Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22369
Tipo: Tese
Título: O professor Afonso Pereira da Silva e a expansão da educação na Paraíba (1954-1974)
Autor(es): Sabino, Raquel do Nascimento
Primeiro Orientador: Machado, Charliton José dos Santos
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender a atuação do professor Afonso Pereira da Silva na educação paraibana nos anos de 1954 a 1974, período que compreende o ano da criação da Fundação Padre Ibiapina pelo educador e o ano que deixou a direção dessa instituição. Inscrita no campo da abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, a pesquisa busca estudar o educador a partir dos papéis que desempenhou, da atuação como professor e sua ligação com a esfera cultural, das suas práticas sociais, dos meios e lugares de difusão do conhecimento pelos quais ele circulou. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental à luz de autores que se debruçam sobre a Nova História Cultural: Chartier (1994; 2002), Le Goff (2011; 2013), Pesavento (2003) e Burke (1992;2005); e sobre o estudo dos intelectuais: Sirinelli (1994; 1998; 2003). Apoiamo-nos na concepção da nova história cultural voltada para a divulgação e recepção dos produtos culturais, dialogando com as categorias: itinerários, redes de sociabilidade e circulação de ideias. Trouxemos um debate acerca do intelectual como objeto/sujeito da pesquisa em História da Educação, situando o professor Afonso Pereira da Silva como um intelectual criador e mediador pela natureza de sua atuação nos espaços de circularidade. Apresentamos um recorte biográfico da vida do professor Afonso Pereira da Silva, sua trajetória profissional e o engajamento do educador na expansão da educação na Paraíba através da criação da Fundação Padre Ibiapina e a instalação de escolas. As principais fontes utilizadas nesse estudo foram os relatórios elaborados por Afonso Pereira das atividades da Fundação Padre Ibiapina, seus documentos pessoais, suas produções escritas, atas da Fundação e correspondências, localizadas no acervo do Arquivo Afonso Pereira, na cidade de João Pessoa; outras fontes acresceram a investigação, como os jornais que circularam na Paraíba e nos estados vizinhos, a legislação educacional e representações pictóricas, as fotografias. O estudo revelou que, através de suas práticas, Afonso Pereira contribuiu com o cenário cultural e educacional da Paraíba, atuando especialmente como um agente na expansão da educação através da instalação de escolas num contexto de acentuada carência da oferta de educação no interior do Estado.
Abstract: This study aims to understand the role of Professor Afonso Pereira da Silva in Paraíba’s education from 1954 to 1974, a period that includes the year of the creation of the Padre Ibiapina Foundation by the educator and the year he left the direction of that institution. Inscribed in the field of the theoretical-methodological approach of New Cultural History, it seeks to study the educator from the roles he played, his performance as a teacher and his connection with the cultural sphere, his social practices, the means, and places for the dissemination of knowledge by which he circled. From a methodological point of view, this is a bibliographical and documentary research in the collection of authors who focus on the New Cultural History: Chartier (1994;2002), Le Goff (2011;2013), Pesavento (2003), and Burke (1992; 2005); and on the study of Sirinelli intellectuals (1994; 1998; 2003). We support the conception of the new cultural history aimed at the dissemination and reception of cultural products, dialoguing with the categories: itineraries, sociability networks and circulation of ideas. We brought a debate about the scholar as an object/subject of research in History of Education, placing Professor Afonso Pereira da Silva as a creative and mediating intellectual due to the nature of his performance in spaces of circularity. We present a biographical clipping of the life of Professor Afonso Pereira da Silva, his professional trajectory, and his engagement in the expansion of education in Paraíba through the creation of the Padre Ibiapina Foundation and launch of schools. The main sources used in this study were the reports made by Afonso Pereira about the activities of the Padre Ibiapina Foundation, his personal documents, his written productions, the Foundation's minutes, and its correspondence, located in the archives of the Afonso Pereira Archive in the city of João Pessoa; other sources added to the study such as newspapers that circulated in Paraíba and neighboring states, educational legislation and pictorial representations, photographs. The study revealed that through his practices, Afonso Pereira contributed to the cultural and educational scenario of Paraíba, acting especially as an agent in the expansion of education in Paraíba through the stablishing of schools in a context of marked lack of education provision in the interior of the state.
RESUMEN. Este estudio tiene como objetivo comprender el papel del profesor Afonso Pereira da Silva en la educación en Paraíba en los años 1954 a 1974, período que incluye el año de la creación de la Fundación Padre Ibiapina por parte del educador y el año en que dejó la dirección de esa. Institución. Inscrita en el campo del enfoque teórico-metodológico de la Nueva Historia Cultural, busca estudiar al educador desde los papeles que desempeñó, su actuación como docente y su conexión con el ámbito cultural, sus prácticas sociales, los medios y lugares para la difusión del conocimiento por el que dio vueltas. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación bibliográfica y documental a la luz de autores que se centran en la Nueva Historia Cultural: Chartier (1994; 2002), Le Goff (2011;2013), Pesavento (2003) y Burke (1992; 2005); y sobre el estudio de los intelectuales de Sirinelli (1994; 1998; 2003). Apoyamos la concepción de la nueva historia cultural orientada a la difusión y recepción de productos culturales, dialogando con las categorías: itinerarios, redes de sociabilidad y circulación de ideas. Trajimos un debate sobre el intelectual como objeto / sujeto de investigación en Historia de la Educación, situando al profesor Afonso Pereira da Silva como intelectual creativo y mediador por la naturaleza de su actuación en espacios de circularidad. En él presentamos un recorte biográfico de la vida del profesor Afonso Pereira da Silva, sus itinerarios profesionales y el compromiso del educador en la expansión de la educación en Paraíba a través de la creación de la Fundación Padre Ibiapina y la instalación de escuelas. Las principales fuentes utilizadas en este estudio fueron los informes elaborados por Afonso Pereira sobre las actividades de la Fundación Padre Ibiapina, sus documentos personales, sus producciones escritas, las actas y correspondencia de la Fundación, que se encuentran en los archivos del Archivo Afonso Pereira de la ciudad de João Pessoa; otras fuentes se sumaron al estudio como periódicos que circularon en Paraíba y estados vecinos, legislación educativa y representaciones pictóricas, fotografías. El estudio reveló que a través de sus prácticas, Afonso Pereira contribuyó al escenario cultural y educativo de Paraíba, actuando especialmente como agente en la expansión de la educación en Paraíba a través de la instalación de escuelas en un contexto de marcada falta de oferta educativa en Paraíba. Interior del estado.
Palavras-chave: Intelectual
Educação
Professor Afonso Pereira da Silva
História da educação
Intellectual
Education
History of Education
Intelectual
Educación
Historia de la educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22369
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaquelDoNascimentoSabino_Tese.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons