Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23145
Tipo: Tese
Título: O comportamento desviante como protagonismo-outro de adolescentes internos em unidades socioeducativas da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Maria Roberta de Alencar
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Resumo: Esta tese objetivou investigar o fenômeno da desviança enquanto expressão de um protagonismo-Outro e como ele pode significar resistência e busca por reconhecimento por parte de alunos-adolescentes privados de liberdade no estado da Paraíba, Brasil. Parte do pressuposto que toda realidade social desenvolve-se sob condições objetivas e subjetivas, que condicionam, em última instância, as formações sociais. A problemática de pesquisa envolve a necessária ampliação das análises sobre as características estruturais e normativas da sociedade que podem estar relacionadas ao comportamento desviante, vez que os processos de socialização desses adolescentes caracterizam-se pela vulnerabilidade e exposição a problemas sociais relacionados ao crime e a violência. A lente teórico epistemológica que orienta o estudo são os Estudos Pós-Coloniais Latino Americanos e a abordagem psicossocial da Teoria Societal, com especial atenção para os processos fronteiriços de construção de protagonismos-Outros. De inspiração etnográfica, o estudo foi realizado em uma unidade socioeducativa do interior da Paraíba, com adolescentes privados de liberdade e associados a grupos ou facções criminosas. Para a produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros no Diário de Campo. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e os resultados apontam para o fato de que a desviança pode significar a possibilidade de reconhecimento do adolescente na sua comunidade, o que sugere o exercício de um protagonismo invertido e de resistência, que encontra-se em conflito com a concepção majoritária de protagonismo que propõe a sua adaptação a regras sociais que não fazem parte do seu território social.
Abstract: This thesis sought to undestand the phenomenon of desviance, and how this can represents resistance and search for knowledge by teenage students, who are constantly private of freedom in the state of Paraíba, Brazil. We assume that the development of the entire social reality takes place subjectively and objectively, that conditions at last instance the social formation. The problematic of this research involves the necessity of expansion of the analysis about the structural caracteristics and normatives of the society that may be relationed to the desviance behavior. The processes of socialization of these teenagers are linked to social harassment crime and violence-related. The theoretical-epistemological view that guides the research is the post-colonials latin-american studies and the psychosocial approach, with special attention to the bordeline processes of construction of the “inverted protagonism”. The research has ethnographic inspiration in a socioeducational institution of Paraiba interior, with adolescents that were privated of your freedom and were associated to a criminal groups or factions. For the data extraction, we’ve made semistructured interviews, participant observation and field journal entries. Tha data were submited to a contente analysis and the results point to the fact that the desviance behavior may represent the adolescent’s acceptance in their community, what make us think about the exercice of work with the “inverted protagonism” and resistance, that is in conflict with the majority concept of protagonism that proposes your adaptation to the social rules that aren’t part of your social territory.
RESUMÉN. La siguiente tesis objetivó investigar el fenómeno de la desviación en la expresión de un protagonismo-Otro y cómo esto puede significar resistencia y búsqueda de reconocimiento por parte de algunos alumnos-adolescentes privados de libertad en Paraíba, Brasil. Partimos del presupuesto que todas las realidades sociales se desarrollan bajo condiciones objetivas y subjetivas, que en última instancia condicionan las formaciones sociales. La problemática de la investigación implica la necesaria ampliación de análisis de las características estructurales y normativas de la sociedad que pueden estar relacionadas con el comportamiento desviado, ya que los procesos de socialización de estos adolescentes se caracterizan por la vulnerabilidad y exposición a problemas sociales relacionados con el crimen y la violencia. Los lentes teóricos epistemológicos que orientan el estudio son los Estudios Poscoloniales Latinoamericanos y el enfoque psicosocial de la Teoría de la Sociedad, con especial atención a los procesos limítrofes de construcción del protagonismo-Otros. Con inspiración etnográfica, el estudio se realizó en una unidad socioeducativa del interior de Paraíba, con adolescentes privados de libertad y asociados a grupos o facciones criminales. Para la producción de datos, realizamos entrevistas semi-estructuradas, observación participante y registros en el Diario de Campo. Los datos fueron sometidos a Análisis de Contenido y los resultados apuntan a que la desviación puede significar la posibilidad de reconocer al adolescente en su comunidad, lo que sugiere el ejercicio de un protagonismo y resistencia invertidos, lo cual está en conflicto con la concepción mayoritaria del protagonismo que propone su adaptación a reglas sociales que no forman parte de su territorio social.
Palavras-chave: Comportamento desviante
Adolescentes
Políticas públicas
Protagonismo
Escola cidadã socioeducativa
Desviance behavior
Adolescents
Public politics
Protagonism
Socioeducational school
Comportamiento desviado
Escuela ciudadana socioeducativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23145
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaRobertaDeAlencarOliveira_Tese.pdf5,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons