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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28837
Tipo: Tese
Título: Expansão, democratização e eficiência de universidades federais do nordeste em perspectiva comparada
Autor(es): Lopes, Débora de Oliveira
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: O presente estudo tem como tema a expansão, democratização e eficiência de Universidades Federais da região nordeste. O objetivo geral da presente investigação consiste em analisar comparativamente as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de maior porte da região e compreender como se deu o seu desempenho diante das políticas públicas de expansão e democratização a que foram submetidas desde o ano de 2007. As IFES têm enfrentado medidas que têm dificultado sua expansão, seu pleno funcionamento e sua autonomia, evidenciando assim a importância do completo aproveitamento do período favorável à expansão e democratização das IFES vivido em 2007 e anos seguintes. Questiona-se, portanto, se as IFES do Nordeste foram consideradas eficientes durante esse período. Nesse sentido, através de uma revisão de literatura e pesquisa documental, discorreu-se sobre expansão, democratização e eficiência, evidenciando as políticas de avaliação das IFES. E com base em dados obtidos junto ao Tesouro Gerencial, CAPES, MEC e Relatórios de Gestão das universidades disponibilizados pelo TCU, realizou-se a análise desta pesquisa. Para tanto, foi utilizado a Análise Envoltória de Dados – DEA, sob o modelo CCR que trata de retornos constantes de escala, usando indicadores de gestão estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União como inputs e outputs. Os resultados alcançados da fronteira de eficiência determinaram que das nove universidades estudadas, apenas duas foram consideradas eficientes durante todo o período analisado. O modelo DEA propôs metas e alvos necessários para que as IFES ineficientes alcançassem a fronteira de produção com base nos resultados apresentados pelas IFES eficientes, aqui consideradas benchmarks.
Abstract: The present study has as its theme the expansion, democratization and efficiency of Federal Universities in the northeast region. The general objective of the present investigation is to comparatively analyze the largest Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the region and understand how their performance was given in the face of public policies of expansion and democratization to which they were submitted since 2007. The IFES have faced measures that have hindered their expansion, their full functioning and their autonomy, thus highlighting the importance of fully taking advantage of the period favorable to the expansion and democratization of the IFES experienced in 2007 and subsequent years. It is questioned, therefore, whether the IFES in the Northeast were considered efficient during this period. In this sense, through a literature review and documentary research, expansion, democratization and efficiency were discussed, highlighting the evaluation policies of the IFES. And based on data obtained from the Managerial Treasury, CAPES, MEC and Management Reports of the universities made available by TCU, the analysis of this research was carried out. For this purpose, Data Envelopment Analysis – DEA was used, under the CCR model that deals with constant returns to scale, using management indicators established by the Federal Court of Auditors as inputs and outputs. The results obtained from the efficiency frontier determined that of the nine universities studied, only two were considered efficient during the entire analyzed period. The DEA model proposed goals and targets necessary for the inefficient IFES to reach the production frontier based on the results presented by the efficient IFES, considered here as benchmarks.
RESUMEN. La presente investigación tiene como tema la expansión, democratización y eficiencia de Universidades Federales de la región nordeste. El objetivo general de la presente investigación consiste en analizar comparativamente las Instituciones Federales de Enseñanza Superior (IFES) de gran porte de la región y comprender como pasó su desarrollo frente a las políticas públicas de expansión y democratización a las que les sometieron desde el año de 2007. Las IFES han enfrentado medidas que han dificultado su expansión, su pleno funcionamiento y su autonomía, así evidenciando la importancia del completo aprovechamiento del periodo favorable a la expansión y democratización de las IFES, que pasó en 2007 y en los años que se siguieron. Se pregunta, por lo tanto, si las IFES del Nordeste han sido eficientes en ese periodo. En ese sentido, a través de una revisión bibliográfica y de investigación documental, se discurrió sobre la expansión, democratización y eficiencia, evidenciando las políticas de evaluación de las IFES. Y con bases en los datos obtenidos junto al Tesouro Gerencial, CAPES, MEC e Informes de Gestión de las universidades puestos a disposición por el TCU, se realizó el análisis de esta investigación. Para eso, se utilizó el Análisis Envoltorio de Datos- DEA, bajo el modelo CCR que trata de los retornos constantes de escala, usando indicadores de gestión establecidos por el Tribunal de Cuentas de la Unión como inputs e outputs. Los resultados alcanzados en la frontera de eficiencia determinaron que entre las nueve universidades investigadas, se consideró que solo dos fueron eficientes en todo el periodo analizado. El modelo DEA propone metas y objetivos necesarios para que las IFES ineficientes alcanzasen la frontera de producción con base en los resultados presentados por las IFES eficientes, aquí consideradas benchmarks.
Palavras-chave: Universidades federais
Expansão universitária
Democratização - Educação superior
Eficiência - Universidades
Federal universities
University expansion
Democratization - Higher Education
Efficiency - Universities
Universidades federales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28837
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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