Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26394
Tipo: | Tese |
Título: | Por uma educação ambiental crítica na formação inicial de professores/as: possibilidades emancipatórias em licenciaturas da UFPB |
Autor(es): | Lopes, Theóffillo da Silva |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | Este estudo se desenvolveu em uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação, sobre as práticas e as discussões da Educação Ambiental Crítica na Formação Inicial de Professores/as. Na perspectiva das demandas sociais sobre a educação, a partir dos novos saberes científicos, filosóficos, tecnológicos e teóricos sobre os problemas ambientais que a humanidade enfrenta na atualidade, e como esses saberes e suas problemáticas necessitam estar presente na formação dos profissionais que atuarão nas práticas educativas, este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de ressignificação de concepções/ações sobre Educação Ambiental, por meio de um processo de formação complementar, desenvolvido de forma crítica, na formação inicial de professores/as dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Nesse sentido, em coerência com premissas críticas da pesquisa em educação, o estudo teve como orientação epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, compreendendo o caráter não neutro da educação e da investigação e esteve ancorado em uma Pesquisa-Ação, realizada a partir de um curso de formação complementar sobre a Educação Ambiental Crítica oferecido a estudantes das licenciaturas aqui investigadas, garantindo a adesão e participação dos mesmos, de forma prático-interpretativa e mediante ações críticas. Para a realização dos objetivos da pesquisa ainda foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e foi aplicado um questionário semiestruturado aos participantes da pesquisa. A análise dos resultados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo em uma perspectiva crítica, que caminha com pressupostos da investigação como uma construção real da sociedade e expressão da existência humana. Os resultados demonstram que os aspectos ambientais presentes nos PPCs que apresentam a totalidade das problemáticas ambientais estão concentrados nas disciplinas optativas dos cursos, enquanto as disciplinas obrigatórias se detêm nos aspectos naturais. Essas características conflitivas encontradas nos currículos são refletidas nas concepções dos/as estudantes, revelando que, mesmo compreendendo a finalidade da EA de forma crítica, suas concepções sobre conceitos, objetivos, abordagem, conteúdos e temas a serem trabalhados, ainda caminham em uma tendência Conservadora da EA. Em outra via, foi possível verificar que práticas críticas que incluem a práxis educativa de ação-reflexão-ação puderam suscitar novas concepções, construindo coletivamente novas posturas diante de si, do mundo, do outro e da natureza. Dialeticamente, compreendendo o caráter de historicidade, do devir e do contraditório da realidade concreta, considera-se a necessidade de uma prática educativa ambiental problematizadora na formação inicial de professores/as, que se ancora na práxis e na dialética existente na educação e nas problemáticas ambientais, rompendo com os paradigmas positivistas, tradicionais e pragmáticos, coerente com fundamentos teóricos, epistemológicos, metodológicos e ontológicos das teorias críticas da educação. O cumprimento dos objetivos desta pesquisa, juntamente aos aportes teóricos e empíricos, validaram a tese de que uma Educação Ambiental Crítica, historicamente situada, na formação inicial de professores/as, a partir da reflexão crítica e da colaboração na produção do conhecimento, propicia mudanças de concepções nos indivíduos envolvidos, quanto ao seu posicionamento diante de si e do mundo e ao desenvolvimento da Educação Ambiental. |
Abstract: | This study was developed in a qualitative approach to research in education on the practice and discussions of Critical Environmental Education in the Initial Training of Teachers. From the perspective of social demands on education, from the new scientific, philosophical, technological and theoretical knowledge about the environmental problems that humanity faces today, and how this knowledge and its problems need to be present in the training of professionals who will work in the practices education, this work aimed to analyze the possibilities of re-signification of conceptions/actions on Environmental Education, through a process of complementary training, developed in a critical way in the initial training of teachers of the Licentiate courses in Social Sciences, History, Geography and Biological Sciences at the Federal University of Paraíba, João Pessoa Campus. In this sense, in coherence with critical premises of research in education, the study had the Dialectical Historical Materialism as its epistemological orientation, understanding the non-neutral character of education and investigation and was anchored in an Action Research, carried out from a course of complementary training on Critical Environmental Education, offered to students of the degrees investigated here, guaranteeing their adherence and participation, in a practical-interpretative way and through critical actions. In order to carry out the research objectives, the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) were also analyzed and a semi-structured questionnaire was applied to the research participants. The analysis of the results was carried out from the Content Analysis in a critical perspective, which walks with research assumptions as a real construction of society and expression of human existence. The results show that the environmental aspects present in the PPC, which present all the environmental issues, are concentrated in the optional subjects of the courses, while the compulsory subjects focus on natural aspects. These conflicting characteristics found in the curricula are reflected in the students' conceptions, revealing that, even understanding the purpose of EE in a critical way, their conceptions about concepts, objectives, thematic approach and contents and themes to be worked on, still walk in a EE's Conservative trend. In another way, it was possible to verify that critical practices, which include the educational praxis of action-reflection-action, could give rise to new conceptions, collectively building new attitudes towards oneself, the world, the other and nature. Dialectically, understanding the character of historicity, becoming and the contradictory of concrete reality, it is considered the need for a problematizing environmental educational practice in the initial training of teachers, which is anchored in the praxis and dialectics existing in education and in the problems environmental issues, breaking with positivist, traditional and pragmatic paradigms, consistent with theoretical, epistemological, methodological and ontological foundations of critical theories of education. The fulfillment of the objectives of this research, together with the theoretical and empirical contributions, validate the thesis that a Critical Environmental Education, historically situated, in the initial formation of teachers/as, from the critical reflection and the collaboration in the production of knowledge, propitiates changes of conceptions in the individuals involved, regarding their positioning before themselves and the world and the development of Environmental Education. RESUMEN. Este estudio se desarrolló en un enfoque cualitativo de investigación en educación sobre la práctica y las discusiones de la Educación Ambiental Crítica en la Formación Inicial de Maestros/docentes. Desde la perspectiva de las demandas sociales a la educación, desde los nuevos conocimientos científicos, filosóficos, tecnológicos y teóricos sobre los problemas ambientales que enfrenta hoy la humanidad, y cómo estos saberes y sus problemas deben estar presentes en la formación de los profesionales que actuarán en la prácticas educativas, este trabajo tuvo como objetivo analizar las posibilidades de resignificación de las concepciones/acciones sobre Educación Ambiental, a través de un proceso de formación complementaria, desarrollado de forma crítica en la formación inicial de docentes de las Carreras en Ciencias Sociales, Historia, Geografía y Ciencias Biológicas en la Universidad Federal de Paraíba, Campus João Pessoa. En ese sentido, en coherencia con premisas críticas de la investigación en educación, el estudio tuvo como orientación epistemológica el Materialismo Histórico Dialéctico, comprendiendo el carácter no neutral de la educación y de la investigación y se ancló en una Investigación Acción, realizada a partir de un curso de formación complementaria sobre Educación Ambiental Crítica, ofrecida a los estudiantes de las carreras aquí investigadas, garantizando su adhesión y participación, de forma práctico-interpretativa ya través de acciones críticas. Para llevar a cabo los objetivos de la investigación, también se analizaron los Proyectos Pedagógicos de los Cursos (PPC) y se aplicó un cuestionario semiestructurado a los participantes de la investigación. El análisis de los resultados se realizó a partir del Análisis de Contenido en una perspectiva crítica, que camina con los presupuestos de la investigación como construcción real de la sociedad y expresión de la existencia humana. Los resultados muestran que los aspectos ambientales presentes en los PPC, que presentan todos los temas ambientales, se concentran en las materias optativas de los cursos, mientras que las materias obligatorias se enfocan en los aspectos naturales. Estas características conflictivas encontradas en los currículos se reflejan en las concepciones de los estudiantes, revelando que, aun entendiendo el propósito de la EA de manera crítica, sus concepciones sobre conceptos, objetivos, abordaje temático y contenidos y temas a trabajar, aún caminan una tendencia conservadora de EA. De otro modo, fue posible verificar que las prácticas críticas, que incluyen la praxis educativa de acción-reflexión-acción, pueden suscitar nuevas concepciones, construyendo colectivamente nuevas actitudes hacia uno mismo, el mundo, el otro y la naturaleza. Dialécticamente, entendiendo el carácter de historicidad, devenir y contradictorio de la realidad concreta, se considera la necesidad de una práctica educativa ambiental problematizadora en la formación inicial de los docentes, que se ancle en la praxis y dialéctica existente en la educación y en los problemas ambientales, rompiendo con los paradigmas positivistas, tradicionales y pragmáticos, en consonancia con los fundamentos teóricos, epistemológicos, metodológicos y ontológicos de las teorías críticas de la educación. El cumplimiento de los objetivos de esta investigación, junto con los aportes teóricos y empíricos, validan la tesis de que una Educación Ambiental Crítica, históricamente situada, en la formación inicial de docentes, desde la reflexión crítica y la colaboración en la producción de conocimiento , propicia cambios de concepciones en los sujetos involucrados, en cuanto a su posicionamiento ante sí mismos y el mundo y el desarrollo de la Educación Ambiental. |
Palavras-chave: | Professores - Formação inicial Educação ambiental - Crítica Curso de formação - Pesquisa-ação Licenciatura - Emancipação Teachers - Initial training Environmental Education - Criticism Training course - Action research Degree - Emancipation Educación ambiental crítica Emancipación Formación inicial del profesorado Investigación acción |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26394 |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TheóffilloDaSilvaLopes_Tese.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons