Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19991
Tipo: | Tese |
Título: | Políticas de formação continuada e de avaliação para alfabetização: repercussões do PNAIC e da ANA no contexto da prática de escolas em Campina Grande/PB (2012-2018) |
Autor(es): | Mélo, Silmara Cássia Barbosa |
Primeiro Orientador: | Aragão, Wilson Honorato |
Resumo: | Esta tese analisa as políticas de formação continuada e de avaliação para alfabetização, mais especificamente, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e as repercussões em escolas da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande-PB, no período 2012-2018. Adota como referencial teórico e metodológico, a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, propondo uma análise da trajetória da política, ao evidenciar o contexto de influência, contexto de produção de texto e contexto da prática. Busca-se resolver a seguinte problemática: como se articulam, no contexto de governamentalidade neoliberal e gerencial, as políticas de formação continuada e de avaliação para alfabetização, instituídos a partir de 2012, e quais as repercussões no contexto da prática de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba? Parte-se do pressuposto que as políticas de formação continuada e de avaliação para alfabetização, inseridas no contexto da performatividade e do gerencialismo, são (re)contextualizadas e (re)organizam os processos pedagógicos (formação, planejamento, avaliação, currículo), possibilitando diferentes formas de “atuação” das políticas na rede municipal de ensino de Campina Grande-PB. Constitui-se objetivo geral da pesquisa: analisar a trajetória do PNAIC e da ANA, inseridos no contexto de governamentalidade neoliberal e gerencial, assim como, suas articulações e repercussões no contexto da prática de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande, na Paraíba, no período 2012-2018. Para isso, são elencados como objetivos específicos: analisar os pressupostos e as redes políticas que sustentam as políticas educacionais brasileiras de formação de professores e avaliação da educação; investigar quais os documentos legais balizam a “implementação” dos programas de formação continuada e a política de avaliação para alfabetização no âmbito nacional e na rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande-PB; examinar os processos de (re)contextualização e (re)organização das práticas (formação, planejamento, avaliação, currículo) tendo em vista as orientações das políticas do PNAIC e da ANA na rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande; e analisar os processos de “atuação da política” do PNAIC e da ANA. Constata-se que o PNAIC e a ANA são políticas sustentadas por pressupostos que visam mobilizar forças no processo de governança, vendo na educação um espaço propício para ampliação dos lucros como um novo mercado disseminado pelo ideário neoliberal. |
Abstract: | This thesis analyzes the continuous training policies and literacy assessment, more
specifically, the Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) and the
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) and the impact in schools from municipal
teaching network of Campina Grande - PB, from 2012 to 2018. It is adopted as
methodological and theoretical references, the Policy cycle approach of Stephen Ball and his
collaborators, proposing an analysis of policy trajectory, by emphasizing the context of
influence, text production context, and practice context. It is sought to solve the following
issue: how do they articulate, in the context of neoliberal and managerial governmentality, the
policies of continuous training and literacy assessment, established as of 2012, and which
impacts in the context of practice in schools from municipal teaching network of Campina
Grande, in Paraíba? This study comes from the assumption that continuous training policies
and literacy assessment, inserted in the context of performativity and managerialism, are
(re)contextualized and (re)organize pedagogical processes (training, planning, assessment,
curriculum), enabling different ways of “practice” of policies in municipal teaching network
of Campina Grande - PB. The main objective of this research is to analyze trajectory of
PNAIC and ANA inserted in the context of neoliberal and managerial governmentality, as
well as their connections and repercussions in the context of practice in schools from
municipal teaching network of Campina Grande, Paraíba, from 2012 to 2018. To this end, the
specific objectives are: analyze the assumptions and the policy networks that sustain the
Brazilian educational policies for teacher training and education assessment; investigate
which legal documents to mark the implementation of continuous training programs and the
assessment policy for literacy nationally and in the municipal teaching network of Campina
Grande - PB; examine the processes of (re)contextualization and (re)organization of practices
(training, planning, assessment, curriculum) bearing in mind the guidelines of PNAIC and
ANA in the municipal teaching network of Campina Grande; and to analyze the processes of
“political acting” of PNAIC and ANA. It is determined that PNAIC and ANA são policies
sustained by assumptions that aim to mobilize forces in the process of governance, seeing in
education a propitious space for profit growth with a new market widespread by the neoliberal
ideology. RESUMEN Esta tesis analiza las políticas de formación continua y de evaluación para la alfabetización, más específicamente, el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC) y la Evaluación Nacional de Alfabetización (ANA) y sus repercusiones en las escuelas de educación municipal en la ciudad de Campina Grande, Paraíba durante el período 2012-2018. Además, adopta como referente teórico y metodológico, el enfoque del Ciclo de las Políticas de Stephen Ball y sus colaboradores, proponiendo un análisis de la trayectoria de la política al evidenciar el contexto de influencia, el contexto de la producción de texto y el contexto de la práctica. Se trata de resolver la siguiente problemática: cómo se articulan en el contexto de gobierno neoliberal y gerencial, las políticas de formación continua y de evaluación para la alfabetización instituidas a partir del año 2012 y qué repercusiones tendrá en el contexto de la práctica en las escuelas de enseñanza de la ciudad de Campina Grande, Paraíba. Primeramente se parte de la hipótesis que trata acerca de las políticas de formación continua y de evaluación para la alfabetización, insertadas en el contexto de la performatividad y del gerencialismo (re)contextualizadas y (re)organizadas en los procesos pedagógicos (formación, planificación, evaluación y currículo) posibilitando diferentes formas de “actuación” de las políticas en la red municipal de enseñanza de Campina Grande, Paraíba. Así mismo, el objetivo general de la investigación es: analizar la trayectoria del PNAIC y del ANA insertados en el contexto de gobierno neoliberal y gerencial, así como sus articulaciones y repercusiones en el contexto de la práctica en las escuelas de la red municipal de enseñanza de la ciudad de Campina Grande, Paraíba en el período 2012-2018. A partir de ahí se tienen como objetivos específicos: analizar los presupuestos y las redes políticas que sustentan las políticas educativas brasileñas de formación de profesores y la evaluación de la educación, investigar qué documentos legales marcan la “implementación” de los programas de formación continua y la política de evaluación para la alfabetización en el ámbito nacional y en la red municipal de enseñanza de la ciudad de Campina Grande, Paraíba; examinar los procesos de (re)contextualización y (re)organización de las prácticas (formación, planificación, evaluación y currículo) con vistas a las orientaciones de las políticas del PNAIC y de ANA en la red municipal de enseñanza de la ciudad de Campina Grande; y analizar los procesos de “actuación de la política” del PNAIC y del ANA. Se observa además que el PNAIC y la ANA son políticas sostenidas por presupuestos que buscan movilizar fuerzas en el proceso de gobernanza, viendo en la educación un espacio propicio para ampliar los beneficios como un nuevo mercado diseminado por el ideario neoliberal. |
Palavras-chave: | Política educacional Formação continuada Avaliação Redes políticas Atuação de políticas Education policy Continuous training Assessment Policy networks Policies acting Política educativa Formación continua Evaluación Actuación de políticas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19991 |
Data do documento: | 4-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SilmaraCássiaBarbosaMélo_Tese.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons