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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19719
Tipo: | Tese |
Título: | A formação do educador em educação musical : os desafios e as pertinências à inclusão da pessoa com deficiência |
Autor(es): | Araujo Junior, Rusiel Paulino de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | Levados pela responsabilidade pessoal e profissional como educador musical e pela relevância socio histórica e científica dos estudos sobre educação voltados para a pessoa com deficiência, desenvolvemos um estudo sobre a formação de professores de educação musical, a partir de um olhar investigativo sobre o Curso de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba. Esta tese é composta por quatro capítulos que discorrem, discutem e analisam entrevistas, questionários e o projeto pedagógico atual do curso em foco, propondo no final, um norteamento, ainda que preliminar, de como introduzir uma formação profissional inclusiva. Partimos dos métodos de análise e da crítica construída na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFPB, com vistas a darmos continuidade ao estudo anterior sobre a formação docente do educador musical, desenvolvido como dissertação de Mestrado. Para tanto, concordamos em dar a nossa contribuição para essa crítica e para os estudos acadêmicos em geral, adotando a postura e a abordagem de pesquisa em educação de alguns teóricos que pensamos estarem apontando para a direção mais assertiva e racional, sendo eles, Paulo Freire, Libânio, Moreira e Candau, Mazzotta, Barbosa, Fonterrada, Boaventura, Penna, Queiroz, Schafer, entre outros, como também documentos institucionais e legislações. Além da argumentação teórica, procuramos, neste trabalho, realizar um estudo empírico, recorrendo a pesquisa teórica e de campo, a fim de realizar uma produção de conhecimentos científicos e de um discurso acadêmico em torno do tema pesquisado; e oportunizar um diálogo entre os saberes a partir das respostas que chegavam através dos participantes e colaboradores desta pesquisa. Propusemos para o curso de educação musical, como projeto pedagógico algumas atividades práticas inclusivas, como instrumento pedagógico das escolas; reforçando as nossas convicções sobre a necessidade de uma escola democrática e inclusiva, capaz de dialogar com as diversas culturas. |
Abstract: | Driven by personal and professional responsibility as a music educator and the socio-historical and scientific relevance of education studies aimed at people with disabilities, we developed a study on the education of music education teachers, from an investigative look at the Music Education Course from Universidade Federal da Paraíba (UFPB). This thesis is composed of four chapters that discuss, discuss and analyze interviews, questionnaires and the current pedagogical project of the course in focus, proposing, at the end, a guideline, however preliminary, of how to introduce an inclusive vocational training. We start from the methods of analysis and criticism built on the Educational Policies line of the Postgraduate Program in Education of UFPB, in order to continue the previous study on the teacher education of the music educator, developed as a Master's dissertation. To this end, we agree to make our contribution to this critique and academic studies in general by adopting the stance and approach of research in education of some theorists who we think are pointing in the most assertive and rational direction, being Paulo Freire. , Libânio, Moreira and Candau, Mazzotta, Barbosa, Fonterrada, Boaventura, Penna, Queiroz, Schafer, among others, as well as institutional documents and laws. In addition to the theoretical argumentation, we seek, in this work, to conduct an empirical study, using theoretical and field research, in order to produce scientific knowledge and an academic discourse around the researched theme; and provide a dialogue between the knowledge we intended to produce and the knowledge that came to us through the participants and collaborators of this research. Our object of study, music education, as a pedagogical project and from inclusive practical activities, will result as a pedagogical instrument of schools; it is a rich and challenging field, reinforcing our convictions about the need for a democratic and inclusive school capable of dialogue with different cultures. |
Palavras-chave: | Educação musical Inclusão Escola Currículo Music education Inclusion School Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19719 |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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