Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30466
Tipo: | Tese |
Título: | ONGs, educação popular e protagonismo juvenil: um estudo da Associação Comunitária Nova Vida no município de Sapé-PB |
Autor(es): | Silva, Jeane Tranquelino da |
Primeiro Orientador: | Machado, Aline Maria Batista |
Resumo: | O termo ONG (Organização Não Governamental) nasceu na década de 1940. Segundo Landim (1993) foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no final da Segunda Guerra Mundial, para designar entidades não oficiais que recebiam ajuda financeira de órgãos públicos para executar projetos de interesse social. No Brasil emergem entre as décadas de 1950 e 1960, mas ganharam força a partir de 1990, período em que os governos neoliberais incentivaram a participação da sociedade civil pra atuar nas questões sociais, favorecendo a capacidade de atuar nessas instituições. Essa relação favoreceu a minimização do próprio Estado da esfera social, e ganharam importância as ONGs por meio de políticas de parceria estruturadas com o poder público. Essas entidades atuam em diversas áreas e, a despeito de suas contradições, geralmente colaboram com o desenvolvimento da cidadania e expansão da democracia, em alguns momentos auxiliando a gestão pública com o intuito de minimizar os problemas existentes no país. A presente tese tem como objetivo geral analisar a ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) a fim de explicar se contribuem para o protagonismo juvenil nas lutas e organizações sociais no município de Sapé- PB a partir dos princípios da Educação Popular. Os objetivos específicos visam: Identificar quais os princípios da Educação Popular estão presentes nas ações da ONG; Sistematizar as contribuições da ONG que possibilitam o protagonismo juvenil nos espaços de conquista por políticas públicas; Analisar quais os procedimentos metodológicos utilizados nas ações da ONG; Analisar os impactos e conquistas do protagonismo juvenil promovido pela ONG nos jovens participantes; Analisar o perfil socioeconômico dos sujeitos da pesquisa. Para tanto, esta pesquisa está ancorada em autores como: Freire (1996, 2001 e 2016), Gohn (2003, 2013 e 2014), Machado (2009 e 2012), Landim (1993) Calado (2016), Marx (2010) e nas legislações que discutem ONGs, Protagonismo Juvenil e Educação Popular. Metodologicamente nos fundamentamos no Materialismo Histórico Dialético para melhor compreender as contradições na ONG ACNV no contexto da totalidade social. Trata-se de uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizadas a observação participante, a análise documental, e entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e coordenação pedagógica da ONG ACNV. Com relação à análise dos dados, utilizamos a técnica Análise de Conteúdo preconizadas por Bardin(2011). De modo geral os resultados revelaram que o protagonismo dos adolescentes e jovens nos espaços de participação de conquista e luta pelas políticas públicas, uma educação contextualizada, assim como a criticidade e o diálogo são alguns dos elementos presentes nas ações da ONG ACNV que contribuem para o fortalecimento do Protagonismo juvenil numa perspectiva de educação popular. Portanto, nossa tese defende que a ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) promove o protagonismo juvenil fundamentada nos princípios da Educação Popular. |
Abstract: | The term NGO (Non Governmental Organization) was born in the 1940s. According to Ladim
(1993), it was created by the UN (United Nations), at the end of World War II, to designate
non-official entities that received financial aid from public bodies. to carry out projects of social
interest. In Brazil, NGOs emerged between the 1950s and 1960s, gaining strength from the
1990s onwards, a period in which neoliberal governments encouraged the participation of civil
society to act on social issues, favoring the ability to act in these institutions. This relationship
favored the minimization of the State itself from the social sphere, and NGOs gained importance
through structured partnership policies together with the public power. These entities operate
in different areas and, despite their contradictions, generally collaborate with the development
of citizenship and the expansion of democracy, also helping public management with the aim
of minimizing the existing problems in the country. This thesis has the general objective of
analising the NGO Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) in order to explain whether it
contribute to youth protagonism in struggles and social organizations in the municipality of
Sapé-PB based on the principles of Popular Education. The specific objectives aim to:
Identifying which principles of Popular Education are present in the NGO's actions;
Systematize the contributions of the NGO that make possible the youth protagonism in the
spaces of conquest by public policies; Analyze which methodological procedures are used in
the NGO's actions; Analyze the impacts and achievements of youth protagonism promoted by
the NGO on the young participants; Analyze the socioeconomic profile of the research subjects.
Therefore, this research is anchored in authors such as: Freire (1996, 2001 and 2016), Gohn
(2003, 2013 and 2014), Machado (2009 and 2012), Landim (1993) Calado (2016), Marx (2010)
and in legislation that discusses NGOs, Youth Protagonism and Popular Education.
Methodologically, we base ourselves on Dialectical Historical Materialism to better understand
the contradictions in the field of NGOs, specifically the NGO ACNV in the context of social
totality. This is an explanatory research with a case study based qualitative approach. As
instruments for data collection, participant observation, document analysis, and semi-structured
interviews with educators, students and the pedagogical coordination of the NGO ACNV were
used. With regard to data analysis, we used the Content Analysis technique recommended by
Bardin (2011). In general, the results revealed that the protagonism of adolescents and young
people from the NGO Associação Comunitária Nova in spaces of participation in conquest and
struggle for public policies, a contextualized education, as well as criticality and dialogue are
some of the elements of popular education present in the ACNV NGO actions that contribute
to the strengthening of youth protagonism in a popular education perspective. Therefore, this
thesis argues that the NGO Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) promotes youth
protagonism in struggles and social organizations in the municipality of Sapé based on the
principles of Popular Education RESUMEN El término ONG (Organización No Gubernamental) nació en la década de 1940. Según Ladim (1993), el término fue creado por la ONU (Naciones Unidas), al final de la Segunda Guerra Mundial, para designar entidades no oficiales que recibieron ayuda financiera de organismos públicos para la realización de proyectos de interés social. En Brasil, las ONG surgieron entre las décadas de 1950 y 1960, pero ganaron fuerza a partir de la década de 1990, período en el que los gobiernos neoliberales fomentaron la participación de la sociedad civil para actuar en los asuntos sociales, favoreciendo la capacidad de actuación de estas instituciones. Esta relación favoreció la minimización del propio Estado desde el ámbito social, y las ONG ganaron protagonismo a través de políticas estructuradas de colaboración con el poder público. Estas entidades operan en diferentes áreas y, a pesar de sus contradicciones, generalmente colaboran con el desarrollo de la ciudadanía y la expansión de la democracia, en ocasiones ayudando a la gestión pública con el objetivo de minimizar los problemas existentes en el país. Esta tesis tiene como objetivo general: analizar la ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) para explicar si esta contribuye al protagonismo juvenil en las luchas y organizaciones sociales del municipio de Sapé-PB a partir de los principios de la Educación Popular. Los objetivos específicos son: Identificar cuales principios de la Educación Popular están presentes en las acciones de la ONG; Sistematizar los aportes de las ONG que viabilicen el protagonismo juvenil en los espacios de conquista por las políticas públicas; Analizar qué procedimientos metodológicos se utilizan en las acciones de la ONG; Analizar los impactos y logros del protagonismo juvenil promovido por la ONG en los jóvenes participantes; Analizar el perfil socioeconómico de los sujetos de investigación. Por tanto, esta investigación se ancla en autores como: Freire (1996, 2001 y 2016), Gohn (2003, 2013 y 2014), Machado (2009 y 2012), Landim (1993) Calado (2016), Marx (2010) y en legislación que habla de ONG, Protagonismo Juvenil y Educación Popular. Metodológicamente, nos basamos en el Materialismo Histórico Dialéctico para comprender mejor las contradicciones en el campo de las ONG, específicamente la ONG ACNV en el contexto de la totalidad social. Se trata de una investigación explicativa con enfoque cualitativo del tipo estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos se utilizaron la observación participante, el análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas a educadores, estudiantes y la coordinación pedagógica de la ONG ACNV. En cuanto al análisis de datos, se utilizó la técnica de Análisis de Contenido recomendada por Bardin (2011). En general, los resultados revelaron que el protagonismo de los adolescentes y jóvenes de la ONG Associação Comunitária Nova en espacios de participación en la conquista y lucha por las políticas públicas, una educación contextualizada, así como la criticidad y el diálogo son algunos de los elementos de la educación popular presentes en las acciones de la ONG ACNV que contribuyen al fortalecimiento del protagonismo juvenil en una perspectiva de educación popular. Por lo tanto, nuestra tesis sostiene que la ONG Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) promueve el protagonismo juvenil en las luchas y organizaciones sociales del municipio de Sapé a partir de los principios de la Educación Popular. |
Palavras-chave: | Educação popular Organizações Não Governamentais (ONGs)) Protagonismo juvenil Organizações sociais - Município de Sapé (PB) Non-Governmental Organizations-NGOs Youth protagonism Popular education Organizaciones No Gubernamentales-ONGs Educación popular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30466 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JeaneTranquelinoDaSilva_Tese.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
JeaneTranquelinoDaSilva_Tese_Ficha_SIGAA.pdf | 2,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons