Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18995
Tipo: | Tese |
Título: | Relações étnico-raciais na educação infantil: contribuições da teoria das representações sociais |
Autor(es): | Costa, Rosilene Silva Santos da |
Primeiro Orientador: | Dias, Adelaide Alves |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as representações sociais de professoras (es), gestoras e equipe pedagógica de educação infantil sobre o racismo e suas manifestações na escola e como se dá o seu enfrentamento. O pressuposto assumido na tese é o de a discriminação racial se manifesta na educação infantil, inclusive em uma escola quilombola, e, embora a escola de educação infantil negue sua existência, a discriminação é uma situação conhecida e vivenciada com frequência por muitas crianças negras. E mais: há um processo de invisibilidade das crianças negras pautado no não reconhecimento de elementos da cultura negra e no silenciamento dos corpos negros infantis, contribuindo para a manutenção do preconceito e da discriminação, desencadeadores das desigualdades raciais no espaço educacional. A tese que ora apresentamos é: a pouca incidência ou até mesmo a ausência de um programa educacional antirracista dificulta a adoção de práticas de enfrentamento do racismo, ao tempo em que contribui para as manifestações preconceituosas e discriminatórias na educação infantil. A pesquisa foi realizada junto a 04 (quatro) professores, 02 (duas) gestoras e 02 (dois) técnicos da equipe pedagógica de uma escola quilombola localizada na comunidade de Paratibe, em João Pessoa- PB. Tomou como base as formulações conceituais de raça, ancoradas em construções sociais, culturais, políticas e históricas. A estrutura teórica que norteou o trabalho está baseada na Teoria das Representações Sociais (TRS). Na pesquisa buscamos responder às seguintes questões: como se apresentam as representações sociais de professoras (es), gestoras, equipe pedagógica sobre a discriminação étnico-racial e o racismo e de que forma se incorporam aos discursos e práticas educativas desses profissionais nesta escola? Como as (os) professoras (es), gestoras e equipe pedagógica tratam cotidianamente a questão do preconceito, racismo e discriminação étnico-racial na educação infantil? Como se dá a mediação desses profissionais na educação infantil em discussão e/ou conflitos étnico raciais? As análises evidenciaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, diante dos conflitos enfrentados pela criança negra, estão ancoradas em aspectos: racial, sociais e culturais. Revelaram, também, que os profissionais da instituição enfrentam dificuldades na condução de um trabalho que dê maior visibilidade às crianças negras e as trate com igualdade de direitos como são tratadas as crianças brancas. Constatou-se que essa invisibilidade da criança negra se apresenta como um impeditivo para a superação da discriminação racial sofrida por muitas delas. Essa é uma mazela social e racial, e o papel das (os) professoras (es), gestoras e equipe pedagógica, vai além do posicionamento pedagógico, exigindo também um posicionamento ideológico, crítico e político. Por fim, os resultados apontam para o paradoxo de que apesar de todo a avanço na legislação brasileira ainda é preciso percorrer um longo caminho para que se tenha um sistema educacional mais justo e igualitário que ensejem ações pedagógicas antirracistas que contribuam para a vivência plena de cidadania das crianças negras. |
Abstract: | This research had the general goal of analyzing the social representations of teachers, managers and pedagogical team of children education about racism and its manifestations in school and how it is faced. The assumed assumption in the thesis is that the racial discrimination manifests itself in early childhood education, including in a quilombola school, and although the pre-school denies its existence, discrimination is a situation known and often experienced by many black children. Moreover, there is a process of invisibility of black children based on the non-recognition of black culture elements and the silencing of black children's bodies, contributing to the maintenance of prejudice and discrimination, which triggered racial inequalities in educational space. The thesis we present here is that the lack of incidence or even the absence of an anti-racist educational program makes it difficult to adopt practices to combat racism, while contributing to prejudiced and discriminatory manifestations in early childhood education. The research was carried out with 04 (four) teachers, 02 (two) managers and 02 (two) technicians of the pedagogical team of a quilombola school located in the community of Paratibe, João Pessoa-PB. It took as its basis the conceptual formulations of race, anchored in social, cultural, political and historical constructions. The theoretical structure that guided the work is based on Social Representation Theory (TRS). In the research we seek to answer the following questions: how are the social representations of teachers, managers, pedagogical team on ethnic-racial discrimination and racism and how do they incorporate themselves into the educational discourses and practices of these professionals in this school? How do teachers, managers and pedagogical staff treat daily the issue of prejudice, racism and ethnic-racial discrimination in early childhood education? How is the mediation of these professionals in children's education under discussion and / or racial ethnic conflicts? The reviews showed that the pedagogical practices developed in the school, faced with the conflicts faced by the black child, are anchored in aspects: racial, social and cultural. They also revealed that the institution's professionals face difficulties in carrying out work that gives greater visibility to black children and treats them with equal rights as white children are treated. It was found that this invisibility of the black child presents itself as an impediment to overcoming the racial discrimination suffered by many of them. This is a social and racial disease, and the role of teachers, managers and pedagogical team goes beyond the pedagogical positioning, also demanding an ideological, critical and political position. Finally, the results point to the paradox that despite all progress in Brazilian legislation, it is still necessary to go a long way in order to have a more just and egalitarian educational system that will lead to antiracist pedagogical actions that contribute to the full experience of citizenship of black children. RESUMEN. Esta investigación tuvo como objetivo general hacer un análisis de las representaciones sociales de, profesores, gestores y equipo pedagógico de educación infantil sobre el racismo y sus manifestaciones en la escuela y el modo lo cual ocurre el enfrentamiento. El presupuesto pensado para el desarrollo de esta tesis tiene que ver con el hecho de la discriminación racial manifestarse en la educación infantil, incluso en una escuela Quilombola, y, mismo que la escuela de educación infantil niegue su existencia, la discriminación es una situación conocida y vivenciada de modo recurrente por muchos niños negros. Además de eso, existe un proceso de invisibilidad de los niños negros reflejado en el desconocimiento de elementos pertenecientes a la cultura negra y en el silenciamiento de los cuerpos negros infantiles, contribuyendo para la manutención del prejuicio y de la discriminación, desencadenadores de las desigualdades raciales en el espacio educacional. La tesis que por hora presentamos es: la poca incidencia o hasta mismo la ausencia de un programa educacional que vaya contra el prejuicio racial dificulta la adaptación de prácticas de enfrentamiento de racismo, al mismo tiempo que contribuye para las manifestaciones prejuiciosas y discriminatoria en la educación infantil. La investigación fue realizada junto a 04 (cuatro) profesores, 02 (dos) gestoras y 02 (dos) técnicos del equipo pedagógica de una escuela Quilombola ubicada en el pueblo de Paratibe, situada en la ciudad de João Pessoa – PB. El embasamiento bases ha sido las formulaciones conceptuales de raza, pensadas en construcciones sociales, culturales, políticas e históricas. La estructura teórica que ha norteado este trabajo está basada en la teoría de las Representaciones Sociales (TRS). En esta tesis, buscamos contestar las siguientes cuestiones: ¿Cómo se presentan las representaciones sociales de profesoras (es), gestoras, equipo pedagógico sobre la discriminación ética y racial, además del termino racismo y puntuar de qué modo él se incorpora en los discursos y prácticas educativas de estos profesionales en esta escuela? ¿De qué modo, las profesoras (es), gestoras (es) y equipo pedagógica tratan rutineramente la cuestión del prejuicio vuelto para el racismo y discriminación ético y racial en la educación infantil? ¿Cómo se desarrolla la mediación de estos profesionales en la educación infantil en discurso y/o conflictos étnicos raciales? Los análisis ponen en evidencia que las prácticas pedagógicas desarrolladas en la escuela, delante de los conflictos enfrentados por los niños negros, están basados en aspectos: raciales, sociales y culturales. Revelan también, que los profesionales de la institución se chocan con dificultades en la educación de un trabajo que pueda dar una visibilidad más grande a los niños de piel negra pudiendo tratarlas de igual modo que tratan los niños blancos. Se puede evidenciar que esa invisibilidad de los niños negros se presenta como un imperativo para la superación de la discriminación racial sufrida por muchas de ellas. Esa es una mescla social y racial, y el papel de los profesores y gestores, y claro, del equipo pedagógico va allá del posicionamiento pedagógico, exigiendo también un posicionamiento ideológico, críptico y político. Por in, los resultados apuntaron para el paradojo de que todo el avance en la legislación brasileña aún es necesario diseñar un largo camino para que se obtenga un sistema educacional más justo e igual que deseen practicar acciones pedagógicas anti raciales que contribuyan para la vivencia plena de ciudadanía de los niños negros. |
Palavras-chave: | Educação infantil Relações raciais Representações sociais Racismo Child education Racial relations Social representations Racism Educación Infantil Relaciones raciales Representaciones sociales |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18995 |
Data do documento: | 28-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RosileneSilvaSantosDaCosta_Tese.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons