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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26358
Tipo: | Tese |
Título: | Formação, currículo e identificação docente: um estudo de caso no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB |
Autor(es): | Duré, Ravi Cajú |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | A identificação profissional é um aspecto fundamental para o engajamento dos estudantes em um curso de formação inicial, de tal forma que o envolvimento do licenciando com o campo da educação constitui um tema central para o desenvolvimento da formação de professores, redução das taxas de evasão universitária, e a consequente ampliação da inserção de profissionais qualificados nas instituições educacionais do país. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar os elementos didático-curriculares que influenciaram o processo de identificação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB, e sua repercussão nos percursos formativos e profissionais de alunos egressos e ex-alunos evadidos. Para tanto, desenvolvemos um Estudo de Caso de abordagem qualitativa do tipo único, instrumental e de finalidade descritiva. A nossa amostragem foi intencional e deu-se através da coleta de dados em três unidades de análise: questionários e entrevistas aplicadas a alunos graduados (97 questionários e 11 entrevistas); questionários a ex-alunos evadidos do respectivo curso (65 evadidos); e a análise documental dos documentos curriculares do curso em vigência nesse período (PPP-2008). A análise do caso foi realizada através da técnica de triangulação dos dados, relacionando os resultados encontrados nas três unidades de análise através da análise documental do PPP, e análise de conteúdo dos questionários e entrevistas. Como resultados principais, identificamos uma estrutura de currículo formal e uma prática pedagógica preponderantemente voltada para a formação na área de Meio Ambiente e Biodiversidade, com 58% das disciplinas do curso destinadas a esse campo de atuação, e apenas 29% à área de Educação. Tal configuração curricular repercutiu na recorrente identificação dos licenciandos com a área de Meio Ambiente, que foi responsável pela produção de intenções profissionais em 50% dos participantes ao concluírem o curso de Licenciatura. Apesar dessa formação identitária, ao analisar o destino profissional real desses biólogos, apenas 3% dos egressos relataram já ter trabalhado na área de Meio Ambiente, 6% na de Saúde, nenhum atuou profissionalmente na área de Biotecnologia, 15% mudou de área e a maioria dos egressos (60%) trabalha na área de Educação. Tais dados evidenciam um curso que apesar de ser destinado à formação de professores, com egressos que em sua maioria acabam trabalhando na Educação, desenvolve um processo de engajamento e identificação profissional preponderantemente direcionado à área de Meio Ambiente Biodiversidade, constituindo um processo identitário contraditório entre desejos discentes e realidades profissionais que esses licenciados vivenciam ao concluir sua Licenciatura. |
Abstract: | Professional identification is a fundamental aspect for the engagement of students in a university course, in such a way that student involvement with the area of education is a central theme for the development of teacher training, reduction of university dropout, and the consequent expansion of the insertion of qualified professionals in Brazilian schools. The present study aimed to analyze the didactic-curricular elements that influenced the process of professional identification in the biology teacher training at the Federal University of Paraíba (UFPB), and its repercussion in the formative and professional paths of students. We developed a case study with a qualitative approach of a unique, instrumental and descriptive purpose. Our sampling was intentional and took place through data collection in three units of analysis: questionnaires and interviews applied to graduatede students (97 questionnaires and 11 interviews); questionnaires to former students who dropped out of the respective course (65 dropouts); and the documental analysis of the course curriculum documents. The analysis was performed using the data triangulation technique, relating the results found in the three analysis units through the document analysis of the PPP, and content analysis of the questionnaires and interviews. As main results, we identified a formal curriculum structure and a pedagogical practice mainly focused on training in the Environment and Biodiversity sub-area, with 58% of the course classes aimed at this field of activity, and only 29% at the Education sub-area. Such curricular configuration had repercussions on the recurrent identification of teachers in training with the Environment area, which was responsible for producing professional intentions in 50% of the participants of the research. Despite this identity formation, when analyzing the real professional destiny of these biologists we identify only 3% of the graduates reported having already worked in the Environment area, 6% in the Health area, none worked professionally in the Biotechnology area, 15% changed their area, and the most graduates (60%) work in the sub-area of Education. Such data show a course that, despite being intended for teacher training, with graduatedes who mostly work in Education, develops a process of engagement and professional identification predominantly directed to the sub-area of Environment Biodiversity, constituting a contradictory identity process between student desires and professional realities that these graduatedes experience upon completing their biology teacher training. RESUMEN. La identificación profesional es un aspecto fundamental para el compromiso de los estudiantes en un curso universitario, de tal manera que el involucramiento de los estudiantes con el campo de la educación es un tema central para el mejora de la formación docente, la reducción de las tasas de deserción universitaria y la consecuente ampliación de la inserción de profesionales calificados en las instituciones educativas del país. En este sentido, el presente estudio tuvo como objetivo analizar los elementos didáctico-curriculares que influyeron en el proceso de identificación profesional de los estudiantes del curso de formación de profesores de Biología en la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), y su impacto en los caminos formativos y profesionales de alumnos egresados y ex alumnos abandonos del curso. Para ello, desarrollamos un Estudio de Caso con enfoque cualitativo de propósito único, instrumental y descriptivo. Nuestro muestreo fue intencional y se llevó a cabo a través de la recolección de datos en tres unidades de análisis: cuestionarios y entrevistas aplicadas a los estudiantes que completaron el curso (97 cuestionarios y 11 entrevistas); cuestionarios a antiguos alumnos que abandonaron la formación (65 abandonos); y el análisis documental de los documentos curriculares de lo curso de Biologia. El análisis de caso se realizó mediante la técnica de triangulación de datos, relacionando los resultados encontrados en las tres unidades de análisis a través del Análisis Documental del PPP, y Análisis de Contenido de los cuestionarios y entrevistas. Como principales resultados identificamos una estructura curricular formal y una práctica pedagógica enfocada principalmente a la formación en la área de Medio Ambiente y Biodiversidad, con el 58% del plan de estudios formaldestinado a este campo de actividad, y solo el 29% a la área de Educación. Tal configuración curricular repercutió en la identificación recurrente de los graduados con la área Medio Ambiente, la cual fue responsable de producir intenciones profesionales en el 50% de los participantes al concluir el curso de formacion inicial . A pesar de esta formación de identidad, al analizar el destino profesional real de estos biólogos, solo el 3% de los egresados reportaron haber trabajado en la área de Medio Ambiente, el 6% en la área de Salud, ninguno se desempeñó profesionalmente en la área de Biotecnología, el 15% cambió de area, y la mayoría de los egresados (60%) se desempeñan en el área de Educación. Tales datos muestran un curso que, a pesar de estar destinado a la formación de docentes, con egresados que en su mayoría terminan trabajando en Educación, desarrolla un proceso de vinculación e identificación profesional predominantemente dirigido a la área de Medio Ambiente Biodiversidad, constituyendo un proceso identitario contradictorio entre los deseos de los estudiantes y las realidades profesionales que experimentan estos egresados al finalizar su curso de formacion inicial. |
Palavras-chave: | Formação docente Formação de professores - Ciências biológicas Identidade docente Engajamento acadêmico Teacher training Teacher training - Biological sciences Teacher identity Academic engagement Formación docente Formación de profesores Identidad docente Compromiso académico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26358 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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