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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23515
Tipo: Tese
Título: Autoavaliação de um centro universitário da Paraíba no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: análise das contribuições dos relatórios institucionais (2017-2020)
Autor(es): Viana, Suely Aragão Azevêdo
Primeiro Orientador: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Resumo: Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais, no eixo temático sobre Avaliação da Educação Superior, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Tal estudo encontra-se inserido no campo da avaliação institucional da educação superior no Brasil, instituído a partir da publicação da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) visa garantir melhorias na qualidade da educação superior, orientando sua expansão de oferta, ampliando a permanência da eficácia institucional, promovendo o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições, a partir do respeito à diferença e à diversidade, como também da afirmação da autonomia e da identidade institucional. Assim, o objetivo geral foi analisar os resultados apresentados nos Relatórios de Autoavaliação da IES, a partir da perspectiva das diretrizes do SINAES, para subsidiar a gestão institucional do Centro Universitário – UNIESP. A presente investigação é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória. Levando-se em consideração os procedimentos adotados, lançou-se mão de pesquisas bibliográfica, documental e estudo de caso, e os dados coletados foram analisados a partir da Análise SWOT, utilizado como ferramenta para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que impactam positiva ou negativamente na qualidade da educação no âmbito do UNIESP, sendo que a amostra constitui-se dos quatro Relatórios de Avaliação Institucional Interna (RAAI’s). Este estudo permitiu constatar que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIESP vem realizando a autoavaliação da IES de acordo com as legislações brasileiras vigentes, uma vez que dos cinquenta indicadores traçados pelo SINAES instituídos no ano de 2017, 42 foram contemplados, já no ano de 2018, 37 indicadores foram abordados, em 2019, apenas cinco dos indicadores foram contemplados e no ano de 2020, observou-se que 40 indicadores foram contemplados, predominando assim, a presença dos indicadores contemplados plenamente nos RAAI’s analisados. O presente estudo ainda evidenciou que o UNIESP desenvolve anualmente seu processo autoavaliativo de forma eficaz para que se aproprie dos resultados com o intuito de subsidiar a tomada de decisão dos gestores. No entanto, é necessário que a CPA intensifique a sensibilização junto aos alunos, professores e funcionários para que um maior número de pessoas possam participar da AAI, uma vez que constatamos a partir da análise do RAAI emitido em 2018, que apenas 2.736 alunos responderam ao questionamento com relação a qualidade do ensino ofertado no ano de 2017, total este que acreditamos ser bem inferior ao quantitativo total de discentes matriculados nos cursos de graduação, visto o porte da instituição. Os resultados encontrados evidenciaram que a instituição vem apresentando melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem e administrativo, fatos estes que podem ser atribuídos também ao papel efetivo da CPA que permite subsídios para que os gestores identifiquem as fragilidades da instituição e planejem alternativas de superação dos obstáculos encontrados.
Abstract: This thesis is linked to the Educational Policies Line of Research within the thematic Higher Education Evaluation axis of the Education Graduate Program belonging to the Federal University of Paraíba (PPGE-UFPB). This study is inserted in the higher education institutional assessment field in Brazil, established after the publication of Law No. 10,861 of April 14, 2004. The National Higher Education Assessment System (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES) aims to ensure improvements concerning higher education quality, guiding its supply increase, expanding the permanence of institutional effectiveness and promoting the deepening of the institutions' social commitments and responsibilities based on respect for differences and diversity, as well as autonomy and institutional identity affirmation. Thus, the general objective comprised the analysis of the results presented in IES Self-Assessment Reports under the perspective of SINAES guidelines to support the institutional management of the University Center – UNIESP. The present investigation is an applied research comprising a qualitative approach, and, concerning the objectives, consists in an exploratory research. Considering the adopted procedures, bibliographic, documentary and case study research were employed, and the collected data were analyzed applying the SWOT Analysis, used as a tool to identify the strengths, weaknesses, opportunities, and threats that positively or negatively affect the quality of education within an UNIESP scope, and the sample consists of four Internal Institutional Assessment Reports (Relatórios de Avaliação Institucional Interna - RAAI's). This study demonstrated that the UNIESP's Self Evaluation Committee (Comissão Própria de Avaliação - CPA) has been carrying out IES self-assessments in accordance to current Brazilian legislation, as 42 of the fifty indicators drawn up by SINAES established in 2017 were already included, while 37 were addressed in 2018. In 2019, only five of the indicators were covered, while in 2020, 40 indicators were covered, with the predominance of indicators fully covered in the analyzed RAAI's. This study also showed that UNIESP annually develops its self-assessment process effectively so that it takes ownership of the results in order to support the decision-making of managers. However, it is necessary that the CPA intensify awareness among students, teachers and staff so that a greater number of people can participate in the AAI, since we found from the analysis of the RAAI issued in 2018, that only 2,736 students responded to the questioning regarding the quality of education offered in 2017, a total that we believe to be much lower than the total number of students enrolled in undergraduate courses, given the size of the institution. The findings demonstrate that the institution has present significant improvements in teaching-learning and administrative processes, which can also be attributed to the effective role of the CPA, which allows managers to identify the institution's weaknesses and plan alternatives to overcome encountered obstacles.
RESUMEN. Esta tesis está vinculada a la Línea de Investigación en Políticas Educativas, en el eje temático Evaluación de la Educación Superior, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba (PPGE-UFPB). Este estudio se inserta en el campo de la evaluación institucional de la educación superior en Brasil, establecido luego de la publicación de la Ley N ° 10.861 del 14 de abril de 2004. El Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES) tiene como objetivo asegurar mejoras en la calidad de la educación superior. , orientando su expansión de oferta, ampliando la permanencia de la efectividad institucional, promoviendo la profundización de los compromisos y responsabilidades sociales de las instituciones, basados en el respeto a la diferencia y la diversidad, así como en la afirmación de la autonomía e identidad institucional. Así, el objetivo general fue analizar los resultados presentados en los Informes de Autoevaluación del IES, desde la perspectiva de los lineamientos del SINAES, para apoyar la gestión institucional del Centro Universitario - UNIESP. La presente investigación es una investigación aplicada, con enfoque cualitativo, y en relación a los objetivos, es una investigación exploratoria. Teniendo en cuenta los procedimientos adoptados, se utilizó la investigación bibliográfica, documental y de estudios de caso, y los datos recolectados se analizaron mediante el Análisis SWOT, utilizado como herramienta para identificar las fortalezas, debilidades, oportunidades y amenazas que impactan positiva o negativamente la calidad de educación en el ámbito de UNIESP, y la muestra consta de cuatro Informes de Evaluación Institucional Interna (RAAI's). Este estudio mostró que el propio Comité de Evaluación de la UNIESP (CPA) viene realizando la autoevaluación de las IES de acuerdo con la legislación brasileña vigente, ya que de los cincuenta indicadores elaborados por el SINAES establecidos en 2017, 42 ya estaban incluidos en el año. 2018 se abordaron 37 indicadores, en 2019 solo se cubrieron cinco de los indicadores y en 2020 se observó que se cubrieron 40 indicadores, predominando así la presencia de indicadores totalmente cubiertos en los RAAI analizados. Este estudio también mostró que la UNIESP desarrolla anualmente su proceso de autoevaluación de manera efectiva para que se apropie de los resultados para apoyar la toma de decisiones de los gerentes. Sin embargo, es necesario que la CPA intensifique la concienciación entre estudiantes, docentes y personal para que un mayor número de personas pueda participar en la AAI, ya que encontramos del análisis de la RAAI emitido en 2018, que solo 2.736 estudiantes respondieron al cuestionamiento, con respecto a la calidad de la educación ofrecida en 2017, un total que creemos es muy inferior al total de estudiantes matriculados en cursos de pregrado, dado el tamaño de la institución. Los resultados encontrados mostraron que la institución viene mostrando mejoras significativas en el proceso de enseñanza-aprendizaje y administrativo, hechos que también se pueden atribuir al rol efectivo del CPA, que permite a los gerentes identificar las debilidades de la institución y planificar alternativas para superar los obstáculos encontrado.
Palavras-chave: Autoavaliação
Avaliação institucional
Comissão própria de avaliação
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Centro Universitário – UNIESP
Self-evaluation
Institutional assessment
Self-evaluation committee
National Higher Education Assessment System
University Center – UNIESP
Autoevaluación
Evaluación institucional
Comité de evaluación propio
Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23515
Data do documento: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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