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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20118
Tipo: | Tese |
Título: | O modelo de gestão do empresariado para a educação básica brasileira: embates entre excelência e qualidade social? |
Autor(es): | Macêdo, Sonayra da Silva Medeiros |
Primeiro Orientador: | Borges, Maria Creusa de Araújo |
Resumo: | A tese problematiza a atuação do setor privado na definição das políticas para a Educação Básica brasileira, especificamente na gestão. Parte-se do argumento de que o protagonismo de grupos empresariais, no campo educacional, vem se intensificando, no Brasil, com a instituição de marcos jurídicos e regulatórios que ampliaram a atuação do empresariado na definição e execução de políticas públicas educacionais. Sob tal ótica, analisamos o modelo de gestão definido para a educação pública e conteúdos teóricos que repercutem no espaço público como referência de qualidade e excelência. A pesquisa é um estudo qualitativo no campo da educação, no qual recorremos à análise de propostas denominadas de excelência pelo empresariado, especificamente, por uma das fundações mais atuantes no cenário educacional, junto ao governo brasileiro, a Fundação Itaú Social, que vem divulgando documentos com ênfase na formação de lideranças, a partir dos quais buscam efetivar um projeto educacional estratégico com referência na qualidade do setor privado. Utilizamos, como técnica de investigação, a análise de conteúdo. Nesse sentido, como procedimentos teórico-metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico e análise de leis relacionadas à parceria entre os setores público e privado, bem como um estudo analítico de documentos representativos do setor empresarial sobre gestão educacional. Discute-se a problemática da atuação do setor privado no espaço público, no contexto amplo da relação entre Estado e sociedade civil, partindo da concepção gramsciana de Estado e da problematização do papel desempenhado pela sociedade civil no Brasil, a partir da década de 1990, com repercussões nas primeiras décadas do século XXI. Compreendemos que o protagonismo do setor privado na educação se intensificou com a regulamentação conferida pela Lei da Parceria Público-Privada, em 2004, e com a atuação do Terceiro Setor, os quais impuseram nova configuração à gestão educacional pública brasileira. Há, no início do século XXI, a consolidação de uma agenda em que a reforma administrativa e o setor privado ganham centralidade na direção de um modelo de qualidade pautado na eficiência e produtividade, no controle dos gastos públicos, na responsabilização por resultados e na educação como um serviço. Os documentos publicados como referência para o setor público educacional apresentam propostas de gestão de excelência que reconfiguram o sentido de qualidade e os princípios democráticos da gestão no âmbito da Educação. |
Abstract: | The thesis problematizes the action of the private sector in the definition of policies for Brazilian Basic Education, specifically in management. Based in the argument that the leading role of business groups in the educational field is intensifyingin Brazil, with the establishment of legal and regulatory frameworks that expanded the scope of business to define and implement educational public policies. From this perspective, we analyze the management model defined for public education and theoretical contents that have repercussions in the public space as a quality and excellence reference The research is a qualitative study in the educational field,which we resorted to the analysis of proposals called excellence by the business community, specifically, by one of the most active foundations in the educational scenario, with the Brazilian government, Foundation Itaú Social, which has been publishing documents with emphasis on the leaders’ formation, which they seek to carry out a strategic educational project with reference to the quality of the private sector. We use, as a research technique, content analysis. In this sense, as theoretical-methodological procedures, we conducted a bibliographical study and analysis of laws related to the partnership between the public and private sectors, as well a analyticalstudyof representative documents of the business sector on educational management. We discuss the problematic of the private sector acting in the public space, in the broad context of the relationship between State and civil society, starting from the Gramscian conception of State and the problematical of the role played by civil society in Brazil, since the 1990s, with repercussions in the first decades of the 21st century. We understand that the role of the private sector in education has intensified with the regulation given by the Public-Private Partnership Law in 2004, and with the action of the Third Sector, which imposed a new configuration on the Brazilian public educational management. At the beginning of the 21st century, there is a consolidation of an agenda in which administrative reform and the private sector become central to a quality model based on efficiency and productivity, control of public spending, accountability for results and education. as a service. The documents published as a reference for the public education sector present excellent management proposals that reconfigure the sense of quality and democratic principles of management in the field of education. |
Palavras-chave: | Gestão educacional Parceria público-privada Empresariado Excelência Qualidade Educational management Public-private partnership Business Excellence Quality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20118 |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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