Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26867
Tipo: Tese
Título: Avaliação da aprendizagem e ética da responsabilidade no ensino médio: a perspectiva docente na dinâmica de sentidos da teoria e da prática
Autor(es): Mota, Cinthya Raquel Pimentel da
Primeiro Orientador: Palhano, Tânia Rodrigues
Resumo: A avaliação na educação presume melhorias no processo de ensino e aprendizagem e se apresenta como um ciclo para a compreensão básica de conhecimentos seja do humano e da natureza. A presente pesquisa se apresenta como uma proposta de diálogo sobre a temática da avaliação da aprendizagem e a ética da responsabilidade, conceituada pelo filósofo Hans Jonas, de uma maneira a levantar proposições significativas para a transformação de nossa sociedade, tendo como objetivo analisar sentidos que embasam o momento da avaliação da aprendizagem, a partir de uma ética responsável na dinâmica de sentidos da teoria e da prática no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba campus avançado Cabedelo Centro, bem como objetivos específicos: observar as descrições atribuídas pelos docentes em relação aos conceitos, metodologias, estratégias e instrumentos da avaliação da aprendizagem; compreender como os docentes utilizam seus conhecimentos teóricos sobre a avaliação da aprendizagem com as práticas do cotidiano em sala de aula; e analisar implicações de uma ética responsável no processo avaliativo para a concretização de aprendizagens significativas. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, utilizaremos os pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, com base no paradigma epistemológico da Fenomenologia. Utilizamos como técnica de coleta de dados a análise documental, a observação e a entrevista, e para análise dos dados os pressupostos do método fenomenológico. Recorreremos a esse tipo de pesquisa, visto a necessidade de compreender os contextos, ouvir os pesquisados, respeitando suas singularidades. Nosso intuito é contribuir na construção e aprimoramento de novos conhecimentos acerca da temática, de modo que possa levantar novas reflexões e novos estudos, sendo assim, de extrema relevância no momento atual, pois acreditamos que a prática da avaliação articulada com os princípios da ética da responsabilidade se constitui como ponto de partida para mudanças e transformações significativas para a educação e também para a sociedade, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem. Ao final dessa tese, ressaltamos a importância de refletir sobre novas políticas públicas que incidam diretamente sobre o processo de ensino e aprendizagem, ao qual a partir dos princípios da ética da responsabilidade seja possível prever o bonum ou malum para o futuro da sociedade e assim pensar mudanças de atitudes e posturas que viabilizem a sobrevivência humana.
Abstract: Assesment in education assumes improvements in the teaching and learning process and is presented as a cycle for the basic understanding of knowledge, whether of humans orn ature. This research presentes itself as a proposal for conceptualized by the philosopher Hans Jonas, in a way to raise significant propositions for the transformation o four Society, with the objective of analyzing meanings that underlie the momento f learning evaluation, based on a responsible ethics in the dynamics of meanings of theory and practice in high school at the Federal Institute of Education, Science and Tecnology of Paraíba advanced campus Cabedelo Centro, as well as specific objectives: observe the assigned descripitions by teachers in relation to the concepts, methodologies, strategies and instruments of learning assessment; understand how teachers use their theoretical knowledge about learning assessment with everyday practices in the classroom; and analyze implications of responsible ethics in the evaluation process for the achievement of significant learning. For the development o four research, we will use the assumptions of the qaulitative research approach, based on the epistemologival paradigma of Phenomenology. Documentary analysis, observation and interviews were used as data collection techniques, and the assumptions of the phenomenologival method were used for data analysis. We will resort to this type of research, given the need to understand the contexts, listen to the respondentes, respecting their singularities. Our aim to contribute to the construction and improvement of new knowledge about the subject, so that it can raise new reflections and new studies, thus being extremely relevant at the presente time, as we believe that the practice of evaluation articulated with the principles of ethics in responsibility constitutes a starting point for significant changes and transformations for education and also for Society, contributing to the teach9ing and learning process. At the endo f this thesis, we emphasize the importance of reflecting on new public policies that directly affect the teaching and learning process, in which, based on the principles of the ethics of responsibility, it is possible to predict the bonum or malum for the future of Society and thus think changes in attitufes and postures that make human survival possible.
Palavras-chave: Educação - Ensino e aprendizagem
Ética da responsabilidade
Percepção docente
Educação transformadora
Evaluation - Teaching and learning
Ethics of responsibility
Teacher perception
Transformative education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26867
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinthyaRaquelPimentelDaMota_Tese.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons