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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23348
Tipo: Tese
Título: Os diálogos interculturais e as relações étnico-raciais na formação inicial de professores: da obrigatoriedade a sua implementação nos cursos de licenciatura da UFPB
Autor(es): Souza, Sawana Araújo Lopes de
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: O diálogo intercultural e as relações étnico-raciais na formação inicial de professores vêm sendo incorporado nas políticas educacionais. Diante dessa reflexão, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a obrigatoriedade e a implementação dos diálogos interculturais e das relações étnico-raciais na formação inicial de professores e nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Os objetivos específicos são: identificar, nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), como está estabelecida a obrigatoriedade das relações étnico-raciais e do diálogo intercultural nas políticas educacionais; analisar como os coordenadores e os professores dos cursos de licenciatura da UFPB estão implementando as relações étnico-raciais e do diálogo intercultural na formação inicial de professores; avaliar sobre como os estudantes estão compreendendo os processos de inserção e de implementação das relações étnico-raciais e da interculturalidade dos cursos de licenciatura da UFPB. O estudo apresenta como questão norteadora: como a interculturalidade e as relações étnico-raciais estão sendo inseridas e implementadas nos cursos de licenciaturas da UFPB? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, pesquisa documental e de uma pesquisa de campo realizada com coordenadores de curso, professores que lecionam os componentes curriculares que discorrem sobre as relações étnico-raciais e o diálogo intercultural e estudantes dos seguintes cursos: Letras (Português, Espanhol, Inglês, Francês), Letras Clássicas, Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campo e Dança, localizados no campus I, e Pedagogia, no campus IV. O instrumento utilizado nessa investigação foram a entrevista semiestruturada, carta pedagógica e o questionário. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011) e no método estatístico da análise fatorial. Além disso, fundamentamo-nos na pedagogia de Paulo Freire. Os resultados obtidos foram: uma caracterização da legislação existente que orienta sobre a obrigatoriedade da temática das relações étnico-raciais e do diálogo intercultural na formação inicial de professores; a identificação de práticas pedagógica exitosas dos docentes, a exemplo das atividades pedagógicas, como o inventário, a confecção de bonecas de Abayomis e exposições de ações desenvolvidas no Hall da Reitoria da UFPB; uma avaliação baseada em três dimensões (motivações para trabalhar com a temática do diálogo intercultural e das relações étnico-raciais, os subsídios fornecidos pelos cursos investigados e a importância atribuída à temática) do processo de implementação do diálogo intercultural e das relações étnico-raciais sob a perspectiva dos estudantes das licenciaturas; e outros. Esses resultados contribuíram para perceber que as relações étnico-raciais e o diálogo intercultural precisam ser expandidos nos cursos de formação de professores por meio da incorporação de mais componentes curriculares, para que a implementação dessa temática possa colaborar para a formação dos futuros docentes. Além disso, quanto mais intensificarmos esse debate, maior será a probabilidade de termos uma educação antirracista e intercultural.
Abstract: Intercultural dialogue and ethnic-racial relations in initial teacher education have been incorporated into educational policies. In light of this reflection, this research has as its general objective to analyze the obligation and implementation of intercultural dialogues and ethnic-racial relations in the initial training of teachers and in undergraduate courses at the Federal University of Paraíba – UFPB. The specific objectives are: to identify, in the Pedagogical Course Projects (PPCs), how the obligation of ethnic-racial relations and intercultural dialogue in educational policies is established; analyze how coordinators and teachers of UFPB's degree courses are implementing ethnic-racial relations and intercultural dialogue in initial teacher education; evaluate how students are understanding the processes of insertion and implementation of ethnic-racial relations and interculturality in UFPB's degree courses. The study presents as a guiding question: how are interculturality and ethnic-racial relations being inserted and implemented in undergraduate courses at UFPB? Methodologically, it is a qualitative and quantitative research, documentary research and field research carried out with course coordinators, professors who teach the curricular components that discuss ethnic-racial relations and intercultural dialogue, and students from the following courses: Literature (Portuguese, Spanish, English, French), Classical Literature, Pedagogy with a deepening area in Field Education and Dance, located on campus I, and Pedagogy, on campus IV. The instrument used in this investigation was a semi-structured interview, a pedagogical letter and a questionnaire. Data were analyzed based on Bardin's (2011) content analysis and the statistical method of factor analysis. Furthermore, we are based on Paulo Freire's pedagogy. The results obtained were: a characterization of the existing legislation that guides on the mandatory issue of ethnic-racial relations and intercultural dialogue in the initial training of teachers; the identification of successful pedagogical practices of the professors, such as the pedagogical activities, such as the inventory, the making of Abayomis dolls and exhibitions of actions developed in the Hall of Rectory of UFPB; an assessment based on three dimensions (motivations to work with the theme of intercultural dialogue and ethnic-racial relations, the subsidies provided by the investigated courses and the importance attributed to the theme) of the process of implementation of intercultural dialogue and ethnic-racial relations under the perspective of undergraduate students; and others. These results contributed to realize that ethnic-racial relations and intercultural dialogue need to be expanded in teacher education courses through the incorporation of more curricular components, so that the implementation of this theme can contribute to the formation of future teachers. Furthermore, the more we intensify this debate, the more likely we are to have an anti-racist and intercultural education.
RESUMEN. El diálogo intercultural y las relaciones étnico-raciales en la formación inicial del profesorado se han incorporado a las políticas educativas. Ante esta reflexión, esta investigación tiene como objetivo general analizar la obligación e implementación de los diálogos interculturales y las relaciones étnico-raciales en la formación inicial de docentes y en los cursos de pregrado de la Universidad Federal de Paraíba - UFPB. Los objetivos específicos son: identificar, en los Proyectos de Curso Pedagógico (PPC), cómo se establece la obligación de las relaciones étnico-raciales y el diálogo intercultural en las políticas educativas; analizar cómo los coordinadores y profesores de las carreras de la UFPB están implementando las relaciones étnico-raciales y el diálogo intercultural en la formación inicial del profesorado; evaluar cómo los estudiantes están comprendiendo los procesos de inserción e implementación de las relaciones étnico-raciales y la interculturalidad en las carreras de la UFPB. El estudio presenta como pregunta orientadora: ¿cómo se están insertando e implementando la interculturalidad y las relaciones étnico-raciales en los cursos de pregrado de la UFPB? Metodológicamente, es una investigación cualitativa y cuantitativa, investigación documental e investigación de campo realizada con coordinadores de cursos, profesores que imparten los componentes curriculares que discuten las relaciones étnico-raciales y el diálogo intercultural, y estudiantes de los siguientes cursos: Literatura (portugués, español, Inglés, Francés), Literatura Clásica, Pedagogía con área de profundización en Educación de Campo y Danza, ubicada en el campus I, y Pedagogía, en el campus IV. El instrumento utilizado en esta investigación fue una entrevista semiestructurada, una carta pedagógica y un cuestionario. Los datos se analizaron con base en el análisis de contenido de Bardin (2011) y el método estadístico de análisis factorial. Además, nos basamos en la pedagogía de Paulo Freire. Los resultados obtenidos fueron: una caracterización de la legislación existente que orienta sobre el tema obligatorio de las relaciones étnico-raciales y el diálogo intercultural en la formación inicial de los docentes; la identificación de prácticas pedagógicas exitosas de los profesores, tales como las actividades pedagógicas, como el inventario, la confección de muñecos Abayomis y exhibiciones de acciones desarrolladas en el Salón de Rectoría de la UFPB; una valoración basada en tres dimensiones (motivaciones para trabajar con el tema del diálogo intercultural y las relaciones étnico-raciales, los subsidios que brindan los cursos investigados y la importancia atribuida al tema) del proceso de implementación del diálogo intercultural y las relaciones étnico-raciales bajo la perspectiva de estudiantes de pregrado; y otra. Estos resultados contribuyeron a dar cuenta de que las relaciones étnico-raciales y el diálogo intercultural deben ampliarse en los cursos de formación docente mediante la incorporación de más componentes curriculares, de manera que la implementación de esta temática pueda contribuir a la formación de los futuros docentes. Además, cuanto más intensificamos este debate, más probabilidades tenemos de tener una educación antirracista e intercultural.
Palavras-chave: Diálogo intercultural
Relações étnico-raciais
Formação de Professores
UFPB
Intercultural dialogue
Ethnic-racial relations
Teacher training
Relaciones étnico-raciales
Formación de profesores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23348
Data do documento: 16-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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