Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29922
Tipo: | Tese |
Título: | Teoria fundamentada e a pesquisa em educação: tendências e padrões para o desenvolvimento teórico no âmago da cultura da convergência |
Autor(es): | Lima, Alberto José Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o estado da construção teórica presente em teses de doutorado conduzidas com a teoria fundamentada que foram desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, defendidas no período de 2018 a 2022 e publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O paradigma de investigação interpretativo-construtivista, escolhido para esse estudo, incorporou minha perspectiva ontológica, epistemológica e metodológica e forneceu a orientação geral da pesquisa. A estratégia de investigação qualitativa denominada teoria fundamentada construtivista foi utilizada na condução do estudo. O campo empírico de investigação foi a BDTD. Os dados foram selecionados por meio de consulta à BDTD com o termo “grounded theory”. Ao escolher a estratégia de investigação teoria fundamentada construtivista para a condução deste estudo, é necessário esclarecer que não a usamos para gerar uma nova teoria. Nele, a teoria fundamentada construtivista foi adotada e adaptada, de modo que usamos apenas algumas de suas características-chave, em especial, as etapas iniciais do processo analítico. Os achados indicam que muitas teses de doutorado não contribuíram para o desenvolvimento de teoria, usam a teoria fundamentada de forma indistinta e ambígua, indicam claramente qual variante da teoria fundamentada é usada e não fornecem detalhes metodológicos suficientes para uma avaliação rigorosa. Nesse sentido, a compreensão é de que são incipientes os usos de construção teórica e metodológica da teoria fundamentada na pesquisa educacional no Brasil. Algumas considerações pontuais são sugeridas para aumentar o nível de teorização em estudos de teoria fundamentada em educação. |
Abstract: | This study aimed to analyze the state of theoretical construction present in doctoral theses conducted with grounded theory that were developed within the scope of the graduate programs in Education in Brazil, defended in the period from 2018 to 2022 and published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The interpretive-constructivist research paradigm chosen for this study incorporated my ontological, epistemological, and methodological perspective and provided the overall research orientation. When choosing the constructivist grounded theory to conduct this study, it is necessary to clarify that we do not use it to generate a new theory. In it, constructivist grounded theory was adopted and adapted, so that we use only some of its key features, in particular, the initial steps of the analytical process. The empirical field of investigation was the BDTD. Data were selected by consulting the BDTD with the term “grounded theory”. Data analysis was performed using some methods of constructivist grounded theory. The findings indicate that many doctoral theses have not contributed to theory development, use grounded theory in an indistinct and ambiguous way, clearly indicate which variant of grounded theory is used, and do not provide sufficient methodological detail for rigorous evaluation. In this sense, the understanding is that the uses of theoretical and methodological construction of grounded theory in educational research in Brazil are incipient. Some specific considerations are suggested to increase the level of theorizing in studies of grounded theory in education. RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo analizar el estado de la construcción teórica presente en las tesis doctorales realizadas con teoría fundamentada que se desarrollaron en el ámbito de los programas de posgrado en Educación en Brasil, defendidas en el período de 2018 a 2022 y publicadas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis. y disertaciones (BDTD). El paradigma de investigación interpretativo-constructivista elegido para este estudio incorporó mi perspectiva ontológica, epistemológica y metodológica y proporcionó la orientación general de la investigación. Al elegir la estrategia de investigación de la teoría fundamentada constructivista para realizar este estudio, es necesario aclarar que no la utilizamos para generar una nueva teoría. En él, se adoptó y adaptó la teoría fundamentada constructivista, de modo que utilizamos solo algunas de sus características clave, en particular, los pasos iniciales del proceso analítico. El campo empírico de investigación fue el BDTD. Los datos fueron seleccionados consultando la BDTD con el término “teoría fundamentada”. El análisis de datos se realizó utilizando algunos métodos de la teoría fundamentada constructivista. Los hallazgos indican que muchas tesis doctorales no han contribuido al desarrollo de la teoría, utilizan la teoría fundamentada de manera indistinta y ambigua, indican claramente qué variante de la teoría fundamentada se utiliza y no brindan suficientes detalles metodológicos para una evaluación rigurosa. En ese sentido, se entiende que los usos de la construcción teórica y metodológica de la teoría fundamentada en la investigación educativa en Brasil son incipientes. Se sugieren algunas consideraciones específicas para aumentar el nivel de teorización en los estudios de teoría fundamentada en educación. |
Palavras-chave: | Educação - Pós-graduação Biblioteca digital - Teses e dissertações Cultura da convergência Ensino e aprendizagem Teoria fundamentada Construção de teoria Education - Postgraduate Digital library - Theses and dissertations Convergence culture Teaching and learning Grounded theory Theory building Construcción de teoría |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29922 |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlbertoJoséFerreiraDeLima_Tese.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
AlbertoJoséFerreiraDeLima_Tese_Ficha_SIGAA.pdf | 2,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons