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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31471
Tipo: | Tese |
Título: | Reformas educacionais e as ciências humanas: representações sociais de professores de história e geografia |
Autor(es): | Assis, Cristiane Sousa de |
Primeiro Orientador: | Dias, Adelaide Alves |
Resumo: | As políticas neoliberais e as redefinições do papel do Estado em meio a disputas com os grandes grupos privados e sob a crescente interferência da pauta conservadora, têm promovido uma hierarquização dos saberes, refletida na Reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. Influenciadas pela pauta conservadora e em disputa com grandes grupos privados, essas políticas têm consequências diretas na desvalorização do ensino público e disciplinas de humanidades. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é analisar a representação social de seis professores de História e Geografia que lecionam nos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de João Pessoa em relação a essa reforma e como essas modificações estão redefinindo o lugar das Ciências Humanas na conjuntura educacional atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, fundamentada na abordagem interpretativa processual das representações sociais e na análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos incluíram entrevistas semiestruturadas e o uso das técnicas como as Rodas de Conversa Dialógicas e Associação Livre de Palavras. Os resultados indicam que os professores vêm a reforma como um arranjo político para desqualificar a educação pública, precarizar o trabalho docente e direcionar a formação dos jovens para o mercado de trabalho. A proposta de integração curricular, intimamente relacionada às questões de regulamentação, imposição, homogeneização e controle social, é vista pelos professores como um grave retrocesso. A ênfase dada ao domínio das competências básicas em Português e Matemática é percebida como um processo intencional que privilegia determinadas áreas do conhecimento em detrimento de outras, resultando em uma redução na abrangência das disciplinas da área de humanidades, na educação básica. |
Abstract: | Neoliberal policies and the redefinition of the State's role, amidst disputes with major
private groups and under the growing influence of conservative agendas, have
promoted a hierarchization of knowledge, reflected in the High School Education
Reform and the National Common Curricular Base. Influenced by the conservative
agenda and in conflict with major private groups, these policies have direct
consequences for the devaluation of public education and humanities disciplines. The
objective of this researc h is to analyze the social representation of six History and
Geography teachers who teach at the 7th and 8th grades of the municipal public school
network in João Pessoa, regarding this reform and how these modifications are
redefining the place of the Humanities in the current educational context. This is
qualitative research , inspired by an ethnographic approach, grounded in the
interpretative and processual framework of social representations and content
analysis. Methodological procedures included semi structured interviews and the use
of techniques such as Dialogical Conversation Circles and Free Word Association. The
results indicate that the teachers view the reform as a political arrangement to discredit
public education, undermine the work of educat ors, and direct the formation of young
people towards the job market. The proposal for curricular integration, closely related
to issues of regulation, imposition, homogenization, and social control, is seen by the
teachers as a significant setback. The em phasis placed on mastering basic skills in
Portuguese and Mathematics is perceived as an intentional process that privileges
certain areas of knowledge at the expense of others, resulting in a reduction in the
scope of humanities disciplines in basic education. RÉSUMÉ. Les politiques néolibérales et la redéfinition du rôle de l'État , au milieu des conflits avec les grands groupes privés et sous l'influence croissante de l'agenda conservateur, ont promu une hiérarchisation des connaissances, reflétée dans la Réforme de l'Enseignement Secondaire et la Base Nationale Commune Curriculair e. Influencées par l'agenda conservateur et en conflit avec les grands groupes privés, ces politiques ont des conséquences directes sur la dévalorisation de l'enseignement public et des disciplines humanistes. L'objectif de cette recherche est d'analyser l a représentation sociale de six enseignants d'Histoire et de Géographie enseignant aux niveaux de 7e et 8e année de l'Enseignement Fondamental II dans le réseau municipal d'écoles publiques de João Pessoa, en ce qui concerne cette réforme et comment ces mo difications redéfinissent la place des Sciences Humaines dans le contexte éducatif actuel. Il s'agit d'une recherche qualitative, inspirée par une approche ethnographique, fondée sur l'approche interprétative et processuelle des représentations sociales et l'analyse de contenu. Les procédures méthodologiques comprenaient des entretiens semi structurés et l'utilisation de techniques telles que des cercles de conversation dialogique et l'association libre de mots. Les résultats indiquent que les enseignants p erçoivent la réforme comme un arrangement politique visant à discréditer l'éducation publique, à précariser le travail des enseignants et à orienter la formation des jeunes vers le marché du travail. La proposition d'intégration des programmes, étroitement liée aux questions de réglementation, d'imposition, d'homogénéisation et de contrôle social, est considérée par les enseignants comme un sérieux recul. De plus, l'accent mis sur la maîtrise des compétences de base en portugais et en mathématiques est perç u comme un processus intentionnel privilégiant certaines domaines du savoir au détriment d'autres, ce qui entraîne une réduction de la portée des disciplines humanistes dans l'enseignement de base. RESUMEN. Las políticas neoliberales y las redefiniciones del papel del Estado, en medio de disputas con los grandes grupos privados y bajo la creciente influencia de la agenda conservadora, han promovido una jerarquización del conocimiento, reflejada en la Reforma de la Educación Secundaria y en la Base Nacional Común Curricular. Influenciadas por la agenda conservadora y en conflicto con los grandes grupos privados, estas políticas tienen consecuencias directas en la desvalorización de la educación pública y las disciplinas humanísticas. El objetivo de esta investigación es analizar la representación social de seis profesores de História y Geografía que enseñan en los 7º y 8º grados de la Educación Primaria II en la red pública municipal de João Pessoa, en relación con esta reforma y cómo estas modificaciones están redefiniendo el lugar de las Ciencias Humanas en el contexto educativo actual. Se trata de una investigación cualitativa, de inspiración etnográfica, fundamentada en el enfoque interpretativo procesual de las representaciones sociales y en el análisis de contenido. Los procedimientos metodológicos incluyeron entrevistas semiestructuradas y el uso de técnicas como Círculos de Conversación Dialógica y Asociación Libre de Palabras. Los resultados indican que los profesores perciben la reforma como un arreglo político para desacreditar la educación pública, precarizar el trabajo docente y dirigir la formación de los jóvenes hacia el mercado laboral. La propuesta de integración curricular, estrechamente relacionada con cuestiones de regulación, imposición, homogeneización y control social, es vista por los profesores como un grave retroceso. Además, se percibe que el énfasis en el dominio de las competencias básicas en Portugués y Matemáticas es un proceso intencional que privilegia ciertas áreas del conocimiento en detrimento de otras, lo que resulta en una reducción en el alcance de las disciplinas humanísticas en la educación básica. |
Palavras-chave: | Reforma educacional Representação social - Professor Ciências humanas BNCC Itinerários formativos Política educacional Educational reform Social representation - Teacher Human sciences NCCB Training itineraries Educational policy Réforme éducative Parcours éducatifs Itinerarios de formación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31471 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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