Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29834
Tipo: | Tese |
Título: | Coordenação escolar e avaliações em larga escala: uma análise dessa relação em escolas estaduais do Vale do Jaguaribe-CE |
Autor(es): | Vieira, Cleomar Maciel de Araújo |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | Esta tese está vinculada à linha de pesquisa de Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aborda as repercussões das avaliações em larga escala na atuação dos coordenadores pedagógico/escolares das escolas de ensino médio da rede estadual cearense. Entre as avaliações aplicadas no estado, destaca-se o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), criado pelo sistema de ensino em 1992. Devido a uma forte política de responsabilização e publicização de resultados, o SPAECE ganhou notoriedade e relevância entre as escolas do Ceará e os seus profissionais da educação, dentre eles o coordenador escolar. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as repercussões das avaliações do SPAECE nas práticas pedagógico-formativas de coordenadores escolares da rede estadual cearense, assim como na constituição de sua profissionalidade, a partir dos resultados revelados pelos testes padronizados. Este trabalho se caracteriza com uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, ancorada em aspectos do Materialismo Histórico-dialético, por meio das categorias totalidade, práxis, contradição e mediação. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação participante em duas escolas de ensino médio da 11ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 11), regional situada no Vale do Jaguaribe-CE, e a entrevista semiestruturada com os respectivos coordenadores dessas instituições. A análise dos dados foi realizada por meio da definição de categorias teóricas de análise, elaboradas a partir das narrativas dos coordenadores e da interação com o campo de estudo. As categorias de análises foram associadas às categorias do Materialismo Histórico-dialética. Ao todo foram cinco categorias. As três primeiras, ligadas à mediação e as duas últimas relacionadas à totalidade, práxis e contradição. As informações apreendidas no contexto investigado revelaram que os coordenadores escolares são profissionais que ainda estão construindo sua identidade, suas formações iniciais e rotinas de trabalho não contribuem para a almejada formação contínua de professores em serviço. No que tange ao SPAECE, os dados apontaram que avaliações impactam diretamente no trabalho dos coordenadores, a ponto de os momentos formativos desenvolvidos estarem sendo direcionados à discussão de estratégias para o atendimento das metas, bem como, as suas outras atividades. Diante disso, é preciso que os coordenadores ressignifiquem seu trabalho no ambiente escolar e uma alternativa é a formação contínua de coordenadores, com foco no conhecimento pedagógico e nas concepções reflexivas para os resultados como consequência das vivências da escola e não como um fim em si mesmo. |
Abstract: | This thesis is linked to the research line of Educational Policies, of the Graduate Program in Education (PPGE), of the Education Center (CE), of the Federal University of Paraíba (UFPB) and addresses the repercussions of large-scale assessments on performance of the pedagogical/school coordinators of high schools in the state network of Ceará. Among the evaluations applied in the state, the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) stands out, created by the education system in 1992. Due to a strong policy of accountability and publication of results, SPAECE gained notoriety and relevance between schools in Ceará and their education professionals, including the school coordinator. In this sense, this research aims to analyze the repercussions of the SPAECE assessments on the pedagogical-training practices of school coordinators in the state network of Ceará, as well as on the constitution of their professionality, based on the results revealed by the standardized tests. This work is characterized by field research, with a qualitative approach, anchored in aspects of Historical-dialectical Materialism, through the categories of totality, praxis, contradiction and mediation. As data collection instruments, participant observation was used in two high schools of the 11th Regional Coordination for Education Development (CREDE 11), located in Vale do Jaguaribe-CE, and semi-structured interviews with the respective coordinators of these institutions. Data analysis was carried out through the definition of theoretical categories of analysis, elaborated from the narratives of the coordinators and the interaction with the field of study. The categories of analyzes were associated with the categories of Historical-dialectic Materialism. In total there were five categories. The first three, linked to mediation and the last two related to totality, praxis and contradiction. The information seized in the investigated context revealed that school coordinators are professionals who are still building their identity, their initial training and work routines do not contribute to the desired continuous training of in-service teachers. With regard to SPAECE, the data indicated that evaluations directly impact the work of coordinators, to the point that the training moments developed are being directed to the discussion of strategies to meet the goals, as well as their other activities. In view of this, coordinators need to re-signify their work in the school environment and an alternative is the continuous training of coordinators, focusing on pedagogical knowledge and reflective conceptions for results as a consequence of school experiences and not as an end in itself. RESUMEN. Esta tesis está vinculada a la línea de investigación de Políticas Educativas, del Programa de Posgrado en Educación (PPGE), del Centro de Educación (CE), de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) y aborda las repercusiones de las evaluaciones de gran escala en el desempeño de los coordinadores pedagógicos/escolares de las escuelas secundarias de la red estatal de Ceará. Entre las evaluaciones aplicadas en el estado, se destaca el Sistema Permanente de Evaluación de la Educación Básica de Ceará (SPAECE), creado por el sistema educativo en 1992. Debido a una fuerte política de rendición de cuentas y publicación de resultados, el SPAECE ganó notoriedad y relevancia entre escuelas de Ceará y sus profesionales de la educación, incluido el coordinador de la escuela. En ese sentido, esta investigación tiene como objetivo analizar las repercusiones de las evaluaciones SPAECE en las prácticas pedagógico-formativas de los coordinadores escolares de la red estatal de Ceará, así como en la constitución de su profesionalidad, a partir de los resultados revelados por las pruebas estandarizadas. Este trabajo se caracteriza por una investigación de campo, con enfoque cualitativo, anclada en aspectos del Materialismo Histórico-dialéctico, a través de las categorías de totalidad, praxis, contradicción y mediación. Como instrumentos de recolección de datos, se utilizó la observación participante en dos escuelas secundarias de la 11ª Coordinación Regional para el Desarrollo de la Educación (CREDE 11), ubicadas en Vale do Jaguaribe-CE, y entrevistas semiestructuradas con los respectivos coordinadores de esas instituciones. El análisis de los datos se realizó a través de la definición de categorías teóricas de análisis, elaboradas a partir de las narrativas de los coordinadores y la interacción con el campo de estudio. Las categorías de análisis se asociaron a las categorías del Materialismo Histórico-Dialéctico. En total hubo cinco categorías. Los tres primeros, vinculados a la mediación y los dos últimos relacionados con la totalidad, la praxis y la contradicción. La información incautada en el contexto investigado reveló que los coordinadores escolares son profesionales que aún están construyendo su identidad, su formación inicial y rutinas de trabajo no contribuyen a la deseada formación continua de los docentes en servicio. Con respecto a la SPAECE, los datos indicaron que las evaluaciones impactan directamente en el trabajo de los coordinadores, al punto que los momentos de capacitación desarrollados están siendo dirigidos a la discusión de estrategias para el cumplimiento de las metas, así como sus demás actividades. Ante esto, los coordinadores necesitan resignificar su trabajo en el ámbito escolar y una alternativa es la formación continua de los coordinadores, enfocándose en saberes pedagógicos y concepciones reflexivas de resultados como consecuencia de las experiencias escolares y no como un fin en sí mismo. |
Palavras-chave: | Coordenação pedagógica Coordenação escolar Educação - Ceará Avaliação em larga escala Pedagogia - Prática profissional Formação docente Pedagogical coordination School coordination Education - Ceará Large scale assessments Pedagogy - Professional practice Teacher training Coordinación escolar Evaluaciones a gran escala Formación de profesores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29834 |
Data do documento: | 21-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CleomarMacielDeAraújoVieira_Tese.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons