, era necesario invertir en la formación moral y cívica de los sujetos, para que se sintieran parte importante de su localidad y corresponsables del desarrollo económico, social y desarrollo cultural de su comunidad y, así, evitar el éxodo rural. La educación fue el recurso social utilizado para preparar personas capaces de utilizar sus conocimientos y tecnologías al servicio de su localidad y/o región. |
Palavras-chave: | Educação feminina Instituição escolar Ensino agrícola Economia doméstica História da educação Women's education School institution Agricultural education Domestic economy History of Education Educación femenina Institución escolar Educación agrícola Historia de la Educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31370 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaLucieneFerreiraLima_Tese.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons